Argumentação - Post 1
Este post argumentativo será organizado da seguinte forma:
1 - Avaliação de Stats
2 - Descrição e análise de viabilidade de combo/jutsus
3 - Implicações do conhecimento escolhido e Ação Inicial
4 - Progresso da luta
5 - Considerações finais - Post 1
1 - Avaliação de Stats
Stats pessoaisChakraCom 140% meu personagem conta com Chakra do Madara FMS, além de carregar os feitos de chakras anteriores, como os de Nagato, Kisame e Sandaime. Além disso, eu conto com desconto de 30% no gasto de chakra (células Hashirama) e a potencialização com energia da natureza de forma completa, com um SM desde o início da luta.
Levando em conta os feitos dos personagens em questão e o contexto de potencialização/economia, não fica muita dúvida de que eu tenho chakra de sobra tanto para a
escala dos meus jutsus, quanto para a minha
durabilidade em combate. Com durabilidade, me refiro à capacidade de sustentar um combate de atrito com gasto de chakra.
StaminaCom 30%, eu tenho a menor stamina do jogo. Isso foi uma escolha proposital, pois com os recursos que possuo, minha stamina não é um problema.
Primeiro, a construção do meu personagem naturalmente utiliza pouca Stamina. Eu não uso taijutsus, e como ficará claro nos itens seguintes, eu não luto com muita movimentação corporal.
Segundo, as células Hashirama me proporcionam 30% de redução no custo de stamina. Além de naturalmente gastar muito pouco, esse gasto ainda é reduzido.
Por fim, eu conto com o Sennin Modo. Como descrito por Fukasaku, ao usar a energia da natureza, o usuário não se cansa.
Somando esses três fatores, fica claro que eu não terei problemas com Stamina.
InteligênciaCom 70%, tenho a inteligência do Gaara, que mostrou feitos bem interessantes na guerra.
- Mostrou domínio de ataques combinados, com distração pelo alto e captura por baixo (vs 4 edo Kages);
- Aproveitando as condições do campo, armazenou Sakin dentro de sua própria areia, se precavendo para o restante das lutas;
- Trocou o Onoki de posição com um Suna Bunshin, enganando Gengetsu. Em seguida, usou a areia desse próprio Suna Bunshin para iniciar uma captura/selamento do Gengetsu, aproveitando a surpresa do clone. E de quebra, fez tudo isso por meio da visão compartilhada do Daisan no Me;
- Fez uma estratégia perfeita em duas etapas para lidar com o Joki Boi. Primeiro, para conseguir capturar um oponente muito rápido, ele usou Sakin escondida dentro de um Suna Bunshin. Quado o Joki boi destruiu o clone, a Sakin entrou em seu corpo, o desacelerando. Depois, se valeu das propriedades de condução térmica do ouro para evitar a explosão do Joki Boi. Além disso, durante toda essa interação, ele mostrou maestria em agir de forma combinada com os clones. Esse exemplo em especial merece até as páginas aqui:
- Com uma interação com o Susano'o, descobriu uma fraqueza fatal (a parte de baixo) e a aplicou com perfeição na luta seguinte.
Resumindo, temos um personagem capaz de entender técnicas adversárias, aplicar counters adequados e que tem uma ótima capacidade de lutar junto com seus clones. Esse patamar de inteligência é suficiente para tudo o que me proponho a fazer nessa luta.
VelocidadeCom 60%, tenho a velocidade do Neji guerra. Em termos de movimentação no campo de batalha, é uma velocidade operante. Não vou dar blitz em ninguém, mas consigo fazer um deslocamento razoável. No entanto, o que me interessa mais é a agilidade e reflexos. Somando as capacidades do Neji com meu sensor SM natural, tenho uma execução de jutsus em boa velocidade aliado a reações rápidas durante a luta.
Stats adversárioPelo que creio que a ficha se propõe a fazer, não há nenhum stat deficiente. 70% de chakra parece ser suficiente para os ninjutsus usados e 70% de Int, assim como a minha, é suficiente para o combate.
