Você imagina o Tendō arremessando o Susanoo para tão longe assim? E logo em seguida usando o Chibaku Tensei? Eu acho difícil mesmo para o próprio Nagato.
Mesmo assim, Itachi pode usar o Amaterasu de longe, Pain estaria vulnerável de qualquer jeito, pois estaria em delay. Poderia morrer no estilo "peguei no pulo", principalmente considerando a inteligência do Itachi, que tem conhecimento do delay e dos outros jutsus do Pain.
Não é que eu ache que as coisas sejam tão simples, só não acho que sejam tão complexas quanto você quer colocar.
Você e eu concordamos que a dificuldade que o Tendo teria aqui é de achar uma brecha para finalizar o Itachi sem ser pressionado no delay, correto ?
Nagato junta as mãos, produz uma orb gravitacional e a lança. Onde isso é demorado ? Isso é mais rápido que o Amaterasu ? Depende...
O Itachi não começa a luta com Mangekyo ativado, ao menos não que tenha sido especificado isso. Nagato querendo ou não começa a luta com o Rinnegan ativado. Itachi precisaria ativar o Mangekyo, concentrar o chakra no olho direito (fechado) e depois lançar o Amaterasu.
Isso não é mais rápido que o lançamento da orb. Certamente é mais rápido que o CT ficar pronto (óbvio), mas não do lançamento da orb em si.
Além disso, você está considerando o Shinra Tensei como uma técnica de defesa OU ataque, sendo que ele faz os dois simultaneamente.
O campo de batalha é aberto, a distância inicial deles é de 20 metros.
Digamos que a primeira coisa que o Itachi faça na batalha seja ativar o Susano e imediatamente depois ativar o Amaterasu em direção ao Tendo.
Por que o Tendo iria usar um Shinra Tensei que só repelisse o Amaterasu, se ele pode usar um ST para repelir e atacar o Itachi ao mesmo tempo ?
Imagina se o Tendo decidisse combater o Amaterasu do Itachi com um ST desse nível. Para o Itachi primeiramente sobreviver a isso, ele precisaria estar com o Susano em forma completa (estágio nível 3) e ainda por cima, mesmo sobrevivendo, seu Susano seria jogado a uma distância absurda, de forma que seria IMPOSSÍVEL em qualquer aspecto o Itachi conseguir atacar o Tendo antes do delay passar.
É um jutsu que demora ser feito ? Não, é instantâneo (mais rápido que Amaterasu até)
É um jutsu que custaria muito ao Tendo ? Baseado em tudo que ele mostrou no mangá, esse jutsu mesmo nessa escala tem custo mínimo para ele.
Esse jutsu nessa potência tem delay maior ? Não há QUALQUER INDÍCIO de que tenha. A única versão do Shinra Tensei
comprovadamente possuindo delay superior a 5s é o Chou Shinra Tensei (que é MUITO superior a essa versão usada nos sapos em força e abrangência). Tanto que poucos segundos após seu uso, o Nagato já estava usando o Banshou Tenin (cerca de 2 páginas depois).
Ai você me pergunta...
Mas não seria conveniente demais o primeiro ataque do Tendo nessa batalha ser um Shinra Tensei nessa escala ?
Não é igualmente conveniente demais para o Itachi começar a luta dentro do Susano já em uso do Mangekyo e lançando Amaterasu, sendo que ele nunca começou uma luta assim ?
E a resposta é... O roteiro criado pela comparação permite isso a partir do ponto de que o conhecimento é total para ambos os lados.Itachi sabe do CT, ST, Gedo Mazo, delay e etc e sabe que precisa derrotar o Tendo o quanto antes.
Tendo sabe do Amaterasu, Susano, Totsuka, genialidade do Itachi e tudo mais e sabe que precisa vencer isso o quanto antes, senão vai ser derrotado no delay.
Vê como não tem nenhum sentido querer prolongar essa batalha quando os dois já sabem tudo um sobre o outro e o que precisam fazer para vencer ?
Só olhar Kakashi vs Tendo, por exemplo...
Tendo estava lutando no nível mais básico possível, usando ST até para repelir kunais e atacando o Kakashi com STs básicos que só o repeliam e tentando derrotar o Kakashi com Kokushin. Quando viu que o Kakashi era um shinobi extremamente inteligente e que já tinha entendido que ele possuía delay, ele decidiu aumentar o nível a ponto de sequer se aproximar do Kakashi.
Olhe o sequenciamento dessas imagens. O que você acha que o Tendo fez nesse intervalo (cortado pelo mangá) entre o ataque do Kakashi que atingiu o Asura e a imagem sequente que mostra o Kakashi, Chouza e Chouji nocauteados ?
Ele simplesmente usou um Shinra Tensei. Mas dessa vez foi um Shinra Tensei decente o bastante para se defender e ao mesmo tempo acabar com essa batalha, que por um descuido, quando representou a sua derrota.
Agora imagina aqui, onde não tem Shurado ou nenhum outro Pain para dar suporte ou Jigokudo para revivê-lo, diante de um oponente onde ele sabe TUDO SOBRE (coisa que ele não sabia sobre o Kakashi) e ainda por cima do nível do Itachi (que é muito mais forte que o Kakashi da época). Tu acha mesmo que ele não faria de TUDO para acabar com essa batalha na primeira oportunidade que tiver ?
