Argumentação - Post 1
Este post argumentativo será organizado da seguinte forma:
1 - Avaliação de Stats
2 - Descrição e análise de viabilidade de combo/jutsus
3 - Implicações do conhecimento escolhido e Ação Inicial
4 - Progresso da luta
5 - Considerações finais - Post 1
1 - Avaliação de Stats
Stats pessoaisChakraCom 140% meu personagem conta com Chakra do Madara FMS, além de carregar os feitos de chakras anteriores, como os de Nagato, Kisame e Sandaime. Além disso, eu conto com desconto de 30% no gasto de chakra (células Hashirama) e a potencialização com energia da natureza de forma completa, com um SM desde o início da luta.
Levando em conta os feitos dos personagens em questão e o contexto de potencialização/economia, não fica muita dúvida de que eu tenho chakra de sobra tanto para a
escala dos meus jutsus, quanto para a minha
durabilidade em combate. Com durabilidade, me refiro à capacidade de sustentar um combate de atrito com gasto de chakra.
StaminaCom 30%, eu tenho a menor stamina do jogo. Isso foi uma escolha proposital, pois com os recursos que possuo, minha stamina não é um problema.
Primeiro, a construção do meu personagem naturalmente utiliza pouca Stamina. Eu não uso taijutsus, e como ficará claro nos itens seguintes, eu não luto com muita movimentação corporal.
Segundo, as células Hashirama me proporcionam 30% de redução no custo de stamina. Além de naturalmente gastar muito pouco, esse gasto ainda é reduzido.
Por fim, eu conto com o Sennin Modo. Como descrito por Fukasaku, ao usar a energia da natureza, o usuário não se cansa.
Somando esses três fatores, fica claro que eu não terei problemas com Stamina.
InteligênciaCom 70%, tenho a inteligência do Gaara, que mostrou feitos bem interessantes na guerra.
- Mostrou domínio de ataques combinados, com distração pelo alto e captura por baixo (vs 4 edo Kages);
- Aproveitando as condições do campo, armazenou Sakin dentro de sua própria areia, se precavendo para o restante das lutas;
- Trocou o Onoki de posição com um Suna Bunshin, enganando Gengetsu. Em seguida, usou a areia desse próprio Suna Bunshin para iniciar uma captura/selamento do Gengetsu, aproveitando a surpresa do clone. E de quebra, fez tudo isso por meio da visão compartilhada do Daisan no Me;
- Fez uma estratégia perfeita em duas etapas para lidar com o Joki Boi. Primeiro, para conseguir capturar um oponente muito rápido, ele usou Sakin escondida dentro de um Suna Bunshin. Quado o Joki boi destruiu o clone, a Sakin entrou em seu corpo, o desacelerando. Depois, se valeu das propriedades de condução térmica do ouro para evitar a explosão do Joki Boi. Além disso, durante toda essa interação, ele mostrou maestria em agir de forma combinada com os clones. Esse exemplo em especial merece até as páginas aqui:
- Com uma interação com o Susano'o, descobriu uma fraqueza fatal (a parte de baixo) e a aplicou com perfeição na luta seguinte.
Resumindo, temos um personagem capaz de entender técnicas adversárias, aplicar counters adequados e que tem uma ótima capacidade de lutar junto com seus clones. Esse patamar de inteligência é suficiente para tudo o que me proponho a fazer nessa luta.
VelocidadeCom 60%, tenho a velocidade do Neji guerra. Em termos de movimentação no campo de batalha, é uma velocidade operante. Não vou dar blitz em ninguém, mas consigo fazer um deslocamento razoável. No entanto, o que me interessa mais é a agilidade e reflexos. Somando as capacidades do Neji com meu sensor SM natural, tenho uma execução de jutsus em boa velocidade aliado a reações rápidas durante a luta.
Stats adversárioInteligência máxima é algo interessante, espero ver como meu oponente usará isso. O chakra dele em 90% (Sasuke FMS) é alto, mas não é massivo. Não vejo sendo suficiente para ampliar a escala dos jutsus utilizados pelo meu adversário. Além disso, manter 10 clones também puxa um pouco, mas realmente não vejo como um problema tão significativo, a não ser que meu oponente exagere. A velocidade é muito alta, o que indica um estilo de movimentação acentuada, o que seria problemático pela stamina. Mas, com o corpo leve, não creio que só a movimentação gaste tanto para ser um problema. Enfim, de modo geral não há nenhum ponto crítico nos stats, a meu ver.
2 - Descrição e análise de viabilidade de combo/jutsus
Mokuton BunshinBom, apenas destacando alguns pontos relevantes sobre esse jutsu:
- São clones feitos com células vivas;
- Mais resistentes que Kage Bunshin, descrito aí no DB;
- Capazes de se fundir com plantas, isso é algo que pode vir à calhar nessa luta;- Capazes de comunicação telepática em tempo real:
Essa capacidade telepática entra no meu estilo de luta, com ataques combinados.
Enfim, é provavelmente o melhor Bunshin na obra, com excelentes capacidades para luta conjunta.
Combo campal - Espalhamento de bolhas venenosasEste combo usa 3 jutsus:
Tajuu Mokuton Bunshin, Suiton: Homatsu no jutsu e Dokugiri.
Primeiramente, é bom termos um entendimento do Homatsu.
Databook 4 escreveu: Ninjutsu – Suiton: Homatsu no jutsu
Volume 56 página 160
É um Suiton usado por Utakata, o Jinchuriki do Rokubi. Ele libera bolhas de sabão explosivas moldadas com chakra, as explodindo com um sinal.
O jutsu consiste em soprar várias bolhas de sabão infundidas com chakra. Essas bolhas podem ser controladas, como visto com o Utakata cercando Naruto e Bee em todas as direções. Elas explodem no contato, como se pode ver ao baterem no braço do Naruto. Elas podem ser detonadas remotamente de acordo com a vontade do usuário, com um estalo de dedos do Utakata. Tudo isso pode ser visto na luta:
Como se sabe, o Dokugiri é um veneno produzido dentro do corpo e soprado para fora. A base do combo em si é simples, ao criar as bolhas, ao invés de soprar ar, sopra-se gás venenoso. Um corpo sozinho pode fazer isso. O Tajuu Mokuton Bunshin entra para acelerar essa produção e espalhar o preenchimento (cada clone indo para um local diferente). Com meus 140% de chakra, potencialização de escala do SM e clones, este combo me permite preencher o campo com bolhas de gás venenoso.
Quando uma bolha é tocada, ou quando eu decidir ativar, uma explosão vai espalhar rapidamente o veneno, e com uma escala grande. Confiram nas imagens em spoiler a escala da explosão formada com apenas algumas bolhas.
Este combo é bastante versátil, pois eu posso otimizar a logística de aplicação de veneno, o movendo em bolhas controladas por mim e explodindo-as perto do oponente. Além disso, como vimos contra Naruto e Bee, essas bolhas são excelentes para criar um verdadeiro campo minado acima do solo. E o melhor de tudo, como eu não sou afetado pelo meu próprio veneno (entendimento aceito pela maior parte dos juízes), não há problema se essas bolhas explodirem perto de mim.
Kirigakure e SombrasGeralmente o Kirigakure não exige muita explicação, mas há detalhes sobre ele que serão vitais nessa luta. Primeiramente, é importante destacar que o Kirigakure tem capacidade de criar uma névoa densa ao ponto de negar a visão do Sharingan já no curto alcance.
Isso é importante aqui por dois motivos. Primeiro pq o fato é que meu inimigo luta completamente cego. Segundo porque ela vai ajudar a cobrir o que poderia ser uma fraqueza dos meus combos.
Vamos à obra (Cap 523):
Pela estratégia do Kakashi, sabemos que existe sombra dentro do Kirigakure. No entanto, sabemos de outra coisa, que a própria névoa não gera sombra. Isso porque se gerasse, o Nara Ensui teria extrema facilidade em conectar sua sombra com a de todos os espadachins lá dentro, já que todos estariam numa região sombreada. O meu ponto é que em meio a uma névoa desse tipo, as bolhas do Homatsu não teriam uma sombra definida.
A ideia aqui é simples. Primeiro vamos ao lado científico da situação.
