Por que o Kakashi não pode usar o Susano’o?Simples. O Kakashi não pode usar o Susano’o pelo mesmo motivo pelo qual ele não pode usar o Kamui ou qualquer outra habilidade que depende do Sharingan ou do Mangekyou Sharingan, porque todas essas habilidades são parte de uma Kekkei Genkai que já não está mais em sua posse. Ninguém pode usar uma habilidade do Sharingan ou do Mangekyou Sharingan sem possuir o Doujutsu, nem mesmo os membros do Clã Uchiha. No mangá da Sarada, por exemplo, o Sasuke não foi capaz de usar o Susano’o até recuperar os poderes do seu Mangekyou Sharingan. A regra é essa para qualquer outro personagem. Portanto, o que impede o Kakashi de usar o Susano’o atualmente é a
ausência do Mangekyou Sharingan.
Na primeira página da seção de técnicas de todos os Databooks de Naruto há uma explicação sobre como ler os perfis das técnicas que seriam descritas a seguir. No geral, as técnicas podem receber uma ou duas classificações, de acordo com as suas particularidades. A primeira classificação diz respeito ao efeito que a técnica causa no alvo, que pode ser três: Ninjutsu, Taijutsu, Genjutsu. Já a segunda classificação diz respeito aos requisitos necessários para usar a técnica, que pode ser seis: Kekkei Genkai, Kekkei Touta, Kekkei Moura, Hijutsu, Senjutsu e Fuuinjutsu.
O Susano’o, seja no Terceiro ou no Quarto Databook, sempre foi classificado como Kekkei Genkai, o que quer dizer que uma herança sanguínea é necessária para usar a técnica, no caso, sabemos que é o Mangekyou Sharingan, um recurso que o Kakashi não possui atualmente.
Despertar a técnica não é o suficiente. Do contrário, o Kakashi poderia usar o Kamui só porque já despertou essa técnica, mesmo sem possuir o Mangekyou Sharingan. O que possibilita o uso da técnica sempre se fará necessário.
”Ah, mas e o caso do Madara?”Isso não foi explicado no mangá ou em qualquer outra mídia que eu conheça, então é de duas, uma: erro de roteiro ou conveniência de roteiro,
simples assim. Isso é muito comum em Naruto e, na verdade, em qualquer obra. Os selos de mão, por exemplo, são inicialmente estabelecidos como estritamente necessários para a execução de uma técnica específica, mas com o decorrer da obra, esse detalhe simplesmente deixou de existir sem explicação alguma. Por causa disso, nós, os fãs, passamos a criar hipóteses para justificar o que foi mostrado, ao invés de simplesmente aceitarmos que o autor ignorou esse detalhe sem querer ou, às vezes, até de propósito. Em relação ao Madara e qualquer outro personagem que tenha utilizado alguma habilidade dependente de uma Kekkei Genkai sem possuía-la, se não foi dada uma explicação oficial, segue o mesmo raciocínio: erro/conveniência de roteiro.
É uma explicação fácil, simples e até sem graça, mas acredito ser a mais consistente. Quando o autor realmente quer mostrar se algo é ou não é possível sob uma certa condição, ele faz questão de explicá-la, como no caso do Madara invocando o Gedou Mazou. Por outro lado, quando acontece sem qualquer explicação, precisamos aceitar que foi apenas uma conveniência do roteiro. Era mais fácil fazer o Madara usar o Susano’o, bem como as habilidades do Rinnegan, ainda que sem os olhos, do que criar novas habilidades que embora não fossem Kekkei Genkai, fossem tão eficientes quanto uma. Toda a busca do Madara por poder não faria sentido se ele fosse capaz de absorver chakra e usar avatares de chakra independente dos seus Doujutsus que ele tanto evoluiu.
Enfim, o mangá é cheio dessas… cabe a nós definirmos o que faz sentido de acordo com as regras estabelecidas pela obra e o que foi apenas uma conveniência ou erro de roteiro.