Tobirama nesse capítulo lamenta estar totalmente paralisado por não poder se mover através de seu espírito e do Shunshin (teletransporte), ou seja, ele menciona duas técnicas de locomoção.
O Shunshin do Tobirama (na tradução oficial refere-se ao Hiraishin) todos conhecem, já no que envolve a mover seu espírito, a única técnica apresentada em toda a obra que permite isso é a transformação fantasma do Dan, que como explicado por Chouza, materializa o seu espírito para que ele possa se mover livremente dentro de um espaço delimitado.
Ao que tudo indica, Tobirama pretendia utilizar a transformação fantasma para entrar no corpo de Sasuke e reanimá-lo transferindo chakra para ele em forma de energia vital, tal como Dan fez ao salvar Tsunade do Madara.
Partindo da premissa de que Tobirama tem afinidade com técnicas que envolvem manipulação de espíritos (criou o Edo Tensei) e que foi criador de diversos jutsus na obra, incluindo técnicas que consagraram Naruto, Minato, Orochimaru e Kabuto, por que Dan também não teria copiado o Nidaime? As principais técnicas da aldeia que não sejam de Kekkei Genkai ou Hijutsus, são de sua autoria.
Essa é uma das técnicas mais perigosas da obra num confronto 1vs1 sem conhecimento.
Suas únicas fraquezas apresentadas são: técnicas de barreira que prendam o usuário ou matar o portador antes do seu espírito entrar no corpo do oponente.
A técnica é similar ao jutsu de possessão da mente do clã Yamanaka, só que sem as suas fraquezas (com exceção do corpo vulnerável durante o uso) e a diferença da possessão ser do espírito, não da mente para ganhar o controle do oponente, com isso o usuário pode forçá-lo a se matar sem que os danos retornem a ele, ou "desconectar" o espírito de seu corpo. A técnica tem um amplo alcance e não tem a obrigação de ser usada linearmente, é só ver que o Dan percorreu todo o campo de batalha da Quarta Guerra e salvou a Tsunade antes dela ser morta por Madara. E ao que parece, nem sensor percebe e Doujutsu percebe a presença do espírito, pois o Madara que é um tipo sensorial e tem o Rinnegan, fica confuso com a Tsunade sendo salva repentinamente e até pergunta se ele havia recebido chakra de alguém.
Com uma técnica dessas, o usuário pode invadir um batalhão inimigo sem ser percebido, invadir o corpo do líder para roubar informações ou forçá-lo a dar ordens erradas.
É uma técnica terrível, sua fraqueza é só deixar o corpo do usuário vulnerável, mas uma brecha dessas só dá para ser explorada numa luta com conhecimento e mais de um adversário, no 1vs1 é praticamente inviável pelo explicado acima.
Só falta saber o motivo de ter sido classificado como Kinjutsu, talvez por envolver manipulação de espírito e deixar o corpo do usuário vulnerável, o que dependendo do prazo de separação do espírito do corpo do usuário possa ser perigoso.
Tobirama com Hiraishin no jutsu + clones + Edo Tensei + técnicas Kamikaze + transformação fantasma é certamente um dos mais poderosos da obra, ainda mais com o seu estilo de luta furtivo, como frisado por Madara.
Obs: sobre o Databook, sabemos que não é uma fonte precisa no que trata disso. Madara é listado como o único usuário de Susano Perfeito, mesmo tendo Sasuke, Kakashi e Indra. Yamato é listado como único usuário de Moku Bunshin, mesmo havendo o Shodaime. Onoki é listado como único usuário das técnicas de diminuição e aumento de peso, mesmo havendo Muu e o Primeiro Tsuchikage.
Como o mangá foi encerrado, não faz sentido que seja algo que não tenha sido mostrado em toda a obra.