@GaiusDepende. Do que eu me lembro, depois que os mais experientes saíram, principalmente na Seleção, Kroos passou a ser responsável por quase todo tipo de bola parada.
Acho que é uma questão de necessidade também. Tiram do Kroos outro tipo de utilidade, mas ele teria qualidade para fazer o que o Beckham fazia, ou pelo menos próximo.
Sobre terem colocado ele mais próximo da zaga, também acho relativo. Ele armava jogadas para Cristiano Ronaldo, Bale, Benzema, Isco. São caras que jogam pra frente mesmo, são rápidos, finalizam.
No Bayern, existiam Robben e Ribéry, além do Gomez e do Mandžukić, mas o Bayern sempre teve um estilo mais volumoso, os meias ficavam quase todos na intermediária, além de que o Lahm e o Schweinsteiger faziam bem esse papel de ligação entre zaga e ataque. Já tinha o Alaba também que até hoje tem boa recuperação, então o Kroos acabava ganhando mais liberdade, até porque tinha mais pique também, era bem mais jovem e tal. Essa função mais andando do que correndo ficava para outros mais experientes (sem mencionar que podemos considerá-los mentores do Kroos, de certa forma).
Mas concordo que fixado ali no meio, e jogando no time mais famoso do mundo (acho que é), passou a ser ícone na função de armador. Deu pra ver que ele está diferente nos desarmes também, eu acho que era menos quando jogava no Bayern.