Cite quais, e em que eles revolucionaram.
Gaius escreveu:Bom, UM jogador em específico alterar sistemas de jogo de um país, continente ou mesmo mundo todo é difícil. Geralmente o que faz isso é o trabalho de um técnico com bons jogadores.
No entanto, vou ponderar alguns jogadores em específico, os únicos que achei que contribuíram de forma mundial. O resto podem ser jogadores que revolucionaram um time, até um país, mas que não impactaram no mundo inteiro.
Cruijff - coringa em campo no Ajax e na Holanda, foi o símbolo de jogador versátil, que não ficava preso a uma ou duas posições. Flutuava pelo meio, pelas pontas, ia pro centro do ataque e até compor o miolo de meio de campo.
Beckenbauer - também revolucionou a posição, no sentido de que a partir dele surgiram outros bons defensores com qualidade de armação de jogadas, sem aquela afobação típica. Provavelmente isso veio de ter jogado como meiocampista durante a década de 60.
Xavi/Iniesta - os meiocampistas com maior controle de jogo na história do esporte. Foram responsáveis (junto com o excelente time) por dar uma nova cara aos times que optavam por manter a bola. Um time que se solidifica defensivamente mesmo tendo um mediano Piqué na zaga unicamente por não dar chances pros adversários. Lembro que quando eu era muleque com uns 11/12 anos chamava esse tipo de jogo de "retranca ofensiva", por evitar e anular absolutamente qualquer ataque adversário com base em se manter sempre do meio pra frente. Acho que mesmo 10 anos depois eu consigo ainda dar essa definição, ainda que simplória.
Neuer - no passado a posição de "líbero" tinha uma definição diferente dos dias de hoje. O líbero era um defensor que fluía pro jogo, geralmente era usado nos times que atuavam com 3 zagueiros. Beckenbauer, Fachetti, Scirea, Baresi são exemplos. Hoje esse líbero é um cara que atua bem recuado mas ainda joga e, como é meio obrigatório pros zagueiros conseguirem iniciar as jogadas, cabe ao goleiro ser esse último homem defensivo, mas ainda com qualidade. Neuer foi o primeiro que eu me lembre a frequentemente atuar fora da área, e hoje dois dos melhores goleiros são usuários explícitos desse estilo - Alisson e Ter Stegen
Messi e Cristiano Ronaldo - os dois melhores. Os que mudaram o patamar de gols em partidas. Antigamente poucos imaginavam que Inzaghi e Raul seriam superados na artilharia da Champions. Não foram superados, foram obliterados. Mudou-se o conceito de número de gols por temporada, de rendimento em alto nível, de moldar estilos unicamente pra combater esses dois, mudou-se a longevidade em alto nível, mudou-se o nível de cobrança a ponto de falar-se hoje que a bola de ouro é mais fácil. Não é porque menos gente ganha que é mais fácil, já que eles tem um ao outro como concorrência, e não teria uma época com Ronaldo, Zidane e Ronaldinho que traria qualquer perigo pra esses dois. O nível do português e do argentino é outro, fazendo um cara como Neymar parecer só bom, quando em outros tempos ele brigaria com os melhores e ganharia algumas.
Acho que fazer um "times mais revolucionários" seria melhor, já que um jogador sozinho é muito difícil, mas estão aí os que eu achei pensando rapidamente.