Argumentação - Post 1
O post vai seguir a seguinte organização:
1 - Avaliação de Stats
2 - Descrição e análise de viabilidade de combo/jutsus pessoais
3 - Implicações do conhecimento escolhido e Ação Inicial
4 - Progresso da luta
5 - Defesas frente ao adversário
6 - Considerações finais - Post 1
1. Avaliação dos Stats
Stats pessoaisChakraCom 140% meu personagem conta com Chakra do Madara FMS, além de carregar os feitos de chakras anteriores, como os de Nagato, Kisame e Sandaime. Além disso, eu conto com desconto de 30% no gasto de chakra (células Hashirama) e a potencialização com energia da natureza de forma completa, com um SM desde o início da luta.
Levando em conta os feitos dos personagens em questão e o contexto de potencialização/economia, não fica muita dúvida de que eu tenho chakra de sobra tanto para a
escala dos meus jutsus, quanto para a minha
durabilidade em combate. Com durabilidade, me refiro à capacidade de sustentar um combate de atrito com gasto de chakra.
StaminaCom 30%, eu tenho a menor stamina do jogo. Isso foi uma escolha proposital, pois com os recursos que possuo, minha stamina não é um problema.
Primeiro, a construção do meu personagem naturalmente utiliza pouca Stamina. Eu não uso taijutsus, e como ficará claro nos itens seguintes, eu não luto com muita movimentação corporal.
Segundo, as células Hashirama me proporcionam 30% de redução no custo de stamina. Além de naturalmente gastar muito pouco, esse gasto ainda é reduzido.
Por fim, eu conto com o Sennin Modo. Como descrito por Fukasaku, ao usar a energia da natureza, o usuário não se cansa.
Somando esses três fatores, fica claro que eu não terei problemas com Stamina.
InteligênciaCom 70%, tenho a inteligência do Gaara, que mostrou feitos bem interessantes na guerra.
- Mostrou domínio de ataques combinados, com distração pelo alto e captura por baixo (vs 4 edo Kages);
- Aproveitando as condições do campo, armazenou Sakin dentro de sua própria areia, se precavendo para o restante das lutas;
- Trocou o Onoki de posição com um Suna Bunshin, enganando Gengetsu. Em seguida, usou a areia desse próprio Suna Bunshin para iniciar uma captura/selamento do Gengetsu, aproveitando a surpresa do clone. E de quebra, fez tudo isso por meio da visão compartilhada do Daisan no Me;
- Fez uma estratégia perfeita em duas etapas para lidar com o Joki Boi. Primeiro, para conseguir capturar um oponente muito rápido, ele usou Sakin escondida dentro de um Suna Bunshin. Quado o Joki boi destruiu o clone, a Sakin entrou em seu corpo, o desacelerando. Depois, se valeu das propriedades de condução térmica do ouro para evitar a explosão do Joki Boi. Além disso, durante toda essa interação, ele mostrou maestria em agir de forma combinada com os clones. Esse exemplo em especial merece até as páginas aqui:
- Com uma interação com o Susano'o, descobriu uma fraqueza fatal (a parte de baixo) e a aplicou com perfeição na luta seguinte.
Resumindo, temos um personagem capaz de entender técnicas adversárias, aplicar counters adequados e que tem uma ótima capacidade de lutar junto com seus clones. Esse patamar de inteligência é suficiente para tudo o que me proponho a fazer nessa luta.
VelocidadeCom 60%, tenho a velocidade do Neji guerra. Em termos de movimentação no campo de batalha, é uma velocidade operante. Não vou dar blitz em ninguém, mas consigo fazer um deslocamento razoável. No entanto, o que me interessa mais é a agilidade e reflexos. Somando as capacidades do Neji com meu sensor SM natural, tenho uma execução de jutsus em boa velocidade aliado a reações rápidas durante a luta.
Stats adversárioInteligência dele é suficiente para tudo o que se propõe a fazer, não tem muito o que discutir. Stamina é infinita.
A velocidade é muito alta, mas dependente de dois buffs, algo que vou explorar melhor no decorrer da argumentação. Além disso, o próprio uso com o Cho Baika já limita de certo modo essa velocidade.
