Acho que tá tendo uma subestimação bem grande do nível do Asuma. Não que ele vença, não to dizendo isso, mas da forma que falam tá parecendo que ele é um qualquer (ou como se esse Sasuke base fosse lá grande coisa).
Vejamos:
Sim, Itachi pediu pro Kisame não exagerar, sei. No entanto, temos de ver que após os 4 se encararem o Kisame imediatamente sacou a Samehada pra acertar a Kurenai, que estava no máximo 1 metro e meio a frente dele. Asuma nesse mesmo tempo sacou a faquinha e interveio pra salvar a companheira.
Ainda nesta mesma cena é possível ver a força física do Jounin. Estava segurando o Kisame com dificuldades, mas estava. O mesmo Kisame que enfrentou Gai e que tem nota 5 no DB em força.
Asuma também conseguiu desviar das investidas do Kisame, mesmo depois de ser acertado quando a Samehada dilatou. Outro feito de agilidade foi ter lutado contra o Hidan e a foice. O imortal era excepcional no uso, seja em mãos ou seja arremessando-a presa pelos fios.
Detalhe: o mesmo Hidan tem nota 4.5 em taijutsu, a mesma de caras como Hiashi (que tem estilo próprio e elevadíssima proficiência neste) no databook 1.
O que quero dizer é que nessas circunstâncias, mesmo em médio alcance, Asuma não é inferior. A distância dele pro Hidan ai foi consideravelmente superior do que Sasuke contra o novo time 7. Não vejo nem por distância/velocidade e nem por elemental ele perdendo pra um Chidori Nagashi, por exemplo.
Yamato, mais lento e inferior em taijutsu que o Asuma foi capaz de, mesmo em direção oposta, parar uma investida do Sasuke (que com certeza não tava na velocidade máxima, sabemos) contra a Sakura. Por sinal, a derrota que o Yamato teve na não aconteceria contra o Asuma, por conta do Hien.
Não digo que Asuma vence esse combate, mas é contra a primeira versão mostrada do Sasuke e sem o Juin. O cara não chega a ser um Kage nessa forma, fora que subestimam muito o fumante por sua luta ter sido dada contra o Hidan, sem ao menos verem que a desvantagem só apareceu depois que o ritual foi executado no mesmo momento do Haisekisho, o que de imediato provocou sérios danos ao Jounin. Sasuke sendo pego pela mesma fumaça seria ferido de forma séria, com ou sem o Sharingan - que nesse caso dei o conhecimento ao Asuma.