Na minha concepção, houveram poucas lutas que podemos considerar forçadas, aquelas onde ficamos embasbacados do quanto o autor foi parcial e, mesmo analisando com muito boa vontade, os acontecimentos não fazem qualquer sentido.
Naruto vs Kakuzu nem pode ser considerado como uma luta, pois quem fez todo o trabalho sujo de enfraquecê-lo, lê-se gastar chakra e perder dois corações, foi o Time 10 e Kakashi. O loiro chega no final tendo apenas o trabalho de finalizar o serviço, portando um jutsu apropriado e extremamente apelão.
Em Naruto vs Pain não houve protagonismo, mas sim
roteirismo. Kishimoto foi genial ao reduzir a distância do Nagato dando conhecimentos valiosos das suas técnicas, fazendo com que lutasse contra muitos Jōnins e destruísse a vila antes dele enfrentar um Naruto boostado e bem acompanhado. Foi tipo Nagato modo Survival contra Konohagakure no Sato inteira, onde o clímax seria o embate contra o Boss Sennin. Podemos perceber essa questão do roteirismo bem latente em outras lutas, como Sasuke vs Itachi & Kisame vs Bee, por exemplo.
Super forçadas:
TOP 5 :
05. Kakuzu vs Yugito Nii: Existe uma boa razão pro Kishimoto ter mostrado apenas 10% da luta, ocultando o restante em off screen. Nenhum deles possuía qualquer técnica com potencial pra feri-la na forma Bijū, uma vez que as chamas azuis são feitas de chakra pra proteger todo o seu corpo. O Taijutsu das Bestas foi dito capaz de varrer montanhas, mas foi parado por um Doton de endurecimento. Ok, tudo certo... No entanto, por lógica, a foice do Hidan viraria cinzas caso encostasse no Shakunetsu no Gōka. A única explicação plausível que consigo imaginar é elas sobrevivendo ao Modo Matatabi e a Jinchūriki derrotada no término da transformação.
TOP 4 :
04. Sasuke vs Deidara: um terrorista lutador de longo alcance, que chegou até as nuvens no embate contra Gaara e mostrou capacidade de criar uma explosão com o range de uma vila, lutar no médio alcance foi absolutamente forçação de barra no intuito de cobrir a desvantagem do Uchiha na compatibilidade de estilos. Sem contar o clássico desfecho dessa luta que dispensa comentários.
TOP 3 :
03. Sasuke vs Danzō: outra clássica, Danzō passou a luta inteira guardando o K.A. para o Obito e gastando Izanagi com Kunais. Uma raposa velha e experiente simplesmente jogou no lixo seus dois melhores recursos... Creio que não precise me estender muito nesta por ser consenso.
TOP 2 :
02. Madara Rinne vs Shinobis: Trecho muito ignorado pela fandom devido ao Uchiha ser badass e um vilão muito estimado, mas considero um exagero o Limbo, Bunshin cujo qual foi dito ter a mesma força física do original, ser capaz de deitar TODAS AS NOVE BIJUUS NO TAIJUTSU. Desculpe quem discorda, mas isso não entra na minha cabeça. Como se não bastasse isso, o autor por conveniência desenha uma cena surreal dele absorvendo Sennin Mōdō do Hashirama como se não fosse nada, um chakra que poucos dominaram a parir de um árduo treinamento.
TOP 1 :
01. Selamento de Kaguya: Muitas coisas poderiam ter sido feitas para chegar à esse fim, como enfraquecê-la a ponto dela não poder utilizar seus melhores recursos, mas sem explicação alguma a deusa não usa o Yasogami Kugeki pra repelir o Susanoo do Kakashi, mesmo tendo Byakugan e Rinne Sharingan não teve reflexo sequer pra lançar um Tomogoroshi na SAKURA e ainda teve seu chifre, osso que deveria ter uma resistência insana, quebrado pelo Okashō base! A coreografia da cena foi bem bonita, mas se tratando da questão técnica dos jutsus, um show de horrores. Mas enfim, este eu até relevo devido ao autor estar cansado da obra e apressando o final.