Existem 3 tipos de raios solares, e o que causa sombras é a radiação direta:
O Kirigakure filtra a maioria dos raios solares que entram nele, eles refratam nas gotículas de água se dispersando, similar ao que ocorre na atmosfera para criar a radiação difusa. Dentro da névoa, apenas uma pequena fração de raios diretos passam. Cientificamente falando, uma sombra nem seria capaz de se formar dentro de uma névoa dessa magnitude. A obra tem prioridade claro, então sabemos que elas se criam lá dentro, mas a intensidade delas é bastante reduzida. Foi por esse motivo que foi necessário que o Kakashi tocasse no Zabuza. Uma sombra pequena seria difícil para o Ensui encaixar no Kage-mane sem ver, se guiando apenas pelo sensor. Bom, meu ponto é, se um ser opaco já gera sombras pequenas e de pouca intensidade, imagine bolhas de sabão, que por si só refratam a luz?
Dentro de uma névoa densa, se for gerada uma sombra de uma bolha do Homatsu, ela é minúscula. E isso é relevante, pois sabemos que um dos principais truques do Shikamaru é usar sombras no local para estender suas próprias. Isso é algo que não vejo acontecendo aqui. Mesmo com as bolhas estando espalhadas no ar, isso não criaria um caminho a ser seguido pelas sombras.
O legal dessa situação é que já traz um problema do meu oponente na luta. Como exatamente ele vai mirar as sombras à distância? Ele só tem uma forma de sensor, que é facilmente burlada por mim.
3 - Implicações do conhecimento escolhido e Ação Inicial
O conhecimento que escolhi foi o da ficha, me informando de algumas coisas.
- Eu sei que meu oponente é bastante inteligente. Ou seja, quanto mais informações ele tiver no campo de batalha, melhor para ele;
- Eu sei que ele terá mais conhecimento sobre meu estilo de luta e sei que possui diversos equipamentos.
- Eu sei que ele possui e como funcionam todos os seus jutsus de sombra. Isso inclui um detalhe bem importante sobre os mesmos:
As sombras do clã Nara são de chakra Inton. Esse chakra é caracterizado por um balanceamento que favorece a energia mental.
Databook 4 :
Apenas mostrando que as sombras são oficialmente Inton.
Em posse de tudo isso, minha estratégia inicial é bastante clara. Dar o mínimo de informações possíveis, procurar meios de evitar suas sombras e colocar o campo a meu favor. Para tanto, meus 5 segundos ocorrerão da seguinte forma:
Nota: Copiei e colei do post acima @Staz5 Segundos iniciais
1 - Executo o Kirigakure no meu lado do campo, ocultando minhas ações iniciais;
2 - Uso então o Tajuu Mokuton Bunshin para criar 10 clones;
3 - Um clone utiliza o Jukai Koutan, espalhando árvores no meu lado do campo crescendo na direção oposta ao meu adversário;
4 - Os outros 9 clones e o original ficam acima dos galhos, sendo movidos por eles em alta velocidade. Durante essa movimentação, eles aproveitam para liberar o máximo de bolhas venenosas possíveis no meu lado do campo. Detalhe, alternadamente, alguns estarão virados para a direção do meu adversário, outros para trás. Isso para preencher todos os lados com bolhas venenosas.
- Durante todo o período, o sensor sennin me dará informações do que o meu oponente está fazendo nos 5 segundos iniciais.
Nota: Se o juiz considerar que leva mais tempo para fazer uma névoa muito densa, considere que um dos clones movido pelo Jukai Koutan está reforçando a névoa ao invés de fazer bolhas. Ao final dos 5 segundos quero uma névoa densa ao ponto de bloquear até a visão do Sharingan, como foi no clássico.Ao fim dos 5 segundos iniciais, minha ideia é que o cenário do meu lado seja este (visto de cima):
E com uma conformação de árvores similar a da figura abaixo. Meus corpos estarão acima das árvores.
Em preto, meus MB. Em laranha, em uma posição aleatória entre os que foram movidos, está o original. As linhas marrons esquematizam a movimentação pelos galhos do JK. Em azul claro, toda a área tomada pelo Kirigakure e finalmente, em roxo, a área em que as bolhas se espalharam. É importante destacar duas coisas. Primeiro que os clones se movem em alta velocidade, podemos ver isso quando o madara usa. 5 segundos é tempo suficiente para criar uma distância considerável. Segundo que, o fato dos clones conseguirem soltar bolhas ao longo do trajeto facilita muito o espalhamento das mesmas.
