@ShinobinoKaminão é assim, o Databook diz que quando maior a consanguinidade, maiores são as chances de despertar o FMS, transplantar os olhos de um parente de, sei lá, 16º Grau deve ter chance nula de dar certo. Sharingan do Shin é transplantado, isso é afirmado pelo Orochimaru, os sharingan dos clones provavelmente também são clonados.
A definição de Kekkei Genkai seria essa "linhagem sanguínea avançada" o que estou falando é que teoricamente entre todos existe uma relação consaguinea e uma taxa de compatibilidade, nao que isso significa que é igual, so que relação consaguinea existe mas sei que existem varios meios
A frase no DB inclusive nao me lembro foi no db 3 ne? Se tiver como manda ai, fazendo favor, acho que era naqueles balões pequenos em algum personagem, lembro mesmo do mangá que itachi fala que é preciso ser feito entre membros do clã apenas
Mas vale lembrar que nao sao todos uchihas que despertam Ms, o que pode ser explicado justamente pela relação consaguinea entre eles (provavelmente o gen para despertar o Ms seja so de um grupo mais seleto) o que ja deve significar que usuários de MS meio que ja por definição possuem uma relação mais próxima, enfim nao estou afirmando que existe compatibilidade, mas nao vejo como furo se possuísse
Sobre os Shin eu falei dos clones, fui ate reler para ver se orochimaru explica algo mas é muito vago, ele compara eles com KB, ou seja, sao clones perfeitos, talvez no caso ele tenha clonado tbm os sharingans por isso todos tem o mesmo, embora ache meio estranho, mas nao da pra afirmar muito