Eu ia fazer um tópico com as minhas impressões do capítulo, mas já que você fez um tópico para discussão
@YoKi vou postar aqui.
Esse treinamento do Boruto faz pouco sentido, inclusive, no final, ele muda completamente o foco do jutsu. Em primeiro lugar, é absurdo o Genin está criado um jutsu, e um do mais alto nível, pois o Rasengan envolve aplicar manipulação de forma do mais alto nível, mas em segundo, para piorar, a técnica está além do limite físico do Boruto e ao invés de tentar melhorar ele, o garoto só fica usando o jutsu na pedra seguidamente. Se a técnica está além das capacidades físicas dele, e ele não vai treinar elas, ele nem devia ter tentando. Isso não entrando no fato de que o roteirista confunde quantidade de chakra com controle de chakra. E os dois são treináveis.
O mais correto teria sido o Boruto aprender um novo jutsu, o Punho Gentil seria muito mais efetivo contra a habilidade do inimigo, e é algo da família dele, não faz sentido dizer que não faria sentido pois é uma técnica que necessita de anos para dominar, porque Boruto está fazendo que nem Minato ou Kakashi conseguiram e Naruto precisou de um treinamento equivalente a décadas para fazer. Ou até mesmo, ele usar o Rasengan comprimido sem querer, e treinar para transformar o acidente em uma técnica. Eles provavelmente só criaram essa trama do Futon: Rasengan porque querem dar a técnica, ou o Rasenshuriken, para o Boruto no futuro.
O processo para o Boruto chegar no Rasengan comprimido é legal, apesar de apressado demais. Ele e o Shikadai estão conversando sobre como a pressão gerada pela compressão torna "carvão em diamante", e o Shikadai da a dica para o Boruto, o problema é que isso é impossível, o Rasengan é o ápice da manipulação de forma porque já é chakra comprimido ao mais alto nível, Boruto teria que ter levado a manipulação de forma para um nível ainda maior para realizar o feito. Esse Rasengan super comprimido dele seria o quê? Uma técnica Rank-S?
Além disso, impressão minha ou os roteiristas de Boruto não sabem que a maior parte do dano do Rasengan é interno? Outra coisa que me incomoda nesse sentindo é como eles parecem ignorar a existência dos jounins, se o inimigo é forte demais para os genins lidarem, é trabalho para os ninjas de nível superior lidar com ele.
Enquanto o treinamento do Boruto faz pouco sentindo, o da Sarada não faz sentido nenhuma. Mesma que ela consiga esquivar das kunais, que diferença isso faria? Mesmo que visse as agulhas do Haku, Sasuke não via o Rock Lee ou o Orochimaru, até se acostumar com a velocidade deles. Ela não vai conseguir ver o inimigo porque viu as kunais, tem que se acostumar a velocidade dele. Ele devia está fazendo um treinamento para ficar mais rápida ou copiando técnicas de Taijutsu.
Tem um momento da família Uchiha, o que eu gosto, e é o tipo de coisa que devia ter mais em Boruto, momentos de família. Fica sem sentindo o fanservice de ter feito todos os personagens terem filhos se não vai insistir interação familiar decente. Mas esse trama ficou bem forçado, onde que o treinamento da guria era perigoso? Ela estava esquivando de kunais, e o Sasuke que é um dos ninjas mais rápidos do mundo e tem o Ameno estava ali, sinceramente a única forma de desculpar isso é considerando a Sakura uma mãe superprotetora. Eu goste da cena do Mangekyo, mas quem escreveu o livro sobre o sharingan? O Tobirama?
E a parte da luta dela com a Sakura, sinceramente, apesar da animação e coreografia legais, que cena mais sem nexo, nem pela Sarada está conseguindo lutar com a Sakura, isso eu simplesmente considero que a Sakura estava se segurando, mas é uma sequencia de absurdos, primeiro, de onde saiu que a Sarada tem um controle de chakra ruim? Se ela tem, como usa o Kongoken, que exige um controle absurdo, esse tempo todo? Segundo, o que tem a ver o controle de chakra com quanto tempo ela consegue manter o sharingan? O controle de chakra ajuda o ninja no manejo do chakra na hora de liberar e usar para fazer os jutsus, como o Sharingan entra nisso eu não sei, e isso nem faz sentindo porque ela já manteve o sharingan ativado por muito tempo durante várias lutas e nesse próprio treinamento. E terceiro, ela copiou o controle de chakra da Sakura... quê? O quê? Mas o quê? Eu realmente tenho a forte impressão que os roteiristas de Boruto não leram ou viram Naruto.
E ainda, desde quando a Hinata e a Sakura são amigas? Até onde eu me lembro elas tinham um amigo em comum, e a Ino? Nem lembro se existe alguma cena de dialogo canônica entre ela e a Hinata, isso é tão obvio que na cena da conversa, a Hinata fica quieta bebendo refrigerante a conversa inteira, só respondendo quando indagam ela, enquanto a Sakura e a Ino conversam.
Em resumo acho que o problema desses episódios foi que os roteiristas não viram Naruto e não foram fazer pesquisa. Graças a isso boas ideias são desperdiçadas. Ainda acho o anime melhor que o mangá, onde as ideias são ruins por concepção.