A velocidade, parelha com a do Naruto KM 1 é alta, mas está longe de ser algo impossível de lidar. Com sensor Sennin, o naruto teve percepção perfeita da movimentação do Sandaime Raikage, que também tinha um nível elevado de velocidade. Muu, com sensor de chakra também reagiu a uma investida surpresa do próprio Naruto KM1, para usar um exemplo direto. Madara, com sensor SM (e ou de chakra), foi capaz de sentir à tempo a investida do Tobirama com Hiraishingiri.
Feitos de percepção dos sensores frente à velocidade :
O ponto chave é que mesmo com a velocidade alta, usando do meu sensor e da minha inteligência, eu posso ajustar o posicionamento dos jutsus que vou usar, interceptando pela trajetória.
Além disso, é importante destacar que o grosso dessa velocidade é proveniente de um Buff, algo que abordarei mais abaixo.
2 - Descrição e análise de viabilidade de combo/jutsus
Mokuton BunshinBom, apenas destacando alguns pontos relevantes sobre esse jutsu:
- São clones feitos com células vivas;
- Mais resistentes que Kage Bunshin, descrito aí no DB;
- Capazes de se fundir com plantas, isso é algo que pode vir à calhar nessa luta;- Capazes de comunicação telepática em tempo real:
Essa capacidade telepática entra no meu estilo de luta, com ataques combinados.
Enfim, é provavelmente o melhor Bunshin na obra, com excelentes capacidades para luta conjunta.
Combo campal - Espalhamento de bolhasComo eu peguei conhecimento das vantagens da ficha, sei que não adianta tentar matar meu oponente com veneno. Portanto, se eu usar do Homatsu,
será uma versão sem veneno.
Este combo usa 2 jutsus:
Tajuu Mokuton Bunshin e Suiton: Homatsu no jutsu.Primeiramente, é bom termos um entendimento do Homatsu.
Databook 4 escreveu: Ninjutsu – Suiton: Homatsu no jutsu
Volume 56 página 160
É um Suiton usado por Utakata, o Jinchuriki do Rokubi. Ele libera bolhas de sabão explosivas moldadas com chakra, as explodindo com um sinal.
O jutsu consiste em soprar várias bolhas de sabão infundidas com chakra. Essas bolhas podem ser controladas, como visto com o Utakata cercando Naruto e Bee em todas as direções. Elas explodem no contato, como se pode ver ao baterem no braço do Naruto. Elas podem ser detonadas remotamente de acordo com a vontade do usuário, com um estalo de dedos do Utakata. Tudo isso pode ser visto na luta:
O Tajuu Mokuton Bunshin entra para acelerar essa produção e espalhar o preenchimento (cada clone indo para um local diferente). Com meus 140% de chakra, potencialização de escala do SM e clones, este combo me permite preencher o campo com bolhas explosivas.
Quando uma bolha é tocada, ou quando eu decidir ativar, uma explosão vai espalhar rapidamente o veneno, e com uma escala grande. Confiram nas imagens em spoiler a escala da explosão formada com apenas algumas bolhas.
Senpo, Fuuton: Oodama Rasen ShurikenAntes de tudo, definindo a versão:
Senpo Fuuton Oodama Rasen Shuriken :
Um dos principais pontos de funcionamento do FRS a destruição da Keirakukei. A explicação completa foi dada pela Tsuande:
Os golpes de agulhas são incontáveis, superiores à capacidade que o Sharingan do Kakashi conseguisse acompanhar. E isso na versão inicial dele contra o Kakuzu, que é bem menos extensa, não está completa e não tem senjutsu. Enfim, essa quantidade absurda de golpes afeta o corpo todo, tem mecanismo de dano repetitivo e fazem o que a Tsunade falou, destruindo completamente a Keirakukei. Cada nanoagulha é fina e poderosa o suficiente para entrar no corpo do oponente e romper os vasos da Keirakukei em escala celular. Sem ter Keirakukei, não é possível moldar chakra, com isso a capacidade de usar Ninjutsus e Genjutsus é anulada.
EcdiseA ecdise me dá um nível de defesa absurdo, praticamente ignorando os danos ao corpo e me permitindo construir um corpo do zero não afetado:
O Orochimaru teve sua garganta completamente rasgada e saiu completamente ileso com uma Ecdise. No meu contexto, eu tenho Doton Domu, que serve como uma primeira barreira de defesa, e mesmo caso ela falhe, eu ainda posso recriar meu corpo.
Jutsus do OponenteNesse primeiro post, acho válido deixar um comentário sobre o
Sensor de Maldade.
É importante frisar o que esse sensor consegue e o que não consegue fazer. O primeiro ponto é que ele não dá nenhuma informação sobre chakra, seja no meu corpo, seja em jutsus. O jutsu fornece apenas a localização daqueles com "emoções negativas" do ponto de vista do usuário. Com isso, é fato que o Yagi sabe a minha posição em tempo real sem precisar de outros sentidos.
O ponto chave aqui é que meus clones também têm as mesmas "emoções negativas", vou mostrar isso abaixo. O Yagi consegue localizá-los, mas em compensação não consegue distingui-los do original, já que todos tem a mesma emoção: a intensão de matá-lo.
Naruto conseguiu sentir o avanço do Han, que era basicamente um boneco controlado pelas intenções do Obito via Kokushin. Clones por ressonância de chakra têm um funcionamento similar, nesse aspecto. Fora isso, é até meio óbvio que os clones tem emoções, é só acompanhar o clone que lutou contra Muu, Hulkage e Madara.
3 - Implicações do conhecimento escolhido e Ação Inicial
Com meu conhecimento, tenho informação total sobre a stamina, o ritual, a imortalidade e a foice.
Tendo Domu, o ritual é bem complicado de aplicar, levando em conta que só 1 dos 11 corpos é que carrega meu sangue de fato. Golpes com a foice são ignorados pelo Domu. Esses conhecimentos já são úteis, mas o ponto chave do conhecimento é saber da imortalidade. Com esse conhecimento, eu não perderia tempo usando venenos (algo que fiz em grande escala em outras lutas) e saberia quais recursos eu preciso utilizar para lidar com a imortalidade. Esse conhecimento agrega como a imortalidade funciona, e com isso quero dizer: ele é imortal, mas não é invulnerável. O corpo do Yagi pode ser cortado, esmagado, pode ser contido e pode ter sua
Keirakukei cortada.
Esse é um ponto que eu quero chamar a atenção, pois eu tenho um recurso que tem isso como uma de suas funções, o Senpo: Oodama FRS. Ao atingir em cheio, as nano-agulhas cortam completamente a rede de chakra. Contra alguém com a imortalidade, isso pode não matar, mas já é bem possível que o corpo seja destruído.
Senpo FRS vs Nigendo :
Depois disso, olha o que sobrou:
Enfim, mesmo que o juiz considere que ele consiga sobreviver a isso, o fato é que ele perde todo o resto. Todos os seus ninjutsus não podem mais ser utilizados, o seu Buff de velocidade some. Os gates funcionam com chakra jorrando sem controle na Keirakukei. Sem Keirakukei, adeus efeito dos gates. E antes que se diga que corpo hidan ignora isso, peço que pensem no seguinte: quando a conexão do corpo do Hidan com o seu sistema nervoso central foi cortada, o corpo ficou inerte, incapaz de fazer nada. O Hidan não é invulnerável, da mesma forma que sem cérebro o corpo não se moveu, sem Keirakukei o fluxo de chakra não tem como ocorrer.
Enfim, sabendo da imortalidade, meu plano de jogo fica claro. Eu preciso procurar oportunidades para conter meu oponente e preferencialmente usar o FRS para destruir meu inimigo, ou no mínimo deixá-lo impedido de fazer qualquer coisa além de Taijutsu. Para fazer isso com eficiência máxima, vou usar meus clones, ataques de múltiplas direções e táticas de ocultação.
Ação nos 5 segundos iniciais1- Uso o Tajuu Mokuton Bunshin para criar 10 clones;
2 - 1 clone utiliza o Jukai Koutan, espalhando árvores no meu lado do campo crescendo na direção oposta ao meu adversário.
