Eu gostava do clima tenso do clássico, porém prefiro o shippuden.
Eu acho que no shippuden as coisas ficaram melhor estruturadas e o próprio Kishimoto entendia muito melhor quando fazia uma luta. Aí, ao invés de fazer algo muito no achismo, ele fazia mais baseado no universo que construiu até então.
No shippuden temos algumas boas estratégias, só no final que isso acabou caindo um pouco mais.
O que mais me incomodou foi o fato de que no clássico tu parecia não querer usar tudo de uma vez e por isso tinha que, muitas vezes, fazer truquezinho. Um bom exemplo disso é o Kakashi segurando até os 40 do segundo tempo pra lançar um chidori no Zabuza. No shippuden Kakashi usa chidori pra carregar o barbeador praticamente.
Mas isso eu acho que é só um reflexo do que eu mesmo falei antes. Kishimoto foi conhecendo o próprio mundo e fazendo de acordo.
Pode ver em qualquer mangá longo, o começo sempre tem um ar diferente do final, pois geralmente os autores não tem tanto conhecimento sobre o mundo. One piece mesmo foi assim, o haki do armamento foi uma manobra pra poder baterem em logias. Foi pensado até que relativamente cedo pra One Piece, mas esse relativamente cedo deve ter sido lá pelo capítulo 200.