Ao multiplicar o tamanho, também se multiplica a massa, e isso é um dos pontos negativos que o Kishimoto faz questão de colocar no Databook:
Além de diversos outros exemplos, como a diferença entre manto Jin e seus modo Bijuu. Os feitos dos personagens em manto Jin 1, manto Jin2, Naruto KM e naruto KM2 são muito mais expressivos do que os feitos dos construtos gigantes. Enfim, aqui não quero dizer que ele fica super lento, mas é importante que o juiz entenda que no Cho Baika sua capacidade de movimentação é limitada. Isso vai influenciar diretamente na questão de desvios. Somando o corpo enorme (alvo grande) com as limitações de movimentação, mesmo tendo Gates, meu oponente não vai sair desviando das coisas como Naruto KM ou Ay RCM.
Por fim, ele tem chakra Gaara, que é um chakra razoável, mas não é massivo. Muito do que meu oponente propôs envolve Cho Baika. Este jutsu multiplica sua dimensão por algo na casa de x50. Isso signigfica um aumento de x2500 na área e x125.000 no volume (podem checar a matemática. Um aumento no comprimento gera um aumento na área ao quadrado e um aumento no volume ao cubo). Ou seja, ao invés de cobrir uma pele de x m² com o Domu, ele tá cobrindo 2500x m². Os gates também funcionam com circulação de chakra, então imagine que ele precisa torrar um volume muito maior para conseguir mantê-los em funcionamento durante a luta. O pessoal pensa muito na stamina na hora de colocar os gates (que realmente é necessária para lidar com o esforço muscular e cansaço), mas esquece que o efeito do gate é baseado em
chakra.
Databook 1:
Cap 85
Os gates funcionam dando uma sobrecarga no chakra que flui pela Keirakukei, a rede de chakra, e com esse fluxo sobrecarregado, as capacidades físicas do usuário são potencializadas. Ou seja, manter efetivamente os gates gasta chakra, e não é pouco. Imaginem agora fazer isso para potencializar os movimentos de algo gigantesco, com volume muscular 125.000 vezes maior do que o normal. Na minha visão, isso exigiria um chakra extremamente massivo e realmente não vejo o Gaara (sem Shukaku) tendo tal capacidade.
2 - Descrição e análise de viabilidade de combo/jutsus pessoais
Como eu peguei conhecimento da ficha, incluindo a imortalidade, o combo de bolhas venenosas que eu usei na luta passada não é uma escolha plausível. No mais, reitero aqui as capacidades do Mokuton Bunshin e do Fuuton Rasen Shuriken:
Mokuton BunshinBom, apenas destacando alguns pontos relevantes sobre esse jutsu:
- São clones feitos com células vivas;
- Mais resistentes que Kage Bunshin, descrito aí no DB;
- Capazes de comunicação telepática em tempo real:
Essa capacidade telepática entra no meu estilo de luta, com ataques combinados.
Enfim, é provavelmente o melhor Bunshin na obra, com excelentes capacidades para luta conjunta.
Senpo, Fuuton: Oodama Rasen ShurikenAntes de tudo, definindo a versão:
Senpo Fuuton Oodama Rasen Shuriken :
Um dos principais pontos de funcionamento do FRS a destruição da Keirakukei. A explicação completa foi dada pela Tsuande:
Os golpes de agulhas são incontáveis, superiores à capacidade que o Sharingan do Kakashi conseguisse acompanhar. E isso na versão inicial dele contra o Kakuzu, que é bem menos extensa, não está completa e não tem senjutsu. Enfim, essa quantidade absurda de golpes afeta o corpo todo, tem mecanismo de dano repetitivo e fazem o que a Tsunade falou, destruindo completamente a Keirakukei. Cada nanoagulha é fina e poderosa o suficiente para entrar no corpo do oponente e romper os vasos da Keirakukei em escala celular. Sem ter Keirakukei, não é possível moldar chakra, com isso a capacidade de usar Ninjutsus e Genjutsus é anulada.
EcdiseEu nem cheguei a abordar a Ecdise luta passada pois contra o Jinton, ela é irrelevante. No entanto, nessa luta contra o Zeno, ela terá um papel fundamental.
A ecdise me dá um nível de defesa absurdo, praticamente ignorando os danos ao corpo e me permitindo construir um corpo do zero não afetado:
O Orochimaru teve sua garganta completamente rasgada e saiu completamente ileso com uma Ecdise. No meu contexto, eu tenho Doton Domu, que serve como uma primeira barreira de defesa, e mesmo caso ela falhe, eu ainda posso recriar meu corpo. E isso é uma excelente opção para lidar com venenos. O pulmão original que vai estar com veneno vai ser completamente deixado para trás, e com isso eu escapo ileso.
3 - Implicações do conhecimento escolhido e Ação Inicial
Com meu conhecimento, tenho informação total sobre a stamina, o ritual, a imortalidade e a foice.
