Resumo de das minhas duas entrevistas preferidas entre os autores de Naruto e HunterXHunter, Masashi Kishimoto e Yoshiriro Togashi.
Eu sempre percebi que a influência do Togashi no trabalho do Kishimoto é extremamente forte, principalmente em maneira de contar luta e vilões, mas eu havia esquecido alguns detalhes dessas entrevistas.
Entrevista 2009. Presente no Livro comemorativo de 10 anos de Naruto.
Eu sempre percebi que a influência do Togashi no trabalho do Kishimoto é extremamente forte, principalmente em maneira de contar luta e vilões, mas eu havia esquecido alguns detalhes dessas entrevistas.
Entrevista 2009. Presente no Livro comemorativo de 10 anos de Naruto.
- Kishimoto conheceu Togashi antes de se tornar um mangaká profissional, ele é um grande fã de Togashi e conheceu ele na Jump Fest*, eles se encontraram várias vezes porque Kishimoto era amigo de um dos assistentes de Togashi e eles saíram juntos para comer churrasco.
* - Jump Fest é um evento da Jump onde os fãs podem encontrar seus mangakás favoritos. - Togashi foi legal com Kishimoto, que estava tendo dificuldades para criar seu mangá, e deu várias dicas a ele, mostrou seus escritório e ensinou como construir um bom clima de trabalho.
- Togashi leu o primeiro capitulo de Naruto antes da obra estrear e achou muito interessante, principalmente a ideia das Nove Caudas.
- Kishimoto ficou muito feliz por receber criticas positivas do autor de Yu Yu Hakusho.
- Togashi achou a ideia de Kakashi enfrentar o time 7 segurando um livro uma maneira gênia de mostrar a diferença de experiência entre os personagens, foi nesse momento que ele percebeu que Kishimoto realmente era criativo.
- Togashi acha a arte de Kishimoto incrível, ele julga a habilidade do artista pela forma como ele desenha como os personagens seguram as coisas, e no caso de Kishimoto ele considera suas habilidades impressionantes.
- Kishimoto treinou muito desenho de mãos e pernas em diferentes ângulos quando estava no colégio.
- Kishimoto acha que há um bom equilíbrio entre clichês Shonen básicos e originalidade na obra de Kishimoto.
- Kishimoto queria mudar muitas coisas que havia estabelecido em Naruto, mas não conseguia.
- Togashi diz que desde que ele não quebre as regras fundamentais para a história, ele não terá problemas.
- Kishimoto é um grande fã de Yu Yu Hakusho e Hunter x Hunter.
- Kishimoto considera que as maiores qualidades da obra de Togashi são sua capacidade de surpreender o leitor com cenas inesperadas e mostrar o quão ameaçadores são os inimigos, ele também considera gênia a forma como Togashi retrata expressões de surpresa e pânico e estou detalhadamente quando estava desenhando Naruto.
- Kishimoto frequentemente reler Hunter x Hunter.
- O Kage Bunshin foi inspirado na técnica Ankoku Yōrōjin de Suzaku, de Yu Yu Hakusho, que Kishimoto considerou uma ideia genial.
- Hiei era o personagem favorito de Kishimoto.
- Sasuke é fortemente inspirado no Hiei. Kishimoto buscava fazer um personagem "cool".
- O Sharingan foi baseado no Jagan de Hiei
Observação: Pensando nisso, o Amaterasu deve ter sido baseado nas Chamas Negras do Makai. - Kishimoto acha genial como as obras de Togashi são cheias de temas e ideias, como em cada batalha o motivo ou "truque" que levou à vitória ou derrota é bem explicado. Seus capítulos preferidos de Hunter x Hunter são os que cobrem Gon versus Genthru (o Bomber).
- Togashi não se considera um mangaká esforçado (até ele sabe disso), mas considera que sua habilidade de conseguir absorver as partes mais interessantes dos filmes, livros e mangás que ler e expressar do seu próprio jeito.
- Togashi simpatiza com Kishimoto porque vê nele a mesma capacidade.
- Togashi e Kishimoto analisaram arduamente técnicas narrativas que gostam.
- Togashi tinha grandes esperanças para o futuro de Naruto (pobre homem).
Entrevista 2016. Jump GIGA. Essa foi organizada pelo primeiro editor de Naruto e HunterxHunter, Kosuke Yahagi a pessoa que eu considero ter sido responsável pelo sucesso de Naruto. Infelizmente agora ele é editor Chefe da Jump GIGA.
