Suiton: Suishouha e variações
Na minha opinião, o Tobirama pode usar algumas variações da técnica, sim! Se eu não estou enganado, ele foi o primeiro personagem da obra a ser apresentado como usuário do Suiton: Suishouha, no anime, obviamente. Porém, considerando que isso aconteceu antes do Kisame ser apresentado no mangá como usuário do Suiton: Bakusui Shouha, uma variação mais forte daquela técnica, pode ser que o Kishimoto tenha se baseado no Hokage para criar a técnica do Hoshigaki. Em mangá, essas técnicas ficaram como exclusivas do Kisame, mas depois a original foi canonizada pelo Ao, em Boruto. Então fica sugerido que qualquer um pode usar, com a quantidade de chakra limitando a variação a ser utilizada, apenas.
O Suiton: Suishouha provavelmente pode ser utilizado por qualquer um. O Suiton: Bakusui Shouha só pode ser utilizado por quem possui reservas de chakra acima da média, enquanto o Suiton: Dai Bakusui Shouha seria só para os montros de chakra, mesmo.
Todos os Hokages são considerados acima da média em chakra desde o Clássico, então, desde aquela época, o Tobirama já tinha potencial para usar o Suiton: Bakusui Shouha, acredito que poderia realizar a técnica sem riscos (quem tem menos chakra também poderia utilizar, mas com riscos, é claro, segue o mesmo critério do Tajuu Kage Bunshin). No Shippuden, somos apresentados ao Clã Senju, que os membros possuem enormes reservas de chakra, o Tobirama pertencendo a esse clã, não duvido que seria capaz de usar o Suiton: Dai Bakusui Shouha, mas talvez fique ofegante.
Suiton: Suikoudan e derivados
Acredito que não. Essas parecem ser as técnicas de assinatura do Kisame, talvez seja um “Hiden” do Clã Hoshigaki tal como o Goukakyuu para o Clã Uchiha.
Tão bom ou melhor que o Kisame
No Clássico, ele era considerado o melhor. Depois, com a evolução da obra, acabou ficando para trás, embora seu talento na área não tenha sofrido retcon.
Suiton: Bakusui Shouha + Gojou Kibaku Fuda
Você pode usar o que bem quiser como argumento, não existe uma regra específica dizendo o que cada um pode ou não pode fazer. Naruto não é só mangá, também é anime, é novel, é OVA, é filme, é game… tudo isso, apesar de nem tudo ser cânon, é oficial, você tem que comprar pra ter (a não ser que pegue no piratão, mas esse é um caso à parte), não se trata de uma mera fanfic ou teoria de fã. Não se acanhe.
Particularmente, eu não acho isso um absurdo. Os 5 Kages usaram uma estratégia envolvendo etiquetas de selamento com Suiton quando enfrentaram o Madara, o Tobirama fazer algo parecido não é nada demais. De qualquer jeito, da forma como usou no jogo, acho que ele não tem mais vantagem sobre o adversário na água do que tem em terra, ele não é o Kisame, que tinha a Samehada para melhorar seus movimentos, então tanto faz.