@Lucas LinsPara você compreender melhor, quando eu digo que alguém pode considerar o anime, as novels, os jogos, se assim quiser, apenas quero dizer que elas não precisam se sentir na obrigação de seguir leis ou regras inexistentes, muitas vezes criadas por pessoas que sequer possuem autorização sobre um determinado assunto. Porém, isso não diz respeito a quebrar conceitos previamente estabelecidos na obra original, que é o mangá. Por exemplo, no anime, o Amaterasu do Itachi foi o suficiente para derrotar o Yagura usando Manto Bijuu Versão 2, mas isso entra em contradição com algo que já havia sido estabelecido previamente no mangá, onde vimos o Naruto usando nada mais do que o Manto Bijuu Versão 1 para se livrar das chamas negras.
De qualquer forma, acredito que esse não seja o caso da Samehada. Seguindo a cronologia da obra, a Samehada só manifestou alguma vulnerabilidade às altas temperaturas após enfrentar o Jinchuuriki do Yonbi, então não poderia ter sido ele o responsável por tal façanha?
No mangá, o confronto entre o Kisame e o Roshi foi completamente
off-screen, no entanto, pela conversa entre o espadachim e o Itachi imediatamente após o combate terminar, o Kisame aparentemente não gostou muito de enfrentá-lo, por causa do Youton:
No anime, o combate também não foi mostrado por completo, mas até onde vimos, a Samehada até conseguiu lidar com o Youton: Shakugaryuugan. Depois disso, o Roshi decidiu usar o Youton Chakra Modo, que como vimos no mangá, era capaz de queimar até através do Modo Kurama do Naruto sem sequer precisar tocá-lo e, no anime, nem mesmo o Suiton: Bakusui Shouha do Kisame conseguia detê-lo, devido à alta temperatura. É algo plausível ao meu ver. No Clássico, o Katon do Sasuke, que era uma natureza de chakra básica, não conseguia lidar com o Hyouton do Haku, que era uma natureza de chakra avançada. Enfim, o combate terminou e não vimos como exatamente o Kisame derrotou o Roushi.
Aí, poderíamos completar com uma passagem do Databook 3, no perfil do Roshi, onde é mencionado que o Jinchuuriki foi derrotado pelo Suiton
e Samehada do Kisame. Só o Suiton poderia não ser o suficiente para lidar com o Youton e idem para a Samehada, mas os dois juntos conseguiram abater o Youton Chakra Modo.
Eu não tenho certeza se a Samehada já havia demonstrado alguma senciência até essa fase do mangá, mas o ponto é que assim como o Kisame não gostou muito de enfrentar um usuário de Youton, o mesmo não poderia ter ocorrido com sua espada? E se a Samehada desenvolveu um trauma por altas temperaturas após enfrentar o Jinchuuriki do Yonbi? Um trauma tão profundo que ela sequer queria comer chakra de alta temperatura outra vez?
Então, é isso que pode ter acontecido. Afinal, não faz qualquer sentido a Samehada ser capaz de lidar com um Youton extremamente poderoso, mas reclamar do mais básico dos Katon. Ou faz? Tipo, antes de enfrentar o Roshi, a Samehada até que lidava com um Katon, à contra gosto, mas lidava. Depois de enfrentar o Jinchuuriki, ficou traumatizada ao ponto que nem isso conseguia fazer mais. Sua capacidade absorção, sua capacidade física, não foi afetada, por isso ela ainda poderia absorver sem sofrer qualquer dano físico. Mas sua senciência foi afetada, ela até poderia absorver, mas caso o seu dono abusasse demais, provavelmente se mandaria.
Pelo menos é mais ou menos assim que as Wikis de Naruto interpretam.
À parte disso, eu também acredito que o Kishimoto teve, sim, a intenção de limitar o poder não apenas da Samehada como do próprio Kisame. Se a espada também pode ser vulnerável às técnicas de baixa temperatura, eu não sei, mas que é ou pelo menos se tornou vulnerável às técnicas de alta temperatura, sabemos que foi comprovado. O autor pode ter percebido que deixou o Kisame mais poderoso do que ele pretendia… o cara tinha tanto chakra quanto o Naruto, Suiton colossal, Regeneração apelona igual da Tsunade, Gakidou igual do Pain… o cara deve ter pensado: “pô, preciso dar uma nerfada nesse Kisame. Já sei! A Samehada não vai absorver Katon e sua velocidade de absorção vai ser menor que a do Pain”.
E
voilà:
“Com isso, eu garanto a vitória do Itachi sobre o Kisame, porque a Samehada não vai lidar com o Amaterasu.”
“Com isso, eu garanto a vitória do Pain sobre o Kisame, porque o Gakidou absorve chakra mais rápido do que a Samehada.”
Porém, a sua tese também é uma boa possibilidade. Infelizmente, nunca vamos saber o que é o certo...