- Independentemente do Katon ser "rígido" ou não, isso não vai fazer diferença, à não ser que ache que o Katon é muito mais durável que essa rocha que foi cortada igual manteiga:
Sim, óbvio que o Katon é muito mais rígido que essa rocha. Eu não sei se você frequentou a escola, mais se tratando de dois objetos
indo de encontro, o poder de impacto é multiplicado.
Quer comparar uma rocha parada, com o Karyuu Endan que se desloca como um míssil de fogo em direção ao Rasen Shuriken e ainda tem vantagem elemental. Parabéns, gênio.
Para a dureza do Katon ser algo sequer mencionavel aqui, precisaria ser minimamente várias vezes mais resistente que uma rocha comum, suficientemente para passar pelas lâminas de vento e acertar o núcleo do jutsu.
Gai partiu um bloco de rochas como se fosse nada. Bee ter partido o Katon, sendo que é muito mais forte fisicamente e usava uma arma que enfraquece Ninjutsu, é completamente compreensível.
Apenas o lastro de destruição que o Katon do Itachi deixou no chão, deixa óbvio que destruiria rochas como se fossem nada, tamanho poder de impacto.
E aqui provavelmente se deve à vantagem elemental, mas esquece que a qualidade do chakra/jutsu ou habilidade com o elemental está intimamente ligado à isso, exemplos:
1 - Suitons do Kakashi eram totalmente evaporados pelo Katon amplificado pelo Fuuton de Kakuzu;
2 - Temari sendo uma mestra em Fuuton barrava totalmente os Katons do Sasuke no clássico;
FRS é um projétil explosivo, ele só precisa ser detonado no meio do caminho, veja:
Sasuke não sabia que Deidara usava Doton nesta cena, ele simplesmente usou Sebons para interceptar as bombas no meio do caminho, na cabeça de Sasuke, as bombas explodiriam em contato com a C1, sendo que acabaram sendo desarmadas pela vantagem elemental.
Hiruzen não esperaria que o Katon dele vencesse o turbilhão de vento, assim como Sasuke não esperava que uma simples senbon de raio vencesse uma explosão C1, por isso seus exemplo são completamente falhos.
E eu nem sei de onde surgiu essa ideia de que o FRS explode em contato com o fogo, ainda mais depois de se fundir com o Katon de mais alto nível da obra:
Essa combinação do FRS com a flecha foi explicado pelos Hokages, ou a combinação é perfeita, ou o FRS explode antes da hora. Sasuke ajustou o Chraka e a velocidade da flecha para não detonar o FRS. Em outro cenário, onde a intenção fosse interceptar o golpe do Naruto, o Emo facilmente faria isso com uma flecha.