Tendo Domu, o ritual é irrelevante. O ponto chave, no entanto é saber da imortaliade. Com esse conhecimento, eu não perderia tempo usando venenos (algo que fiz em grande escala na primeira luta) e saberia quais recursos eu preciso utilizar para lidar com a imortalidade. Esse conhecimento agrega como a imortalidade funciona, e com isso quero dizer: ele é imortal, mas não é invulnerável. O corpo do zeno pode ser cortado, esmagado (claro, eu sei que tem o Domu), pode ser contido e pode ter sua
Keirakukei cortada.
Esse é um ponto que eu quero chamar a atenção, pois eu tenho um recurso que tem isso como uma de suas funções, o Senpo: Oodama FRS. Ao atingir em cheio, as nano-agulhas cortam completamente a rede de chakra. Contra alguém com a imortalidade, isso não mata e ele pode usar taijutsus normalmente. No entanto, ele perde todo o resto. Todos os seus ninjutsus não podem mais ser utilizados, os seus dois Buffs de velocidade também desaparecem. Os gates funcionam com chakra jorrando sem controle na Keirakukei. Sem Keirakukei, adeus efeito dos gates. O juuin funciona de forma similar, liberando energia natural na rede. Quando o fluxo é rompido, ocorre o seguinte:
Enfim, sabendo da imortalidade, meu plano de jogo fica claro. Eu preciso procurar oportunidades para conter meu oponente e preferencialmente usar o FRS para impedir meu inimigo de fazer qualquer coisa além de Taijutsu. Para fazer isso com eficiência máxima, vou usar meus clones, ataques de múltiplas direções e táticas de ocultação.
Ação nos 5 segundos iniciais
Aplicarei o Kirigakure no jutsu, ocultando o restante das ações.
Farei 10 Mokuton Bunshins
Vendo meu inimigo se distanciar, uso o Jukai Koutan para nos espalhar mais lateralmente, sem avançar em seu território. O original fica em uma posição aleatória entre os 11 corpos.
Com meus sensores, mantenho vigilância constante na posição e nas alterações de chakra no meu oponente
Após os 5 segundos, o plano de jogo é: usar meus jutsus e capacidades sensoriais para testar o oponente, entendendo suas habilidades. Com isso, aplicarei a forma mais efetiva de finalizá-lo, que é com o Senpo Oodama FRS. De imediato, lançarei um ofensiva frontal usando o Jukai Koutan.
4 - Progresso da luta
Meu oponente propôs usar o Cho Baika ainda dentro dos segundos iniciais, algo que eu saberia claramente com o sensor.
A ideia então seria testar como ele se movimenta nesse estágio, usando efeitos de solo com o Muki tensei para prender seus pés, enquanto ataco por cima com o Jukai Koutan. Como eu comentei na análise de stats, é simplesmente inviável considerar que esse tamanho vai conseguir se mover com a velocidade máxima do personagem. É só comparar a diferença absurda entre os feitos do Naruto KM 1 e 2 com os feitos de velocidade dele no Bijuu Modo.
Creio que pela vastidão de árvores lançadas no oponente, eu sou capaz de atingi-lo. E eu posso fazer coisas diversas com isso. Posso agarrar seus braços, posso tropeça-lo usando os galhos, enfim. Meu oponente se trata de um alvo enorme, que tem mobilidade dificultada. Eu do outro lado posso atacá-lo livremente pelo solo, usando sensor para entender seu padrão de movimento e fazendo árvores e manipulações do Muki para acertá-lo em seu destino.
Como já vi o que meu oponente propôs fazer, fica mais fácil de destrinchar o que ocorreria nos cenários com base em nossas ações iniciais.
Com o Kirigakure em campo, meu oponente perde sua visão e com isso a capacidade de mirar seus jutsus, algo que é importante em todos eles.
Para lidar com isso, ele tem três alternativas: Tengai Hojin, Hirudora e Kiryu Ranbu.
O Tengai Hojin cria uma Kekkai capaz de detectar o que entra nela e sua posição. É importante, mas é limitado, pois meu oponente não sabe exatamente o que entrou, já que não tem sensor de chakra. O Nagato foi capaz de sacar a tabela com um olhar do Rinnegan. Eu não tenho Doujutsu, mas tenho sensor, conseguiria sentir claramente a esfera ficando em volta dele. Só essa informação não me diz o que a Kekkai faz, mas quando eu notar meu oponente claramente se guiando estando cego, não é difícil de entender seu funcionamento. E aí vai entrar uma estratégia minha:
Posso confundir o Tengai usando manipulações campais tanto do Jukai Koutan quanto do
Homatsu no Jutsu. Como expliquei na luta passada, as bolhas são controláveis. Eu posso criá-las e usá-las para "invadir" a Kekkai em vários pontos. Meu oponente ficaria perdido sem saber de onde um ataque está vindo de fato.