3 - Os outros 9 clones e o original ficam acima dos galhos, sendo movidos por eles em alta velocidade. Durante essa movimentação, os corpos tem papeis distintos:
- 1 clone terá o papel de usar o Kirigakure, usando da totalidade dos 5 segundos para densificar a névoa ao máximo;
- 1 clone, que ficará mais próximo do centro do campo, infundirá o solo do meu lado do campo com energia da natureza, agilizando a aplicação do Muki Tensei ao fim dos 5 segundos;
- Os 7 clones restantes e o original vão lotar o meu lado do campo com o combo campal de Homatsu. Detalhe, alternadamente, alguns estarão virados para a direção do meu adversário, outros para trás. Isso para preencher todos os lados com bolhas. Esse movimento começa logo que os clones são formados, então os 10m que tenho até o centro do campo também são preenchidos;
Durante todo o período, o sensor sennin me dará informações do que o meu oponente está fazendo nos 5 segundos iniciais.
Ao fim dos 5 segundos, a situação do meu lado do campo é a seguinte:
Os corpos em azul são os diversos Mokuton Bunshins. Em vermelho, o original, em uma posição aleatória entre as de trás. Em preto, é o MB responsável pelo JK inicial. Em verde, o clone que iniciará a manipulação via Muki Tensei no meu lado do campo. As linhas marrons representam árvores mais espaçadas que movimentam os corpos. Nesse combate, para fazer uso mais eficaz do Muki Tensei (uma ótima arma para perfurar e imobilizar o corpo imortal), não criarei uma floresta vasta, deixando bastante solo inorgânico à minha disposição.
No instante que os 5 segundos acabarem, minha névoa se espalha rapidamente para o campo do adversário. Aproveitando isso, o Clone Preto para com o JK do meu lado e muda para frente, lançando uma vasta quantidade de árvores em direção ao campo do oponente, pegando uma área grande (Essencialmente, aquele JK do Madara contra a aliança, mas lembrem-se que aqui eu tenho potencialização do SM). De forma combinada, o Clone Verde aproveita e procura o momento oportuno para aplicar o
Muki Tensei, o empalando.
4 - Progresso da luta
Resultado do choque inicialO progresso da luta dependerá do resultado do choque inicial. Com meu Sensor, estarei monitorando todas as ações do Yagi, tanto no lado de chakra, quanto na movimentação. Levando isso em conta, creio que já existe uma chance bem razoável dele perder a luta no início.
O yagi estará em seu campo e vai ser rapidamente tomado por cegueira e um golpe em grande área. Frente a isso, consigo pensar em 4 opções:
1 - Ele tenta rebater rapidamente com um Hirudora. É uma boa pedida para lidar inicialmente com o avanço do JK e Kirigakure. A explosão seria bem acolchoada pelas árvores e parte do Kirigakure seria repelido. O problema é que ele fica completamente vulnerável ao Muki Tensei enquanto faz o movimento com a mão e desfere o soco. Eu posso empalar meu inimigo de qualquer direção. Mesmo que ele tenha conhecimento do Muki Tensei, ele não tem nenhuma forma sensorial para antecipar os espetos. Lembrando que meu clone verde estará oculto do meu lado do campo, então ele nem saberia de onde o jutsu está vindo.
2 - Ele tenta avançar no meu lado do campo, se aproveitando do Sensor de Maldade.Tem dois problemas com isso. O primeiro é que sem enxergar, ele dificilmente conseguiria desviar das árvores, lembrando que o Sensor de chakra não dá informação nenhuma sobre isso. Se ele não se cuidar com o JK, isso aqui acontece:
Jukai Koutan vs Tsunade :
O segundo é que minha ação inicial previu espalhamento de Homatsu. Com meu conhecimento, usei isso como forma de cercear o avanço de alguém que quer roubar meu sangue. Fortuitamente, no entanto, isso é uma ótima forma de deter velocistas. Lembrem-se que as explosões do Homatsu foram capazes de repelir o Naruto KM 1 e o Bee. Obviamente o dano disso pra um imortal não é tão relevante, mas seu movimento seria interrompido. Outro detalhe é que as explosões podem ser ativadas por contato, ou por um sinal meu. Enfim, a chance dele avançar no meu território no início é zero.
3 - Ele tenta escapar das árvores fugindo por baixoEntrar no solo contra alguém com Muki Tensei é suicídio, eu posso empalar ele lá dentro sem maiores problemas.
