Itachi era leal em primeiro lugar a Konoha. Seu dever maior como shinobi era proteger a comunidade da Folha, era garantir a paz, a ordem e o bem-estar da população comum de Konoha, pois o dever maior de um shinobi é com a sua Vila, jamais com seu clã ou grupo. Itachi seguia esta lei do mundo ninja à risca.
Konoha era o todo e o clã Uchiha era apenas uma parte desse todo. A lealdade de Itachi era para com o todo! Por isso que Itachi delatou o plano Uchiha ao Hokage, que representa o todo.
Hiruzen sabia que se levasse a questão do plano de revolta do clã Uchiha ao Conselho da Folha, desencadearia uma guerra civil na Vila, e isso causaria muitas mortes de pessoas inocentes e comuns. Hiruzen não poderia simplesmente emitir um decreto e expulsar o clã Uchiha da Folha, pois esta decisão não cabia apenas a ele, mas também ao Conselho. E se ele levasse o assunto da expulsão do clã Uchiha ao Conselho, teria que revelar o motim que os Uchihas tramavam contra Konoha, e isto desencadearia uma guerra civil em Konoha. E além do mais, os Uchihas ficariam sabendo da traição de Itachi e antecipariam o motim. Ou seja, Hiruzen e Itachi estavam em uma situação complicadíssima. Pensando nisso, Hiruzen aceitou em sigilo a proposta de Itachi e aceitou resguardar a vida de Sasuke e guardar segredo total.
Nesse sentido, penso que Hiruzen e Itachi não tinham outra escolha. Optaram pelo "dos males o menor".
Mesmo que Itachi decidisse contar a verdade para Sasuke e fugir com ele de Konoha, não adiantaria, pois Sasuke, por ser apenas uma criança, não entenderia a complexidade da situação, e por ser apegado aos seus pais e ao seu clã, não aceitaria fugir com Itachi.
E claro que Itachi jamais fugiria e jamais abandonaria seu irmão à morte e ao assassinato.
No fim, Itachi optou pelo dever maior de um shinobi da Folha e de um irmão altruísta: a Vila e o seu irmãozinho antes de tudo.