Entrei hoje no fórum para ver a reação das pessoas ao capítulo mais recente de Boruto e assim como eu todos parecem decepcionados, mas antes de criticarmos Boruto temos que entender que os problemas da obra já existiam em Naruto e que o maior problema de Boruto é não corrigir esses problemas, mas sim amplifica-los, então vamos lá:
• Quebra de verossimilhança ou de forma resumida: alienígenas
Basicamente verossimilhança é o que parece plausível dentro da obra, ou seja, são as regras internas da obra. Se um amigo seu afirmar que viu um homem controlando fogo você não vai acreditar ou pensará que o seu amigo presenciou um ato circense, afinal não parece plausível, na vida real, que pessoas controlem fogo, por outro lado se seu amigo contar que um ninja cuspiu fogo em um capítulo de Naruto você acreditará, afinal foi definido que pessoa em Naruto podem controlar o fogo através de chakra, isso é uma regra desse universo, mas e quando essas regras são quebradas?
Quanto mais regras são quebradas mais difícil se torna acompanhar a obra e foi isso que Naruto fez ao longo dos anos, porém o principal problema foi a inserção de alienígenas. Na reta final o autor decidiu (por motivos desconhecidos) inserir alienígenas em uma trama ninja e como não houve nenhuma construção a maioria das pessoas odiou isso. Boruto poderia corrigir isso simplesmente ignorando a existência do clã Ōtsutsuki, mas ao invés disso preferiu focar toda a trama nisso e ainda introduziu mais tramas que violam as regras de Naruto como viagem no tempo e isso nos leva ao próximo problema:
• Powerscaling ou "Quanto maior melhor!"
Uma reclamação recorrente quando se trata de Naruto é como o nível de poder dos personagens se tornou desequilibrado, de como a obra deixou de ser criativa para se resumir em lutas onde geralmente quem ganha é quem tem o maior jutsu. Mais uma vez Boruto poderia resolver esse problema naturalmente, já que a maioria dos personagens ainda estão em desenvolvimento então seria natural que todos os personagens minimamente importantes tivessem níveis semelhantes, porém ao optar pela introdução de um perigo maior (pelo menor em teoria) do que enfrentado em Naruto o mangaká se vê obrigado ao aumentar rapidamente o nível de poder do protagonista, mas como isso é feito de forma apressada e sem desenvolvimento isso gera descontentamento e equívocos. Resumindo, não é preciso um problema de escala global/universal para empolgar os leitores, mas sim de um problema que pareça oferecer risco real aos personagens, ou seja, um problema bem construído. E falando em construção:
• Desenvolvimento de personagens e lutas ou se preferir protagonismo
O powerscaling da obra original é desequilibrado justamente porque o Kishimoto parou de desenvolver os personagens secundários e passou a focar muito no arco e poderes dos protagonistas (Naruto e Sasuke), por isso muitos fãs ocidentais se inconformaram com a participação de Naruto na guerra e com a luta entre Deidara e Sasuke. Esse é um problema que poderia ter sido solucionado facilmente em Naruto, aliás a guerra era uma ótima oportunidade para isso, mas Boruto teve uma oportunidade ainda maior de corrigir esse problema, afinal com a introdução de novos personagens e tramas o autor poderia ter criado lutas envolvendo inúmeros personagens, contudo todas as lutas envolvem Boruto, Sasuke e Naruto o que torna a trama repetitiva. Naruto e Sasuke já lutaram contra Isshiki (Jigen), então o que torna essa nova luta tão especial? Se for a adição de Boruto teremos um problema de verossimilhança e powerscaling, além da repetição de mais um problema:
• Destaque ou fanservice
É normal que o público goste de determinados personagens e torçam para que esses personagens brilhem em algum momento o problema aparece quando o brilho de determinados personagens afeta outros e isso que acontecia em Naruto. O personagem título da obra e o clã Uchiha tinham muitos fãs então o autor preferiu atender ao pedido dos fãs desses personagens de que outros personagens, um exemplo disso é a luta final entre Naruto e Sasuke, ela não foi natural e serviu apenas para agradar aos fãs e o autor decidiu faze-la ao invés de criar uma nova luta entre os sannins (que seria outro fanservice) porque os fãs de Naruto e Sasuke eram mais numerosos. Boruto poderia corrigir isso e ser um mangá infanto-juvenil que não é feito para fãs ou ainda ser um mangá que tenta agradar todos os fãs, mas ao invés disso o autor coloca Naruto e Sasuke para lutarem juntos, Boruto enfrentando Kawaki, Kara enfrentando Naruto... tudo apenas para agradar aos fãs desses personagens, por isso o autor acaba não desenvolvendo personagens secundários e muito menos fazendo fanservices para eles e se tem alguém que clama por fanservice são as:
• Kunoichis
Mulheres em Naruto não eram protagonistas e por isso não tinham destaque ou fanservice e sim estou usando essas palavras ao invés de "desenvolvimento" porque apesar de não terem lutado muito a maioria das kunoichis teve sim um desenvolvimento, personagens como Hinata, Konan e especialmente Tsunade tiveram um arco perfeito, mas se Naruto falhou com as kunoichis em relação ao destaque em combate Boruto falha em tudo! Boruto poderia ter lidado com esse problema criando novos personagens femininos e dando destaque aos personagens femininos da antiga geração, mas ao invés disso o mangá não consegue nem criar um arco decente para as mulheres, excluindo o Gaiden, qual é o arco da Sarada? Quem é Delta? O que Sakura anda fazendo da vida?
