Os Sannins Lendários foram pouco explorados, tiveram um destaque maior apenas no Clássico, onde o nível de poder geral era muito menor. Quando chegou o Shippūden, com todos aqueles novos personagens importantes para a trama, não foi possível mostrar a extensão total das capacidades deles, ainda que o Jiraiya tenha sido o melhor explorado dos três. Mas mesmo ele só teve uma única batalha bem estruturada (com começo, meio e fim) e enfrentando um inimigo completamente fora da curva, o que fez o Ero-Sennin adotar um estilo de luta que devia ser bem diferente do seu usual.
Como ficou sugerido, o Jiraiya raramente invocava Fukasaku e Shima, só em situações extremas. Até o Gamabunta não devia ser utilizado contra qualquer um, a relação entre eles nem era 100% amigável e o sapo-chefe disse que ninguém chamava ele desde a época do Minato, ou seja, Jiraiya foi capaz de dar conta dos seus adversários sem chamar os três sapos mais poderosos por pelo menos mais de uma década.
Isso pode indicar que ele conseguia se virar sem eles, seja com recursos próprios ou invocações menos poderosas, como Gamaken, Hiro ou Gamaguchi Shibari (que somente Itachi e Kisame conseguiram escapar).
Eu diria que o estilo básico do Jiraiya envolvia o uso, principalmente, de Katon, Doton, Gamayudan, Ninjutsus Capilares e às vezes Kage Bunshins, com Kuchiyoses sendo utilizadas num nível de combate maior ou no caso de enfrentar vários inimigos ou inimigos gigantes. E isso já devia ser o suficiente para lidar com a maioria dos adversários que enfrentava. Só ver que a Konan, mesmo sendo Rank-S, foi derrotada sem muitos problemas.
Mas sim, se ele pudesse invocar Fukasaku e Shima de maneira instantânea, bem como usar o Gamarinshou de imediato, o nível de combate dele seria muito maior. Não é qualquer um que lida com um Genjutsu desse nível, Pain caiu mesmo sendo superior. Uma técnica desse nível precisa de uma fraqueza considerável pra não tornar o personagem praticamente invencível.