E mesmo que o Itachi não morra pelo ST usado nos sapos, não tem problema. Ele é forte o bastante para tirar o Itachi momentaneamente de batalha e ganhar tempo para não só o delay recuperar, como ele poder usar o Chibaku Tensei.
E com o Chibaku Tensei em campo, não há nada que o Itachi possa fazer...
Ele não usaria exageradamente, são respostas conforme os ataques do Pain. Como eu disse antes, ele não vai gastar todo o chakra dele sem pensar, ele não é burro.
E sobre a praticidade dos jutsus do Pain, continuo não considerando que ele é o Nagato, mesmo sendo só um dos corpos. Considero o que o Pain mostrou, nenhuma diferença muito relevante, pois o Nagato não é o personagem da comparação.
Tá, mas não é uma questão do Tendo ter exatamente a mesma capacidade de reação ou velocidade dos golpes/jutsus do Nagato. É uma questão de entender o que causou a demora para o uso do Chou Shinra Tensei em Konoha.
E sabemos que o que causou foi exatamente o fato do Nagato precisar tirar os outros 5 corpos de Konoha e pegar todo o aquele chakra que estava distribuído nos 5 corpos e mandar para o Tendo.
Se não tem 5 corpos aqui para serem retirados de campo, se todo o chakra já tá no Tendo, por que diabos o CST demoraria para ser utilizado ?
Sobre o conhecimento, acho que é pior para o Pain. Por quê? Para usar suas melhores técnicas, Itachi precisa se concentrar pouco em comparação ao Pain, além de também ter conhecimento total e ser mais inteligente. Ou seja, as chances de o Itachi se impor aqui seriam muito maiores.
Mas as finalizações do Tendo são bem mais precisas que as do Itachi. Enquanto o Deva precisa de brechas para usar as técnicas, Itachi precisa explorar o delay. A diferença ta aí.
E como eu disse no exemplo inicial desse post, um ataque ''consecutivo'' de Shinra Tensei e Chibaku Tensei permitiria uma finalização plenamente segura.
A restrição de movimentos se dá pela atração sobre o tronco, não? Pelo menos, ao meu ver, parece bem óbvio. É como se o Banshō Ten'in agarrasse o alvo, tanto é que o Kakashi conseguiu lançar uma corrente para trás, algo mais complexo do que mover os dedos.
Ou seja, o corpo como um todo fica difícil de ser controlado por conta da atração que ocorre "no meio dele", mas você pode perfeitamente falar, mover os dedos e moldar chakra. Nisso, a criação de clones entra como uma das respostas que a vítima pode ter.
Sim, não disse que há total restrição de movimentos. Mas a depender do jutsu, se exigir muitos selos, principalmente, acho completamente inviável.
Olhe o Danzo, por exemplo, que precisa de uns 3 selos para ativar o Izanagi. Acho completamente impossível ele fazer isso enquanto está sendo atraído pelo Banshou Tenin, tal como o Zabuza e seus troçentos selos de mão para realizar Suiton.
No caso do Itachi, não me lembro dele precisar de muitos selos de mão não. Falei mesmo em um geralzão sobre a técnica. O ideal nesse caso seria se ele invocasse os corvos para desestabilizar o Tendo e forçá-lo a interromper a técnica. Dai que entraria a estratégia de usar o BT para jogar o Itachi contra o chão ou outro objeto, não de atrair para o Tendo.
Isso me parece mais você pensando pelo Pain. Não é uma crítica, mas se formos analisar pela inteligência de cada um, seria plausível que o Pain tentasse, principalmente no delay do Shinra Tensei, usar o Banshō Ten'in como ofensiva. Faria todo sentido, a única defesa relevante do Itachi aqui é o Susanoo. É perfeitamente que o Tendō queira tirá-lo de lá. O problema é que ainda tem o Amaterasu e os clones que, apesar do Pain ter conhecimento, não significa que ele conseguirá evitar.
Em uma luta comum acho improvável ele fazer isso que eu disse de já começar com o uso do BT o forçando contra um obstáculo. Mas com conhecimento completo da genialidade e de TODOS os recursos do Itachi e sabendo que o que ele precisa é de uma mísera brecha para tentar uma finalização mais certeira, não vejo nada de extraordinário nisso não.
Acho que a gente concorda na maioria dos pontos, só discorda da forma que é mais provável dessa luta finalizar. Você concorda que o Tendo tem recursos para finalizar, porém acha mais provável que pela conjuntura toda, o Itachi tenha melhores chances. Eu já acho que ambos tem chances praticamente idênticas, pois apesar da versatilidade e da ''genialidade'' estarem a favor do Itachi, Tendo tem jutsus mais precisos para finalizar isso daqui rapidamente.
Eu meio que imagino o Tendo entrando nessa batalha já com a mentalidade do ''tudo ou nada''. Nagato, por também ter conhecimento total, sabe que quando mais ele demorar com essa batalha, menos chances ele terá de fazer o Tendo vencer. E é exatamente por isso que ele iria atacar com força máxima desde o início. Não vejo sentido imaginar algo diferente disso para nenhum dos dois. Por isso que para o Itachi, você mesmo já está considerando iniciar com o Susano e Amaterasu em campo.