Eu nunca entendi o porque de as pessoas considerarem a Premier League um campeonato elitizado. Na boa mesmo. Acho que era mais antigamente.
Liverpool sofreu no ano passado. Teve resultados bons, mas também teve ruins. Este ano então dispensa comentários. Foi chutado pelo Atlético de Madrid lá em Liverpool.
Não venceu o Bayern jogando em Liverpool. Venceu por 3 a 1 em Munique, contra um Bayern apagado, e passou para a final num lance totalmente inusitado contra o Barcelona também bem apagado.
Liverpool teve uma temporada estilo Tottenham, "curiosamente" decidiram a final em um jogo com o placar mínimo de 1 a 0. Os dois estarem ali não fazia muito sentido para a maioria das pessoas.
Não estou falando de mérito, obviamente, mas podemos dizer que foi quase que uma zebra.
Só repetindo: não tenho nada contra os ingleses ou o City, até considero uma equipe boa e com chances de vitória contra grandes times, principalmente por causa do Guardiola, que é um dos melhores técnicos do atual século.
Mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
O Bayern está jogando agora e pode ser campeão da Bundesliga pela 8ª vez consecutiva. 8ª vez consecutiva. E de novo poderá ser campeão com mais de uma rodada de antecedência. Isso é quase uma afronta ao termo "competição". Só o Bayern ganha. Mas por quê? Porque é a Bundesliga, oras. O Bayern não consegue reproduzir metade deste resultado na Champions League.
Então isto é domínio nacional absoluto, apesar de o time não ser invencível mesmo na Alemanha.
A Premier League é diferente. É mais disputada. Ao invés de um favorito, existem vários. Existem mais favoritos do que no italiano, no espanhol etc.
O porém é que, como eu disse, as pessoas se confundem. Mais disputado não significa melhor.
Se colocarmos 20 times Sub-17 do mesmo nível em uma competição, ela poderá ser extremamente disputada. Mas se colocarmos estes mesmos times em um campeonato como o Paulistão, provavelmente não passarão da fase de grupos.
Por quê? Porque são disputados entre si. Eles não disputam contra Santos, São Paulo, Palmeiras e Corinthians.
Claro que o City tem chances e é um time bom, mas mesmo se dominasse a tão elogiada Premier League, ainda precisaria se esforçar para vencer a Champions League, pois é outra competição totalmente diferente, tem outro sistema, outros adversários, enfim.
Guardiola não ganhou com o Bayern e pode ser que não ganhe com o City. Eu senti na pele por assim dizer. Assistia o Bayern fuzilar adversários durante a temporada toda, posse de bola pra lá de 60%, Lewandowski fez 5 gols em menos de 10 minutos, mas era só a Bundesliga mesmo, a Champions não veio para casa por causa disso.
Então o City é bom sim, mas mandar bem na Premier geralmente não faz muita diferença na Champions, vide Tottenham (10 a 3 pro Bayern na fase de grupos no agregado e eliminado por 4 a 0 no agregado pelo RB Leipzig, que é sombra na Alemanha) e Liverpool que perdeu para um Atlético que nem chega a ser o melhor da década.