Logo ao fim dos 5 segundos, o MB que ficou na posição inicial manda então o Jukai Koutan ofensivamente, em grande escala atrás dos adversário, varrendo seu lado do campo. Os outros 10 corpos continuam com a produção de bolhas, enchendo mais ainda o campo com cada segundo que passa, e claro, começa a haver produção na direção do oponente também, depois que o Jukai Koutan inicial se assentar.
4 - Progresso da Luta
Considerando o cenário inicial montado, essa luta tá na minha mão.
Primeiro de tudo, durante os 5 segundos eu vejo/sinto os 10 clones do meu oponente, me informando de imediato que preciso lidar com mais de um alvo. Ao fim dos 5 segundo minha névoa e uma floresta gigantesca partem em direção ao meu adversário. A névoa toma o campo, roubando completamente a visão do meu adversário. A floresta o varreria para trás, dificultando qualquer ação que pretendesse tomar ao fim dos 5 segundos. Eu discordo do
@Staz que o JK seria irrelevante contra o Domu, pelo mecanismo de dano repetitivo (Ex.: Shinsuusenju - Choujo Kebutsu vs Iso Susano'o+Kyuubi). No entanto, não vou bater muito nessa tecla, já que o entendimento dele ficou claro na primeira luta. De qualquer forma, a floresta atrapalha muito qualquer ação que ele queira tomar.
Essencialmente, o resto da luta se torna numa disputa com dois objetivos bem claros. Meu oponente quer me capturar com as sombras e finalizar com algum recurso (Kage Nui, Chidori Eisou, Dokugiri), enquanto eu tento finalizá-lo com envenenamento ou Senpo Fuuton Oodama Rasen Shuriken (SFORS). É o que acredito, mas veremos se o
@Darkon tem uma outra visão. De qualquer forma, para o que foi exposto aqui, vou mostrar como consigo lidar com tudo do Darkon, mas a recíproca não é verdadeira.
Inicialmente, eu falei que era relevante dar o mínimo de informações possíveis para o Darkon. Com o Kirigakure em campo, a única forma de percepção sensorial que sobra para ele é a Kekkai Tengai Hojin. É uma barreira de bom alcance (chuto algo na casa de 50m de raio), capaz de detectar movimentos que ocorrem internamente. Vamos à descrição:
Essa mecânica de funcionamento cria um ponto fraco bem interessante. Primeiro que pela ação inicial, meu oponente nem sabe que eu tenho clones. Segundo que por não ter visão ou um sensor de chakra, meu oponente não tem a menor noção do que está se movimentando na barreira. Lembrem-se que se ele quiser avançar no meu território (que vai se expandindo com o passar da luta, como discutirei mais à frente), eu tenho diversas bolhas espalhadas no ar, se movimentando com meu controle. Da mesma forma que o sensor de chakra é confundindo com Mushi Jaming, que cria vários focos de chakra, o Tengai Hojin é confundido pelo Homatsu campal, que cria vários focos de movimento.
Além disso, como comentei na luta contra o Zeno, mesmo sem eu conhecer a barreira, com a inteligência e o sensor apurado que possuo, não é difícil de entender seu funcionamento. Até porque não será coincidência que o Darkon vai precisar ativar esse negócio na hora que ficar cego.
Ou seja, a percepção do meu oponente quanto ao campo de batalha é extremamente limitada, o que dificulta muito o bom uso de sua inteligência, pois faltaram informações pra ele processar, por assim dizer.
Do outro lado, eu tenho o combo sensorial do Kabuto, que já o permitiu lutar cego com a córnea de cobra sem mostrar nenhum tipo de dificuldade.
Enfim, após os 5 segundos meu estilo de luta pode ser resumido em uma filosofia: Pressão constante.
Com o vasto chakra e up de um SM legítimo desde o início, eu posso manter pressão ofensiva, principalmente com o Jukai Koutan e o progresso gradativo das bolhas envenenadas pelo campo. Meu oponente conhece o Dokugiri, mas nada sabe de como eu vou aplicá-lo, ele nem tem ideia de que o Homatsu está no campo ou que ele contém a névoa. Além disso, ele simplesmente não tem recursos para lidar com o combo. Uma explosão, que pode ser detonado ou por contato ou por um sinal meu, libera uma explosão venenosa na cara do meu oponente, que morre envenenado. Frente a esse cenário, posso destrinchar com base na ficha dele o que poderia fazer, e posso provar o pq de não dar certo.
1 - HiraishinSinceramente, é irrelevante pois com o passar do tempo as bolhas vão encher o campo todo e meu oponente não pode se afastar de mim por mais que 1km. De nada adianta tentar usar as kunais lançadas pra se aproximar de mim, já que eu tenho sensor, saberia exatamente a posição delas (foi definido em regra que elas tem uma assinatura detectável) e poderia bloqueá-las com galhos partindo do Jukai Koutan. Aliás, ficando atento à seu padrão de movimentação, com seu chakra se movendo instantaneamente de uma assinatura detectável para a próxima, eu posso usar isso pra ajustar explosões de bolhas, te pegando na hora que você portar.
2 - Choidori EisouTentar cortar as bolhas vai simplesmente explodi-las, lançando veneno na cara dele.
3 - SombrasJutsus como Kagezukami e Kage Nui podem ser usados para destruir algumas bolhas. O problema é que as bolhas próximas a ele podem ser explodidas remotamente por mim, o envenenando.
4 - Doton: Dochuu EigyoMeu oponente pode ser tentado a escapar por baixo, evitando as bolhas. O azar dele é que eu possuo um recurso que pode expulsá-lo do solo com bastante facilidade: Muki Tensei.
O Muki tensei me fornece manipulação livre de matéria inorgânica em grande escala, só ver o que o Kabuto fez aqui:
Eu posso empalá-lo lá dentro, ou se ele ativar o Domu, posso simplesmente usar o Muki tensei para moldar o solo a ponto de expulsá-lo para fora, como o Kaido Shokutsu faz. Quando ele for expulso, baterá de frente com bolhas, que explodirão (por meu comando ou por contato), e vão envenená-lo.
Aliás, mesmo que o juiz considere que eu não consiga tirá-lo do solo com o Muki Tensei, é bom lembrar que eu estou no alto de árvores enormes (lembrem-se da conformação do Jukai Koutan que eu propus usar). Muito antes de chegar em mim, ele já foi envenenado.
E por fim, tentar entrar no solo e chegar nos meus corpos parte de um pressuposto: meu oponente sabe onde eles estão. Isso em si já é bastante improvável, pelo que expliquei da confusão que o Tengai Hohin teria para lidar com as bolhas.
Enfim, 4 opções, nenhuma delas eficaz contra o combo campal. A realidade é que mais cedo ou mais tarde o Darkon morre envenenado, não tem muito para onde correr.
Ofensivamente, eu ainda tenho outra opção, que é bombardeá-lo com o SFORS de várias direções. O raio da explosão é enorme, e dependendo da proximidade dos 11 corpos do meu oponente, eu posso finalizá-lo sem grandes problemas. Isso pq ele nem saberia de onde o jutsu está vindo precisamente. Lembrem-se que o Tengai Hojin vai estar completamente confundido com as diversas bolhas, que eu posso alterar o padrão de movimentação a qualquer momento, confundindo mais ainda. Essa opção é razoável, mas se meu oponente espalhar demais seus clones, acaba sendo menos interessante do que simplesmente envenená-lo.
Do lado do meu oponente, pra tentar me finalizar ele ainda tem que atravessar outros obstáculos.
Minha defesaEu tenho várias opções defensivas, que impedem uma finalização efetiva por parte do meu oponente. Isso considerando um cenário milagroso onde ele chegou em mim ou meus clones (realmente, eu não sei como ele possivelmente faria isso).
1. Domu
O Doton domu por si só tanka Kibaku fudas, Kagezukami e Kage Nui, ainda mais potencializado pelo SM.
2. Ecdise
Se eu for cortado pelo Chidori Eisou ou envenenado pelo Dokugiri, posso criar outro corpo ileso.
3. Lidando com paralisação por sombras
Tem 4 formas de paralisar com sombras. Em relação às 3, é importante lembrar que eu tenho sensor apurado e conhecimento, eu sei exatamente quando ele tá moldando Chakra Inton para as sombras e posso sentir elas se movendo no campo tranquilamente.
