Sim.
Spoiler :
Isso é uma
Kekkei Genkai, uma habilidade que pode ser passada de uma geração para a próxima! Um traço
genético... percorrendo as linhagens daqueles shinobi da mais pura linhagem... algumas das técnicas mais extraordinárias são transmitidas de geração em geração apenas com base nisso ...
https://unionleitor.top/leitor/mangas/Naruto/25/12.jpg
https://unionleitor.top/leitor/mangas/Naruto/25/13.jpg
Iwagakure possui uma divisão de ninjas (corpo de explosões) cujos membros supostamente possuem a Kekkei Genkai liberação de explosão, e não é possível que todos os ninjas de lá sejam parentes.
Como já mencionaram anteriormente, a Polícia de Konoha era composta inteiramente (ou quase isso) por membros do Clã Uchiha, logo, não seria um absurdo que todos os membros do Corpo de Explosão de Iwagakure fossem membros do mesmo clã, ou no pelo menos parentes distantes, como eram os Clã Senju e Uzumaki.
De qualquer forma, mesmo que eles não sejam parentes, isso não quer dizer que a Kekkei Genkai do Bakuton não é um traço genético, mas sim que não é um traço genético exclusivo para um certo grupo de pessoas como é o caso, por exemplo, do Sharingan, que é único para o Clã Uchiha. Digamos, nem todas as pessoas que possuem Síndrome de Down são parentes, certo? Com algumas Kekkei Genkai, segue o mesmo esquema, creio eu.
O que poderíamos dizer é que certas Kekkei Genkai são mais comuns, enquanto outras são mais raras. É possível que somente os membros do Clã Uchiha possuem o gene que desperta o Sharingan, ao mesmo tempo que é possível que o gene que desperta Bakuton, por exemplo, seja mais comum em um certo grupo de pessoas de Iwagakure.
Onhoki ter aprendido a Kekkei Tota liberação de poeira com seu professor Mu, e não aparentam ter nenhum parentesco.
Em Boruto, criaram alguns clones do Oonoki e eles herdaram o Jinton, então deve ser genético também, afinal, o próprio nome sugere isso. Pode ser que o Oonoki tivesse o mesmo gene que permitia ao Muu usar o Jinton, não que eles precisem ser necessariamente parentes próximos para isso. Eles podem simplesmente ter um antepassado em comum (lembre-se que ambos são nativos de Iwagakure).
E há outras várias possibilidades também. O que fizeram com o DNA do Hashirama dá uma dica... um implantou um pouco, outro também, daqui a pouco temos vários usuários de Mokuton que sequer são de famílias próximas.
Quanto à Moegi, não foi explicado, ainda. Ela pode ter a mesma anomalia genética que permitiu ao Hashirama despertar o Mokuton, ou pode ter implantado as células dele, talvez seja uma parente distante, etc.
Há mais explicações aqui: