Particularmente, eu considero que o Sandaime Raikage é tão rápido quanto o Yondaime Raikage ou, mais especificamente, não vejo um abismo entre eles, os motivos, eu já expliquei aos detalhes em um tópico que fiz algum tempo atrás, mas no geral, as opiniões sobre isso são sempre muito bem divididas, então sequer vale a pena se aprofundar no mérito da questão. Em todo caso, o Yondaime tem mais
hype, uma vez que apareceu primeiro.
Em relação aos outros atributos, o Sandaime é dono de tanto um ataque quanto uma defesa muito melhores. Na parte das ofensivas, ele possui o Raiton: Nukite, que é comprovadamente capaz de ultrapassar o Raiton no Yoroi que ambos os Raikages usam. Na parte das defensivas, ele é muito mais resistente, de forma que nenhum dos ataques do Yondaime é capaz de causar algum dano mortal. Nisso, já temos as primeiras vantagens reais sobre o combate:
1. O Sandaime Raikage possui um ataque melhor;
2. O Sandaime Raikage possui uma defesa melhor;
Em questão de estamina, os dois estão no mesmo nível. O Sandaime enfrentou o Hachibi até ambos, Raikage e Bijuu, entrarem em colapso, em um combate 1x1. O Yondaime, por outro lado, foi comparado indiretamente ao Hachibi, pela Karin. Por
hype, o Sandaime leva a vantagem, pois considero o feito de lutar por três dias e três noites contra um exército de dez mil ninjas antes de cair por cansaço um feito maior que qualquer um que o Yondaime teve.
No quesito inteligência e força, acho que também não existe uma diferença tão relevante entre eles, mas no que diz respeito à compostura no campo de batalha, o Yondaime sempre me pareceu mais impulsivo, o que é uma característica negativa neste caso.
Enfim, é um combate bem equilibrado, em todo caso. Em uma comparação entre os dois, o que eu posso dizer, é:
1. Um é tão rápido quanto o outro. Por
hype, a vantagem é do Yondaime;
2. O Sandaime tem um ataque melhor;
3. O Sandaime tem uma defesa melhor;
4. Um possui tanta estamina quanto o outro. Por
hype, a vantagem é do Sandaime;
5. O Yondaime é mais impulsivo, o que é ruim para ele.
O Sandaime possui duas
vantagens sólidas e mais duas
vantagens “líquidas”. Por outro lado, o Yondaime só leva a vantagem em uma única comparação, na qual sequer chega a ser uma vantagem sólida, do meu ponto de vista.
Também poderia citar a versatilidade e maestria com Raiton, onde o Sandaime se mostrou superior. Ou Nin-Taijutsu, onde o Yondaime se mostrou superior. Mas não parecem coisas tão relevantes assim e ainda não mudam a vantagem geral do pai sobre o filho. Sendo assim, dá pra dizer que é o que está escrito no mangá
mesmo:
o Sandaime é o Raikage mais poderoso da história. Não é à toa que um dos recursos foi restringido para aumentar as chances de vitória do Yondaime.