A primeira é um contato direto. Se por um milagre o Darkon conseguir passar pelo campo minado de bolhas sem ser envenenado e estiver prestes a chegar a um clone meu, este MB pode se fundir com a árvore, impedindo o contato direto e criando uma oportunidade de counter (Lembrem-se do Madara escondido na árvore empalando a Tsunade na barriga quando os Kages acharam que tinham o selado). Acho que nem preciso falar, mas é bom ser precavido, a chance dele travar toda a floresta de Jukai Koutan com sombras é nula, ele não tem chakra nem próximo do suficiente para isso. Além disso, eu posso simplesmente criar uma cúpula de Jukai Koutan, impedindo sua aproximação imediata e dando tempo para mais explosão de bombas.
A segunda forma é com sombra à distância. Eu já expliquei lá no início que as bolhas não causam uma sombra relevante dentro do Kirigakure, então meu oponente teria que espalhar elas a partir da sua. Tem vários problemas com isso, como o fato dele não ter sensor, o fato dele ficar parado pra controlar as sombras (presa fácil de Muki Tensei e das próprias bolhas), o fato de que a sombra própria não estica tanto, e o fato de que quanto maior a distância entre alvo e usuário, menor a força restritiva:
E assim, se eu não quiser correr riscos, meus clones podem se fundir com a madeira, eliminando a própria sombra, enquanto o orignal pode criar cúpulas impedindo o contato da sombra do oponente com a minha própria. Obviamente, eu não seria idiota fazendo a mesma coisa com todos exceto o original, então se for o caso alguns clones imitariam o original para não "entregar o ouro".
A terceira forma é por meio de Shuriken. Como ele tem o jutsu, eu to supondo que as Shurikens que ele tem são próprias para transmissão de chakra.
@Staz, se elas não forem, o jutsu nem pode ser usado aqui, pra começo de conversa. De qualquer forma, a chance de ele mirar uma Shuriken na minha sombra, ela atravessar todo o campo minado de bolhas sem ser repelida por uma explosão e chegar na minha sombra antes que eu me mova ou faça uma proteção com madeira é a mesma chance de eu ganhar na Mega-Sena.
A quarta é chegando no médio alcance e usando o Kagemane 360º. O problema extra com isso (já que duvido que ele chegue no médio alcance sem ser envenenado) é que as árvores são completamente desniveladas. A sombra nem consegue se espalhar direito nesse caso, já que o terreno não é plano.
Fator tempo nessa lutaO passar do tempo só prejudica meu oponente, pois o campo estará cada vez mais cheio com bolhas. Sempre que um clone ou eu não estivermos tomando ações ofensivas, estaremos fazendo bolhas ou nos espalhando mais pelo campo de batalha. Num cenário em que meu oponente não tem sensor e está cego, acumular a energia natural com um clone por 2 minutos é extremamente fácil. Basicamente, meu oponente tem que lidar com alguém com 140% de chakra (Madara FMS carregando feitos de nagato, kisame e Hulkage), com 30% de redução de custo e SM em tempo integral. Eu loto esse campo de bolha e enveneno ele e seus clones muito antes de suar por falta de chakra. Aliás, creio que nem passará dos 20 minutos.
5 - Considerações finais - Post 1
Para um primeiro post, já está de bom tamanho. Sem exageros, eu realmente não vejo chance para o Darkon. Ele está num cenário completamente desfavorável. Sua velocidade é inutilizada pelas bolhas, já que eu posso senti-lo com sensor e estourar o veneno na cara dele, o que impede speed blitz pra cima de mim. Sua percepção do campo de batalha é a pior possível. Além de cego, o sensor de suporte que ele pegou é counterado perfeitamente pelo Homatsu. Suas opções ofensivas são counteradas pelas minhas defesas. Eu tenho um combo campal para o qual ele não tem a menor resposta, como destrinchei em detalhe aqui. Imaginando um combate como juiz, vejo o Darkon perdendo no instante que o campo ficar lotado com as bolhas. Quando isso ocorrer, nem o Hiraishin o faz escapar do alcance das bolhas (já que ele é proibido de se afastar mais de 1km).
Enfim, a vitória aqui é minha, a luta teve fatores counter que a colocaram completamente em minha mão, levando conta a minha ação inicial, que arma o campo explorando esses counters.