Agora que listamos o problemas que Boruto herdou de seu pai podemos analisar todos eles no capítulo 49 de Boruto e propor soluções:
• Verossimilhança
→ Problema: Naruto sempre lutou utilizando clones, mas ao enfrentar Isshiki (e outros personagens) ele se esquece dessa habilidade apenas para se tornar vulnerável aos ataques do inimigo.
→ Solução: Ao invés de restringir os clones de Naruto basta dar ao Isshiki habilidades para lidar com isso como jutsus que lidem com vários clones de uma vez ou ainda a capacidade de identificar o Naruto verdeiro no meio dos clones.
→ Problema: Isshiki se teletransportou rapidamente para Konoha, mas o plano de Boruto e Sasuke consistia exatamente em levar ele para outro local como se o Ōtsutsuki não pudesse retornar a Konoha sendo que o objetivo dele continua na vila.
→ Solução: Bastava ter levado o Kawaki junto para esse outro lugar ou ainda levar luta para outro lugar de forma natural ou mesmo deixa-la acontecer na vila.
→ Problema: Naruto e Sasuke enfrentaram uma versão mais fraca de Isshiki e perderam logo por uma questão de lógica Isshiki ganharia deles de novo.
→ Solução: Coloca mais gente para lutar contra o alienígena e não estou falando de genin, mas de ex-hokages e jōnins
• Powescaling
→ Problema: Criar um artifício para que Boruto seja capaz de lutar contra Isshiki
→ Solução: A mesma solução anterior: coloca mais gente nessa luta.
→ Problema: Isshiki ser extremamente poderoso e uma ameaça gigantesca para a vila
→ Solução: Esse problema foi criado em capítulos anteriores, então fica difícil resolver, mas poderia ser revelado que ele na verdade não é tão forte e apenas tem uma habilidade difícil de lidar ou que sem um hospedeiro ele fica mais fraco.
• Desenvolvimento
→ Problema: Isshiki é um personagem raso e sem motivações reais.
→ Solução: Cria uma história de origem para ele, se até o Kimimaro teve o que custa fazer isso com ele? Em termos de desenvolvimento ele está quase no mesmo nível que o quarteto do som.
→ Problema: Os civis não parecem realmente assustados, eles se deparam com um alienígena voando e apenas olham? Jogam uma fucking torre neles e eles correm?
→ Solução: Coloca gente chorando, gritando, sangrando.
→ Problema: Shinobis traidores? Como você revela o que seu inimigo quer tão facilmente?
→ Solução: Faz o Isshiki sentir o chakra de Kawaki ou vê-lo com o byakugan.
• Destaque
→ Problema: Isshiki Ōtsutsuki invadiu uma área lotada de personagens importantes e queridos, mas mais uma vez todo o destaque foi dado aos protagonistas.
→ Solução: Coloca a Tenten vendo o Ōtsutsuki, o Lee e Konohamaru no lugar daqueles randons que o enfrentaram ou melhor se é para fazer fanservice coloca os sannins para lutar, "ressuscitaram" Jiraiya pra nada?
• Kunichis
→ Problema: Só apareceu uma mulher no capítulo, só uma fucking mulher e ela era uma habitante qualquer!
→ Solução: Coloca Sakura defendendo habitantes com Katsuyu ou transferindo chakra para Sasuke, Tenten usando suas armas, Ino sentindo o inimigo ou Hinata fazendo alguma coisa.