Hirudora e Kiryu Ranbu seguem a mesma lógica. Tentar remover a névoa do campo.
Só que existem dois problemas com isso. Primeiro que quando isso ocorrer a primeira vez, eu posso deixar um clone focado em reabastecer a névoa. Na prática, ele não conseguiria mirar um Hirudora para me acertar na parte central (ponto focal onde todo o ar é concentrado antes de explodir).
Segundo que 1 Kiryu Ranbu não tem capacidade de tirar toda uma névoa do campo. Meu oponente mesmo trouxe a descrição, é um
jutsu colaborativo. Dezenas de Shinobis ficaram parados, gentilmente controlando as correntes de ar pelo movimento de suas mãos. O Zeno é só um, sem clones para auxiliá-lo nesse processo. A sua efetividade em usar o Kiryu Ranbu é bem menor que a dos ninjas de Suna.
Ou seja, na prática, meu oponente lutará sem conseguir mirar efetivamente seus jutsus, dependendo de efeitos de campo para me vencer.
Nesse cenário, não é difícil criar oportunidades para acertar um Senpo Fuuton oodama FRS (SFORS). Sem ter nenhuma forma de sentido efetiva, meu oponente teria muita dificuldade em lidar com a vastidão das ofensivas, que visariam criar aberturas para lançamentos efetivos do FRS. E falo no plural mesmo, pois com a minha vantagem numérica, posso atacá-lo com mais de um por vez. Ou seja, imagine meu oponente sendo derrubado por um Jukai Koutan e 3 SFORS sendo lançados de forma coordenada contra ele. É esse tipo de situação que vai ocorrer aqui na luta.
Antes de entrar nos aspectos defensivos, preciso expor porque tomar o SFORS em cheio é sinônimo de derrota para meu oponente.
Existem duas etapas nesse choque. Primeiro é a disputa com o Doton Domu. Eu já abordei isso na luta passada, mas é importante repetir para esclarecer. O jutsu adota o mecanismo de dano repetitivo, com incontáveis golpes sendo aplicados contra a defesa do oponente. É um mecanismo similar ao Chojo Kebutsu do Buda do Hashirama contra o Susano'o do Madara. 1 soco do buda não desarma o Susano'o, mas 1000 deles foram suficientes pra destruir completamente a defesa de chakra. Aqui são incontáveis agulhas, fortificadas por SM legítimo (não dá nem pra comparar isso com o buff do Juin), martelando em alta velocidade contra o Domu. E podem ser agulhas advindas de 3, 4, 5 FRS se for o caso. Não vejo o Domu sendo capaz de resistir a essa ofensiva. Ah, e por ser Oodama e com chakra senjutsu, a explosão engloba o Cho Baika tranquilamente.
A segunda etapa é o que ocorre na Keirakukei, como eu expliquei no item 3. Depois de passar pelo Domu, toda a rede do meu oponente será destruída a nível celular. Meu oponente é imortal, mas não é invulnerável. Hidan foi cortado por elementais, queimado, foi afetado pelo Kage Mane. Eu sei que ele não morrerá com o FRS, mas sua rede de chakra vai pro saco. E com isso, tudo cai pelo ralo. Todos os Ninjutsus não podem ser moldados, seus dois buffs são desativados. Vai sobrar um ninja com velocidade mediana capaz de lutar no taijutsu. E nesse cenário, eu posso finalizá-lo como bem entender, o esmagando com JK, empalando seu pescoço com Muki Tensei, e por aí vai.
Obviamente, para colocar isso em prática eu preciso estar vivo, e aí entra o próximo Item, em que descrevo minhas defesas.
5 - Defesas frente ao adversário
Minha defesa se centra em 5 pilares. Manipulação campal defensiva, Domu, Ecdise, Tajuu KB e ocultação.
Com o Jukai Koutan, eu posso interceptar golpes em sua trajetória, mandando toneladas de madeira em sua direção. Isso é muito interessante contra o Hirudora. O jutsu funciona criando um foco de de ar que vai se comprimindo até chegar em um ponto crítico e explodir:
Chamo a atenção do juiz para este quadro:
Note como o Tigre vai diminuindo de tamanho progressivamente. No final, o Hirudora fica praticamente do tamanho de um humano, podemos ver isso no quadro ao lado do Kisame.
