O maior erro da obra inteira, que passou a ficar mais evidente durante o Shippuden, é o péssimo desenvolvimento de personagens coadjuvantes. Consigo imaginar um milhão de possibilidades, de histórias paralelas que se complementariam com a principal, que poderiam ser desenvolvidas em cima do time 8, time 10, outros vilões, que poderia fazer com que Naruto se tornasse o maior anime de todos os tempos (potencial pra isso ele TINHA, não tem mais, e nem de longe é o melhor anime). Kishimoto concentrou toda a atenção basicamente no Naruto e no Sasuke, e com exceção de vilões como Obito e Madara, cagou pro resto. Até a Sakura que é uma das principais, depois da luta contra o Sasori não passou de um peso morto o restante da série inteirinha.
Quarta Guerra Ninja - Começou perfeito. Detalhando a divisão do exército, dando ênfase para personagens novos, como a Kurotsuchi, o pai dela, Omoi, Darui, e também para personagens que já eram antigos mas que sempre deixaram a desejar, como o Kankurou e o Sai (no meu ponto de vista, o primeiro confronto, com a divisão do Kankurou contra Edo Sasori e Deidara foi espetacular, e a fluidez da animação até esse episódio estava de cair o queixo). Passou a mostrar as habilidades da Sakura como ninja médica, desempenhando um papel de extrema importância na guerra. Porém, um pouco depois que o Madara derrotou os 5 Kages (até um pouco antes pra falar a verdade) a atuação de todos esses outros personagens simplesmente veio por terra. O mangá passou só a mostrar lutinhas bestas e sem graça nenhuma contra os Zetsus, em 80% do tempo, cagando completamente para o reaproveitamento de outros personagens. Muitas outras divisões, como a curto alcance, médio, longo etc não tiveram a mesma relevância que o time Kankurou. Toda aquela explicação no início da guerra só foi pra encher linguiça mesmo.
Dentre muitos outros fatores. Sendo o pior de tudo aquele discurso no Jutsu infernal do Naruto durante o final da guerra INTEIRO contra o Obito. A pior cagada do Kishimoto foi ficar colocando essas ladainhas do Naruto convertendo inimigos a série inteira. Durante o clássico eu até acho completamente plausível, pois ali, na maioria das vezes o Naruto está lidando com oponentes imaturos, com a mesma faixa etária de idade, ou só um pouco mais. Agora me colocar Nagato, Obito, dois marmanjos que já estavam muito bem decididos sobre o que queriam fazer pra virar vilãozinho arrependido, é algo brochante. Se o Kakashi tivesse morrido ali na invasão de Konoha, teria sido algo muito mais impactante. Fazer o Nagato matar os dois mestres do cara um atrás do outro, teria sido incrível. Se isso tivesse ocorrido, assim que o Naruto derrotou o último Pain, poderia apresentar o Nagato saudável como oponente final, fazendo com que Naruto, que já estaria quase esgotado, acabasse recebendo uma ajuda final do Shikamaru, Shino, Kiba, Tenten a porra toda pra descer o cacete no ruivo numa batalha épica. Todo mundo iria poder se vingar, não só das mortes ocorridas na invasão, mas por tudo que a Akatsuki já tinha feito antes, a mando do Pain. Depois disso eles descobririam que o Nagato não era o verdadeiro líder da Akatsuki, e que ela ainda não estava completamente derrotada, daí sim poderia ter iniciado a guerra, de uma forma muito mais sangue nos olhos. Pois nesse cenário aqui, não só a Akatsuki estaria querendo guerra com o mundo, como a própria Aliança Shinobi e principalmente Konoha, já estaria com toda a disposição para matar geral ali de uma vez por todas.
Kishimoto tinha a faca e o queijo na mão, e decidiu transformar essa obra com um potencial IMENSURÁVEL em um conto de fadas, onde o protagonista é um pasto/Padre.