Ah, tinha esquecido de falar umas coisinhas básicas
@brunozk . Vou fazer apontamentos bem rápidos pq to cheio de trabalho e ainda quero assistir ao menos o 2º tempo de chelsea e city.
Pra mim Henry foi um dos, senão o melhor centroavante da década de 00. Tem uma média de gols pelo Arsenal bem alta, com 229 em 376 jogos, superior a 0,60. Se juntar com as assistências, ele por jogo participava ativamente de 0,85 gol. O problema foram as outras temporadas jogando nos grandes centros. Barcelona, Mônaco, Juventus. Não conseguiu realmente se consolidar em nenhum.
Romário quando jogava brilhou muito em praticamente toda passagem que teve. Foi bem no Vasco ainda jovem, foi excelente no PSV, melhor do mundo no Barcelona e jogou demais no Flamengo e no Vasco depois. To considerando só os anos 90 mesmo. "Ah mas era mais fácil porque jogava no Brasil". Isso não é uma verdade.
Romário no Barcelona enfrentava basicamente três times fortes: Real Madrid, Atlético Madrid e La Coruña. Aqui no Brasil os elencos praticamente eram iguais em força (excetuando os jogadores realmente do mais alto nível, mas não era todo europeu que tinha um assim), basta ver os confrontos entre os times da América do Sul com os europeus.
Acho que auge por auge se tem um embate, claro, mas ainda votaria no baixinho sem qualquer dúvida. Na carreira em si acho que Romário tem uma ampla vantagem, por conseguir fazer por muito mais tempo o que o francês fez apenas na passagem pelo Arsenal.