4 - Ele dá um pulo pro alto tentando fugir do JK e manda um HirudoraEssa aqui é provavelmente a melhor opção, porém mesmo ela tem suas falhas. Primeiro pq eu tenho sensor e sei exatamente onde meu inimigo está, se ele pula eu ajusto o JK para persegui-lo por cima. O Hirudora pode destruir parte das árvores, mas mesmo com isso ainda sobra um problema.
O Yagi não tem vôo, eventualmente ele vai ter que cair. Eu rastreio esse movimento perfeitamente com o sensor, e o que o espera ao cair de volta no solo é um ataque com o Muki Tensei.
Enfim, talvez ele pense em outra coisa e aí eu contra-argumento, mas realmente não vejo tantas opções com os recursos que ele tem na ficha.
Cenário após o inícioCaso o Yagi lide com o cenário inicial, vai se iniciar um combate de atrito. Meu plano de jogo é: manter minha vantagem campal e sensorial, usar da vantagem numérica e vastas reservas de chakra para mantê-lo pressionado constantemente, até que ele cometa um deslize e seja finalizado.
Meu oponente montou uma ficha extremamente ofensiva, com pouca preocupação na parte de defesa. Tendo sua visão tomada pelo Kirigakure (que sempre pode ser reposto, mesmo que espalhado pelo Hirudora), ele não tem nenhuma forma de reagir aos meus jutsus. Tenho 11 corpos que podem atacar de forma campal, usando árvores e espetos criados a partir do solo, algo muito complicado de lidar para alguém que não voa e não tem algo defensivo como o Domu. Meus clones podem compartilhar informações em tempo real, meu potencial de ações combinadas e com timing ajustado é excelente.
Mesmo com velocidade do Naruto KM1, sinceramente não vejo como o Yagi vai lidar com tal dominação campal. Enfim, a pressão vai ser constante, como eu falei, e qualquer deslize vai ser punido com Muki Tensei. E não pensem que eu esqueci do meu FRS. As explosões são enormes, eu posso lançá-lo a quilômetros e de mais de uma direção ao mesmo tempo. Uma forma bem interessante de finalizar é usar alguns clones manipulando Muki Tensei e JK para ir encurralando meu oponente em uma certa direção e então lançar FRS naquela posição, o pegando no vórtice de nano-agulhas e arrebentando com sua Keirakukei.
Para que o plano tenha êxito, eu preciso primeiro sobreviver. Por isso, vamos às minhas defesas contra os recursos do Yagi.
Minhas defesas nessa lutaHirudoraCom o Jukai Koutan, eu posso interceptar golpes em sua trajetória, mandando toneladas de madeira em sua direção. Isso é muito interessante contra o Hirudora. O jutsu funciona criando um foco de de ar que vai se comprimindo até chegar em um ponto crítico e explodir:
Chamo a atenção do juiz para este quadro:
Note como o Tigre vai diminuindo de tamanho progressivamente. No final, o Hirudora fica praticamente do tamanho de um humano, podemos ver isso no quadro ao lado do Kisame.
Ou seja, meu oponente que pretende lança-lo longe de mim vai criar esse funil de ar vindo em minha direção. A questão é que a Madeira pode interceptar isso e redirecioná-lo. Se duvidam, vejam a proposta do Hashirama para lidar com as Bijuu-damas do Juubito:
Então imaginem o cenário. Névoa no campo, meu oponente já com dificuldade para mirar, eu tendo 11 corpos espalhados. E ainda por cima, eu posso mandar madeira em direção ao funil de vento para ir desviando sua trajetória.
Obviamente, eu sei que área de explosão do Hirudora é enorme. Mas pelo funcionamento do jutsu, é evidente que a pressão longe do centro é muito menor que perto. Sofrendo a explosão de uma distância segura, meu Domu não tem problema nenhum para lidar. E ainda tenho a ecdise como defesa secundária. E isso vale para os Mokuton Bunshins também, é bom frisar.