Desculpem o textão, mas esse capitulo foi um dos piores de toda a obra, é impressionante que em meio a tantos caminhos o autor escolheu o mais decepcionante, aliás não sei como uma das maiores empresas do mundo pode manter alguém como Kodachi responsável por um projeto tão grandioso como o sucessor de Naruto.
• Quebra de verossimilhança ou de forma resumida: alienígenas
Basicamente verossimilhança é o que parece plausível dentro da obra, ou seja, são as regras internas da obra. Se um amigo seu afirmar que viu um homem controlando fogo você não vai acreditar ou pensará que o seu amigo presenciou um ato circense, afinal não parece plausível, na vida real, que pessoas controlem fogo, por outro lado se seu amigo contar que um ninja cuspiu fogo em um capítulo de Naruto você acreditará, afinal foi definido que pessoa em Naruto podem controlar o fogo através de chakra, isso é uma regra desse universo, mas e quando essas regras são quebradas?
Quanto mais regras são quebradas mais difícil se torna acompanhar a obra e foi isso que Naruto fez ao longo dos anos, porém o principal problema foi a inserção de alienígenas. Na reta final o autor decidiu (por motivos desconhecidos) inserir alienígenas em uma trama ninja e como não houve nenhuma construção a maioria das pessoas odiou isso. Boruto poderia corrigir isso simplesmente ignorando a existência do clã Ōtsutsuki, mas ao invés disso preferiu focar toda a trama nisso e ainda introduziu mais tramas que violam as regras de Naruto como viagem no tempo e isso nos leva ao próximo problema:
• Powerscaling ou "Quanto maior melhor!"
Uma reclamação recorrente quando se trata de Naruto é como o nível de poder dos personagens se tornou desequilibrado, de como a obra deixou de ser criativa para se resumir em lutas onde geralmente quem ganha é quem tem o maior jutsu. Mais uma vez Boruto poderia resolver esse problema naturalmente, já que a maioria dos personagens ainda estão em desenvolvimento então seria natural que todos os personagens minimamente importantes tivessem níveis semelhantes, porém ao optar pela introdução de um perigo maior (pelo menor em teoria) do que enfrentado em Naruto o mangaká se vê obrigado ao aumentar rapidamente o nível de poder do protagonista, mas como isso é feito de forma apressada e sem desenvolvimento isso gera descontentamento e equívocos. Resumindo, não é preciso um problema de escala global/universal para empolgar os leitores, mas sim de um problema que pareça oferecer risco real aos personagens, ou seja, um problema bem construído. E falando em construção:
• Desenvolvimento de personagens e lutas ou se preferir protagonismo
O powerscaling da obra original é desequilibrado justamente porque o Kishimoto parou de desenvolver os personagens secundários e passou a focar muito no arco e poderes dos protagonistas (Naruto e Sasuke), por isso muitos fãs ocidentais se inconformaram com a participação de Naruto na guerra e com a luta entre Deidara e Sasuke. Esse é um problema que poderia ter sido solucionado facilmente em Naruto, aliás a guerra era uma ótima oportunidade para isso, mas Boruto teve uma oportunidade ainda maior de corrigir esse problema, afinal com a introdução de novos personagens e tramas o autor poderia ter criado lutas envolvendo inúmeros personagens, contudo todas as lutas envolvem Boruto, Sasuke e Naruto o que torna a trama repetitiva. Naruto e Sasuke já lutaram contra Isshiki (Jigen), então o que torna essa nova luta tão especial? Se for a adição de Boruto teremos um problema de verossimilhança e powerscaling, além da repetição de mais um problema:
• Destaque ou fanservice
É normal que o público goste de determinados personagens e torçam para que esses personagens brilhem em algum momento o problema aparece quando o brilho de determinados personagens afeta outros e isso que acontecia em Naruto. O personagem título da obra e o clã Uchiha tinham muitos fãs então o autor preferiu atender ao pedido dos fãs desses personagens de que outros personagens, um exemplo disso é a luta final entre Naruto e Sasuke, ela não foi natural e serviu apenas para agradar aos fãs e o autor decidiu faze-la ao invés de criar uma nova luta entre os sannins (que seria outro fanservice) porque os fãs de Naruto e Sasuke eram mais numerosos. Boruto poderia corrigir isso e ser um mangá infanto-juvenil que não é feito para fãs ou ainda ser um mangá que tenta agradar todos os fãs, mas ao invés disso o autor coloca Naruto e Sasuke para lutarem juntos, Boruto enfrentando Kawaki, Kara enfrentando Naruto... tudo apenas para agradar aos fãs desses personagens, por isso o autor acaba não desenvolvendo personagens secundários e muito menos fazendo fanservices para eles e se tem alguém que clama por fanservice são as:
• Kunoichis
Mulheres em Naruto não eram protagonistas e por isso não tinham destaque ou fanservice e sim estou usando essas palavras ao invés de "desenvolvimento" porque apesar de não terem lutado muito a maioria das kunoichis teve sim um desenvolvimento, personagens como Hinata, Konan e especialmente Tsunade tiveram um arco perfeito, mas se Naruto falhou com as kunoichis em relação ao destaque em combate Boruto falha em tudo! Boruto poderia ter lidado com esse problema criando novos personagens femininos e dando destaque aos personagens femininos da antiga geração, mas ao invés disso o mangá não consegue nem criar um arco decente para as mulheres, excluindo o Gaiden, qual é o arco da Sarada? Quem é Delta? O que Sakura anda fazendo da vida?
