Gaius escreveu: Bom, Bruno, dizer que os zagueiros de hoje são piores seria uma contribuição pros recordes ofensivos serem quebrados mais facilmente, não acha?
Não acho que sejam piores. As pessoas sempre fazem uma listinha de jogadores. O mongoloide do Mikeias certo dia fez uma botando caras com 30 anos de diferença entre um e outro pra dizer que no passado era melhor. Além de não fazer tanto sentido essa comparação, é de uma puta desonestidade.
O que acho ideal é a gente pegar um período específico. Quer falar de 2020, então vamos pegar um ano só como comparação. Não faz sentido pegar 2020 (que tem jogadores bons indo pra fim de carreira, outros lesionados, outros em má fase, etc) e comparar com sei lá, 1995 até 2005.
SEMPRE tem os caras que falam: "ain, tinhamos Roberto Carlos, Beckham, Figo, Ronaldo, Zidane, fulano cicrano naruto sasuke goku bussunda didi mocó, hoje é só Messi e CR7". Ai pensam o quê? Que esses caras SEMPRE estiveram no topo, em alto nível, etc. Figo fez poucas temporadas jogando num nível altíssimo, e nas melhores fez números e contribuições inferiores a um Hazard prime, por exemplo. Zidane não era tão participativo pro resultado do jogo. Ronaldo passou anos machucado, e em locais como Real Madrid, mesmo que tenha feito muitos gols, não era nem de longe um fenômeno, tanto que pegou banco pro só "bom" Van Nistelrooy. Roberto Carlos não é melhor que um Marcelo. Cafu é ruim, isso mesmo, ruim. Neymar com as temporadas da Europa ganharia a bola de ouro de qualquer um que não Zidane e Ronaldo, e as melhores temporadas dele brigariam com as melhores dos dois (talvez excetuando 1996 e 1998 (por conta da Copa)).
E respondendo: não. Messi e Cristiano Ronaldo que são tão superiores que faz parecer que o resto é composto de jogadores medianos. De resto, desconsiderando que o futebol evoluiu, cada período teve seu número de craques bem nivelado.
Inferior eu digo em quantidade, acho que antes tinha mais zagueiros top ( pouca diferença), ou talvez sejam até equivalente. Ramos, Van dijk, Pique Prime, Puyol, Chiellini, Ferdindand, Vidic, Terry, Boateng, Hummels, Thiago Silva, Varane, ...
Concordo com tudo. Bola de ouro hj em dia é mais dificil tbm.
Veja quantos jogadores CR7 e Messi conseguiram ofuscar, são muitos.