Essa é a Primeira Parte da Entrevista. - Togashi diz que começou a fazer mangás porque gostava de desenhar, Kishimoto idem.
- Togashi considera a arte e a composição do Kishimoto incríveis.
- Kishimoto gosta de experimentar com distância , ângulos e foco, sua inspiração é Katsuhiro Otomo (criador de Akira).
- Kishimoto acredita que em termos de pura habilidade de ilustração, mangakás não podem superar animadores, pois eles possuem uma quantidade superior de materiais e tem que se preocupar com ângulos e tipos de focos diferentes.
- Togashi concorda, pois animadores podem fazer vários tipos diferentes de arte, enquanto mangakás tem que se ficar em um único desenho
- Kishimoto considera Satoshi Kon (Paprika e Perfect Blue) um gênio em termos de desenho.
- Kishimoto diz que ama desenhar, mas depois de ter desenhando semanalmente por 15 anos, ele não quer mais tanto desenhar assim.
- Kishimoto acredita que mundo de fantasia devem ser relacionáveis com o mundo real.
- Kishimoto acredita que personagens devem ter problemas compatíveis com os do mundo real para serem relacionáveis, ele acredita que é um erro dar a um personagem problemas que só podem existir naquele mundo.
- Togashi concorda com ele.
- Togashi adora quando um mangá abre explicando o mundo na primeira página, mas segundo Kishimoto juízes de prêmios de mangá não gostam disso, Togashi ironiza isso.
- Togashi considera fácil construir um mundo realista com detalhes fantásticos, como ele fez em YuYu, pois pode colocar coisas do mundo real
- Em Hunter x Hunter ele tentou algo novo.
- Togashi colocou muitos elementos da sua adolescência em Hunter x Hunter, isso não é contemporâneo, mas como é um mundo de fantasia ele não se preocupa e isso é uma vantagem de fazer um mundo fantástico.
- Togashi considera perigoso quando tentam expressar mundos fantástico de vídeo game em manga pois se você tentar aplicar o que torna um jogo divertido em um mangá, não vai funcionar, não tem como reproduzir o sentimento de um jogo em um mangá, pois as coisas que os fazem interessantes são diferentes.
- Kishimoto completa dizendo que é mais difícil fazer o leitor ter empatia com o personagem de um mangá que de um jogo.
Observação:Acho que os dois não são muito fãs de Isekais e novels. - O Editor considera obras que se passam em mundo de jogos chatas, ele sente que falta algo e concorda com o argumento de Kishimoto.
- Togashi considera que a coisa mais importante em um mangá são relações de personagem interessantes e personagens relacionáveis.
- Kishimoto acha que é importante procurar fontes de inspiração em todos os tipos de mídia.
- Para Togashi, se os personagens de uma história são carismáticos e a história é divertida de ler, o mundo não importa tanto, Kishimoto concorda.
- Mesmo assim os dois consideram divertido criar seu próprio mundo.
- Kishimoto busca criar uma história com que pode se relacionar, por isso nunca escreveria sobre baseball, ele diz que uma história sobre algo como um esporte de nicho tem que ter personagens interessantes para que as pessoas se interessem pelo esporte.
Observação:Togashi é um fã de baseball acho que ele não concorda com Kishimoto nessa, mas preferiu ficar quieto. - Kishimoto diz que se deve primeiro focar nos personagens, para depois explicar o mundo.
Observação:Ele errou isso completamente em Samurai 8. - Togashi não se achava um bom desenhista quando criança até que um desenho seu foi escolhido para uma exibição.
- O mesmo com Kishimoto, ele ganhou vários prêmios por seus desenhos.
- Os dois gostavam de receber elogios dos outros pelos deus desenhos, Kishimoto desenhou um peixe dourado nadando no primário e foi elogiado por uma garota (ele lembra disso até hoje).
- Togashi acredita que em Kishimoto está no mesmo nível do Miyazaki em desenhar movimento.
- Ikemoto começou a desenhar falsificando stickers.
Observação:Isso explica muita coisa - Togashi ainda tem muitas coisas que deseja criar, ele nunca imaginou que HunterxHunter fosse ter tantas pausas e durar tanto.
- Kishimoto diz que está fazendo pesquisa para sua próxima série.
Observação: Ele estava falando de Samurai 8.