O C4 é uma técnica muito perigosa, de fato, mas também não é por isso que o Deidara venceria a maioria dos ninjas que foram classificados como Kage Médio/Baixo, senão ele seria classificado como Kage Alto e dificilmente teria sido classificado como Kage Baixo nas tabelas mais antigas. Pela batalha que o Akatsuki teve contra o Sasuke, é possível determinar dois recursos que podem ser úteis para lidar com o C4, que é o sensoriamento de chakra, para identificar a técnica, e o Raiton, para torná-la inofensiva.
Dos Kage Médio/Baixo, esses são aqueles que possuem sensoriamento de chakra, seja vinculado a um dos cinco sentidos básicos, como é o caso dos Doujutsus, ou independente de tais, como no caso dos sensores propriamente ditos:
Kage Médio: Caminho Deva, Danzou, Hiruzen, Itachi, Kakashi, Kinshiki, Kisame, Madara, Muu, Naruto, Sasuke;
Kage Baixo: Caminho Animal, Clã Hyuuga, Ino-Shika-Chou;
Isso já pode ser o suficiente para se esquivar do C4 campal. É claro que, a depender da capacidade de mobilidade e inteligência de cada um, evitar a técnica seja algo difícil, ainda assim, é uma possibilidade viável, como provado pelo Sasuke (e até pelo Obito), quando o Deidara usou essa técnica pela primeira vez. Em todo caso, acho que todos são competentes o suficiente para entender a técnica, assim como o Sasuke [1]. Ou seja, é plausível dizer que qualquer um desses citados acima fugiria para longe depois de sentir o perigo do C4. O mais questionável talvez seja o Kisame, mas mesmo ele pode evitar ser finalizado por isso através de outros métodos.
E também existem outros meios de sensoriamento que podem ser efetivos para identificar o C4, como através do olfato (Deidara molda a argila com suas bocas, que têm saliva, então deve emitir algum odor), aliás o próprio chakra aparenta ter algum cheiro, pelo que o Kiba disse depois de reencontrar o Naruto no Modo Kurama [2], só com isso dá pra adicionar: Jiraiya no Modo Sennin (Zessenbaku da Shima) e Orochimaru (Cobras), além do Caminho Animal, Hiruzen e Kakashi receberem um recurso alternativo para identificar as nano-bombas. Há o sensor da Delta que detectou o Rasengan Invisível do Boruto também.
Já entre aqueles que são capazes de tornar as nano-bombas do C4 inefetivas desativando-as com Raiton, temos:
Kage Médio: Hiruzen, Kakashi, Kakuzu, Kinshiki, Sandaime Raikage, Sasuke, Yondaime Raikage;
Kage Baixo: Guruguru, Kinkaku, Sete Espadachins da Névoa (usuário da Kiba), Tsunade;
Isso indo pelo que os personagens mostraram. Se considerarmos aqueles que foram mencionados como usuários dessa natureza, também poderíamos incluir: Clã Hyuuga (Hinata), Gaara, Gengetsu, Might Guy, Mei, Muu, Oonoki, Orochimaru. Ou seja, em um caso ou em outro, há um grande número de Kage Médio/Baixo que tem potencial para lidar com o C4.
Se o adversário do Deidara cumprir apenas com o segundo requisito, já dá pra considerar que suas chances de lidar com o C4 existem, mas são baixas a moderadas, porque dependeria bastante da capacidade de análise e inteligência do ninja em questão. Se cumprir apenas com o primeiro requisito, já dá pra considerar que as chances de lidar com o C4 são, no mínimo, moderadas, chegando a altas dependendo da inteligência do ninja em questão. Se cumprir com ambos os requisitos, nem se fala, o cara teria a faca e o queijo na mão.
E assim como podem existir outros métodos de localizar as nano-bombas do C4 à parte do sensoriamento de chakra, também podem existir outros métodos de desativá-las sem usar Raiton, que a mais lógica seria a absorção de chakra, onde poderíamos adicionar na lista: Clã Hyuuga (Hinata), Kisame, Madara, Orochimaru;
Enfim, em meio a todas essas possibilidades, os ninjas classificados como Kage Médio/Baixo que não foram citados até aqui se resumem a:
Kage Médio: Yagura;
Kage Baixo: Ginkaku, Kimimaro, Konan, Rasa, Sakura, Sasori e Yugito;
Ou pode adicionar Gaara, Gengetsu, Might Guy, Mei e Oonoki se desconsiderar o Raiton para eles, que em todo caso, não acho que mudaria algo no caso deles porque não parece ser o estilo de luta deles, ao contrário do Kakashi e Sasuke, que era a natureza principal, ou Hiruzen e Kakuzu, que usam todas.
Entre esses, sabemos que o Gaara seria problemático, o combate já aconteceu no mangá. O Rasa, por ter um estilo de combate parecido com o do outro Kazekage, segue a mesma linha de raciocínio. É possível que o Gengetsu (pelo Suika), a Konan (pelo Shikigami no Mai), o Sasori (pelo corpo de marionete) sequer sejam afetados pelo C4, então tanto faz pra eles ter ou não a capacidade de sentir ou desativar o C4. O Might Guy (Hirudora), o Oonoki (Jinton) e o Yagura (Bijuudama) podem ser capazes de derrotar o Deidara antes mesmo dele pensar em usar o C4. No fim das contas, os únicos ninjas classificados como Kage Médio/Baixo que dá pra dizer que tem “zero chance” de lidar com o C4, independente de como a batalha rolar, são Ginkaku, Kimimaro, Mei e Sakura.
E o C3 segue mais ou menos o mesmo esquema. Há ninjas que podem matar o Deidara antes mesmo dele tentar pensar em usar a técnica (o Sasuke, por exemplo, que é Kage Baixo, quase fez isso duas vezes em desvantagem numérica), há aqueles que podem se defender do ataque, como o Gaara fez, e deve haver quem dê o seu próprio jeito de lidar com isso.
O C3 e o C4 são perigosos, mas seu potencial de finalizar os outros pode ser reduzido drasticamente pela maneira que o Deidara usa (como trunfo, só depois de estar sendo pressionado, depois de ter sido quase morto). É diferente do Jinton nas mãos do Muu e do Oonoki, que eles usam ocasionalmente, está mais próximo de um Kirin nas mãos do Sasuke, coisa de último recurso, usado só depois da batalha ter se desenvolvido bem o suficiente para destrinchar a maior parte das habilidades de alguém.
Por isso que eu acho que a maioria dos Kage Médio/Baixo, no mínimo, vão conseguir bater de frente com o Deidara em um combate, mesmo que não vençam. Na avaliação da tabela, ele já não receberia um “Vence” contra a maioria, que entendo como altas chances de vitória/baixas chances de derrota, mas sim um “Equilibra”, que entendo que as chances de vencer ou perder estão no mesmo nível, se vencer, vence com dificuldade, se perder, não perde facilmente.