Agora que listamos o problemas que Boruto herdou de seu pai podemos analisar todos eles no capítulo 49 de Boruto e propor soluções:
• Verossimilhança
→ Problema: Naruto sempre lutou utilizando clones, mas ao enfrentar Isshiki (e outros personagens) ele se esquece dessa habilidade apenas para se tornar vulnerável aos ataques do inimigo.
→ Solução: Ao invés de restringir os clones de Naruto basta dar ao Isshiki habilidades para lidar com isso como jutsus que lidem com vários clones de uma vez ou ainda a capacidade de identificar o Naruto verdeiro no meio dos clones.
→ Problema: Isshiki se teletransportou rapidamente para Konoha, mas o plano de Boruto e Sasuke consistia exatamente em levar ele para outro local como se o Ōtsutsuki não pudesse retornar a Konoha sendo que o objetivo dele continua na vila.
→ Solução: Bastava ter levado o Kawaki junto para esse outro lugar ou ainda levar luta para outro lugar de forma natural ou mesmo deixa-la acontecer na vila.
→ Problema: Naruto e Sasuke enfrentaram uma versão mais fraca de Isshiki e perderam logo por uma questão de lógica Isshiki ganharia deles de novo.
→ Solução: Coloca mais gente para lutar contra o alienígena e não estou falando de genin, mas de ex-hokages e jōnins
• Powescaling
→ Problema: Criar um artifício para que Boruto seja capaz de lutar contra Isshiki
→ Solução: A mesma solução anterior: coloca mais gente nessa luta.
→ Problema: Isshiki ser extremamente poderoso e uma ameaça gigantesca para a vila
→ Solução: Esse problema foi criado em capítulos anteriores, então fica difícil resolver, mas poderia ser revelado que ele na verdade não é tão forte e apenas tem uma habilidade difícil de lidar ou que sem um hospedeiro ele fica mais fraco.
• Desenvolvimento
→ Problema: Isshiki é um personagem raso e sem motivações reais.
→ Solução: Cria uma história de origem para ele, se até o Kimimaro teve o que custa fazer isso com ele? Em termos de desenvolvimento ele está quase no mesmo nível que o quarteto do som.
→ Problema: Os civis não parecem realmente assustados, eles se deparam com um alienígena voando e apenas olham? Jogam uma fucking torre neles e eles correm?
→ Solução: Coloca gente chorando, gritando, sangrando.
→ Problema: Shinobis traidores? Como você revela o que seu inimigo quer tão facilmente?
→ Solução: Faz o Isshiki sentir o chakra de Kawaki ou vê-lo com o byakugan.
• Destaque
→ Problema: Isshiki Ōtsutsuki invadiu uma área lotada de personagens importantes e queridos, mas mais uma vez todo o destaque foi dado aos protagonistas.
→ Solução: Coloca a Tenten vendo o Ōtsutsuki, o Lee e Konohamaru no lugar daqueles randons que o enfrentaram ou melhor se é para fazer fanservice coloca os sannins para lutar, "ressuscitaram" Jiraiya pra nada?
• Kunichis
→ Problema: Só apareceu uma mulher no capítulo, só uma fucking mulher e ela era uma habitante qualquer!
→ Solução: Coloca Sakura defendendo habitantes com Katsuyu ou transferindo chakra para Sasuke, Tenten usando suas armas, Ino sentindo o inimigo ou Hinata fazendo alguma coisa.
Desculpem o textão, mas esse capitulo foi um dos piores de toda a obra, é impressionante que em meio a tantos caminhos o autor escolheu o mais decepcionante, aliás não sei como uma das maiores empresas do mundo pode manter alguém como Kodachi responsável por um projeto tão grandioso como o sucessor de Naruto.