Shanks com certeza é um Yonko a altura dos outros 3. Muitos acham que ele não tem uma Frota, sendo igual ao Roger que possuia só um navio.
Ok, Roger era um dos 3 que dominavam os mares em sua época, e ter uma grande Frota não é sinônimo de ser poderoso (vide Don Krieg), MAS, considerando a situação atual do mangá, é muito improvável que ele não tenha uma Frota. Os outros 3 Yonko tem verdadeiros exércitos a sua disposição, não acho que Shanks e sua Tripulação, por mais que seus tripulantes sejam bem equilibrados em poder com seu Capitão, façam frente a um exército de Yonko.
Muito se teoriza sobre Elbaf ser um dos territórios de Shanks, e eu sou um dos que crêem piamente nisso.
Elbaf não por acaso, é o único país que realmente apresenta perigoso ao Governo Mundial, por conta de seu exército de Gigantes. E não atoa, um exército de Gigantes é muito mais poderoso que qualquer outro exército.
O Governo Mundial fez experimentos de Gigantificação, para se equivaler a Elbaf. Big Mom foi outra a tentar isso, nas palavras dela para superar para "superar Kaido, o Ruivo e até o Barba Branca".
A Marinha tinha um Esquadrão de Gigantes, Kaido também (apesar de não serem bem Gigantes, na minha teoria sendo "Onis"), Barba Branca tinha um Super Gigante, e isso com certeza significa um UP no poderio Militar.
Imaginem então, uma Frota composta totalmente de Gigantes, qual a força disso?
Essa é minha teoria, Shanks comanda uma "Frota de Gigantes", e aí vem a questão, como ele poderia ter isso?
Na minha opinião, Shanks trabalha como uma espécie de "Corsário" para Elbaf. Corsários eram Piratas "Legalizados" por certos países como Inglaterra e França, para atacar embarcações de outros países e em troca de dividir os Lucros com o Estado que os contratou. Sim, os Shichibukais se inspiram nesse conceito.
No caso, Elbaf disponibilizaria Gigantes voluntários para servir sob a Bandeira do Ruivo.
Talvez este seja o motivo do Shanks ser tão temido e respeitado, até pelos Gorosei.