Ou seja, meu oponente que pretende lança-lo longe de mim vai criar esse funil de ar vindo em minha direção. A questão é que a Madeira pode interceptar isso e redirecioná-lo. Se duvidam, vejam a proposta do Hashirama para lidar com as Bijuu-damas do Juubito:
Então imaginem o cenário. Névoa no campo, meu oponente já com dificuldade para mirar, eu tendo 11 corpos espalhados. E ainda por cima, eu posso mandar madeira em direção ao funil de vento para ir desviando sua trajetória.
Obviamente, eu sei que área de explosão do Hirudora é enorme. Mas pelo funcionamento do jutsu, é evidente que a pressão longe do centro é muito menor que perto. Sofrendo a explosão de uma distância segura, meu Domu não tem problema nenhum para lidar. E ainda tenho a ecdise como defesa secundária.
Contra os outros recursos, eu também tenho formas muito efetivas de me defender. Meu oponente sugeriu duas coisas principais, um Hirudora de veneno e o controle via Kiryu Ranbu.
São duas estratégias interessantes, mas ambas tem seus problemas. O Hirudora vai espalhar o veneno a partir do centro, a lançando para fora. Na prática, esse veneno vai passar como uma grande onda de vento em minha direção. Para me defender disso, tem duas formas. A primeira é armar uma pequena cúpula de mokuton em tempo real para barrar esse vento. A segunda é usar a Ecdise pra recuperar meu corpo, me livrando do veneno. Isso lembrando que meu oponente vai atirar esse negócio cego. Em meio a uma explosão de gás roxo, ele também não veria nada.
E aqui entra uma oportunidade de contra-ataque, aproveitando o momento em que ele não sabe se ganhou ou não para pegá-lo com o Jukai Koutan e lançar SFORS.
Quanto ao Kiryu Ranbu, primeiro que ele não consegue mirar direto em mim, já que não vai ter visão. Segundo que ele tem que se concentrar para ir manejando as correntes de ar por meio de suas mãos e tentar movimentar o veneno. Digo tentar, porque é capaz dele nem conseguir. Vamos ver o cenário do Kiryu Ranbu no mangá:
Mais de uma dezena de ninjas de Sunagakure se juntaram e de forma coordenada movimentaram a grande nuvem de poeira com insetos em direção ao Juubi. Meu oponente sozinho teria extrema dificuldade para fazê-lo. E outra coisa, as correntes que manipulam o ar são controladas pelas palmas.
Databook 4 escreveu: Ninjutsu - Fūton: Kiryu Ranbu
Volume 64 página 85
Um jutsu colaborativo dos ninjas de Sunagakure que cria uma corrente de ar turbulenta a partir das palmas. Como parte da estratégia da aliança Shinobi, ao manobrar a neblina, os insetos e a poeira através das correntes de ar, o campo de visão do inimigo foi tomado.
Para manobrar, a esperança do meu oponente é tentar usar as duas mãos, ficando completamente focado nisso. Só que nesse tempo, ele fica vulnerável a um contra-ataque.
6 - Considerações finais - Post 1
Essa luta vai ser acirrada e dependerá muito de como o juiz entende os choques entre as técnicas. De modo geral, eu considero que tenho a vantagem pela dominação campal, vantagem numérica e recursos defensivos bastante apropriados para lidar com as técnicas do oponente. Além disso, mesmo que o lado Taijutsu ocorra infinitamente para meu oponente, o lado Ninjutsu/Buff não. Ele tem uma quantidade de chakra intermediária e propôs combos de larga escala e utilização de jutsus em combo com multiplicação corporal, tudo coisa que gasta bastante chakra. A realidade é que o estilo de luta completo do meu oponente dura pouco, seus gastos no lado de chakra são severos. Além disso, eu tenho a possibilidade de finalizá-lo com o FRS, que abre o caminho para a vitória pelo mecanismo que descrevi.
Peço desculpas ao
@Zeno pela demora em fazer o post. Ontem eu estava ocupado com outras coisas, não tinha como tirar horas para fazer o post. Hoje, teve troca no juiz da luta, então demorou um pouco para checar com o juiz sobre alguns conceitos que considera.
De qualquer forma, com a luta aberta até amanhã, creio que ele tem tempo hábil para contra-argumentar.