VenenoO corpo venenoso vai liberar uma pequena quantidade de veneno no curto alcance ao longo da luta. Chegar no curto alcance contra um corpo meu é complicado, porque eu sempre posso ir lançando Homatsu para impedir avanços do oponente. Claro, eu sei que ele pode destruir as bolhas no campo com Hirudora, mas eu posso repetir o processo quantas vezes eu quiser. E toda vez que ele usar o Hirudora, ele se abre para ataques meus.
Também sei que o Yagi usa da explosão de suor no 7º gate pra espalhar veneno. É um combo interessante, mas tem alguns problemas. Primeiro que a liberação grande ocorre apenas quando o portão é aberto, e é algo que dura pouco. A questão é que ele deve abrir os gates nos 5 segundos inciais, nos quais o veneno não pode me atingir. No restante da luta, a extensão dessa aura de suor é pequena:
E assim, mesmo que sob alguma hipótese meu original se envenene, posso usar a ecdise para criar um corpo novo e burlar isso.
Chidori EisouÉ uma arma interessante contra o Domu, mas para o azar do Yagi eu tenho ecdise, então cortar não é exatamente a melhor alternativa.
Lembrando sempre que eu tenho 10 clones, que podem ser repostos se destruídos. A probabilidade dele conseguir avançar contra um corpo, chegando no curto/médio alcance para tentar fazer alguma coisa, já é pequena, pelo cenário campal que eu mantenho. Peguem essa probabilidade e dividam por 11, pq sempre tem esse número de corpos no campo.
Fator tempo nessa lutaO Yagi não cai por cansaço físico. No lado de chakra, mesmo levando em conta o fluxo de chakra forçado pelos gates, levaria um bom tempo para que este chakra se esgote. Os outros recursos, como Chidori Eisou, não gastam tanto chakra.
Isso poderia criar a ilusão que ele tem vantagem ao longo do tempo, mas a realidade não é essa. No lado de stamina, eu já mostrei no início que não tenho nenhum problema. No lado de chakra além das reservas naturalmente monstruosas, eu tenho redução de 30% de gasto e SM potencializando. O SM já começa com uma carga de 20 minutos, e nesse período eu tenho bastante facilidade de coletar energia da natureza, por meio dos meus clones. O Yagi está sempre pressionado, então um dos meus clones pode tirar 2 minutos e fazer a recarga, até mesclado com Jukai Koutan, se for o caso. O problema do Yagi é que ele nem sabe qual clone está fazendo isso, já que ele não tem sensor para sentir o acúmulo de energia da natureza, e com Kirigakure em campo, ele nem enxerga o que este clone está fazendo.
Eu digo que o fator tempo está do meu lado pela
pressão. Com o cenário que eu imponho no início, meu oponente sempre vai estar na defensiva, sendo extremamente pressionado por minhas técnicas. Se ele conseguir se manter depois do choque inicial, é uma questão de tempo até eu conseguir derrotá-lo.
5 - Considerações finais - Post 1
Com todo o exposto, creio que a vitória é minha. Eu lidei com uma ficha bem similar na temporada, a do Zeno, e a vitória veio explorando o Muki Tensei quando o Domu estivesse fora de jogo. Aqui o Domu nem está em jogo pra começo de conversa, a defesa do meu oponente é nula. Nesse tipo de combate, ele teria que conseguir me finalizar com facilidade e rápido, algo que simplesmente não é possível com os recursos defensivos que eu tenho. Meu domínio campal é completo, com opções de superfície, subsolo e média altura, e eu usarei dele para pressionar constantemente meu oponente. Do lado sensorial, meu oponente sabe apenas a posição dos clones, mas fica à mercê dos ataques que não enxergará, pois estará cego pelo Kirigakure, que pode ser reposto caso seja repelido pelo Hirudora, algo que eu não perderia tempo em fazer.
A finalização tem uma chance razoável de ocorrer já no início. No decorrer da luta, pode ser feita com o Jukai Koutan o rasgando a la Tsunade, com o Muki Tensei o empalando como o Edo Itachi e com o FRS destruindo sua Keirakukei e talvez até rasgando seu corpo, como ocorreu com o Jigokudo. Do outro lado, os recursos do meu oponente dificilmente me finalizam, pela gama de recursos defensivos.
Aguardo o post do
@Dragão Voador para fazer uma réplica.