nurari escreveu: Tambem concordo que um ninja oide evoluir o suficiente pra superar outros ninjas
nisso todos concordamos.
seria normal que o Kankuro supera-se o Sasori se quando era mais novo ele já se mostrasse ter potencial para tal, todos sabemos que desde que apareceu na Manga nunca mostrou ter assim tanto potencial e além disso o Kankuro quase desapareceu da Manga, após a Saga do resgate do Gaara, e de repente aparece e simplesmente diz que superou um dos Shinobi mais fortes de Naruto. o Sasori é um Ninja único em relação à sua capacidade como mestre de marionetas, aliás ele próprio disse que desde que entrou para a Akatsuki já tinha morto milhares de pessoas, e conseguiu mesmo superar o 3º Kazekage que era conhecido como o Shinobi mais forte de sempre de Sunagakure.
eu acho que se o Sasori tive-se as suas marionetas, ou pelo menos algumas delas (o Zetsu poderia ter recolhido as marionetas antes do Kankuro chegar à gruta), penso que ele não perderia.
concluindo, é sim possível que um Shinobi ultrapasse outro que se tenha tornado uma "lenda" mas só no caso de ele já ter mostrado potencial, desde novo, para atingir esse nível (e o Kankuro não mostrou) mas como há personagens como o Lee, que sem ter grande poder conseguem rivalizar com Ninjas superiores a ele, já nada me surpreende.
NOTA: o Deidara não é nada de especial e tanto o Sai como o Omoi o conseguiriam vencer facilmente, caso ele não fosse Edo Tensei, porque o Omoi tem Raiton que anula as bombas do Deidara e o Sai pode fazer desenhos (ratos, monstros, aves, cobras, etc...) para detonar as bombas e desenhar aves para perseguir o Deidara, além de ser melhor na luta corpo-a-corpo.