Não acredito que houve retcon. Kishimoto nunca deixou essas coisas básicas pra cima da hora, nem mesmo a história da Kaguya foi colocada do nada, apesar de muitos acreditarem nisso. Hagoromo, Indra, Ashura e as reencarnações foram todas citadas bem antes do arco da guerra começar:
Kishimoto já havia basicamente anunciado que Madara, Hashirama, Sasuke e Naruto eram as reencarnações de Indra e Ashura mais de 200 capítulos antes disso ser realmente confirmado pelo Hagoromo. Então, creio que tudo o que aconteceu na 4ª Guerra Ninja já tava mais ou menos esquematizado. Também não existem indícios que houve um retcon, quando um destes é feito na obra fica claro. Se precisar de exemplos:
• Sharingan, o Dōjutsu copiador — Depois do Exame Chūnin, esse conceito foi deletado pelo Kishimoto;
• Hiruzen, o Deus Shinobi — Quando os Hokages são revividos, o único citado como Deus Shinobi é o Hashirama;
• Minato, o criador do Hiraishin — Foi citado e mostrado no mangá que o Tobirama era o verdadeiro criador da técnica;
• Entre outros exemplos.
Kinkaku e Ginkaku são fortes, eles só foram derrotados por pura sorte/roteiro. O Darui só conseguiu selar o Ginkaku pelo fato de ter mudado no último segundo a palavra mais falada em sua vida, após isso, Kinkaku foi derrotado por uma estratégia engenhosa do Ino-Shika-Chō. A prova do poder deles é a preocupação do Raikage, que se propôs a ir ao campo de batalha ao ouvir que eles estavam presentes:
Sem contar que o Darui, o Shikamaru, o Chōji e a Ino não são fracos, principalmente esses três últimos quando estão lutando em equipe. O Darui era guarda-costas do Raikage, então ele também é alguém forte.
Resumindo, Kinkaku e Ginkaku são fortes, não é um demérito ser derrotado por eles.