Que bom que tem alguém que pegou a ideia, desculpe mas vou ter que dar uns Spoilers.
Basicamente, os eldianos surgiram numa era Medieval, e com isso essa raça fez o que qualquer tribo humana faria com aquele poder, dominaria o maior território possível. E com isso obviamente veio os massacres, estupros, a semente de Ymir formou cada vez mais raízes e se espalhou de forma continental.
As filhas de Ymir conseguiram passar o poder perfeito Tita para pelo menos 9 filhos seus. Cada um dos Titãs possuem traços da própria Ymir.
Isso originou Nove Casas, Famílias que possuíam Titãs Racionais em suas tropas. Além disso, eles eram descendentes muito puros de Ymir, tão puros quanto a Família Fritz.
Assim como Zeke fez, ao utilizar seu próprio fluido em outros Eldianos, essas Familias poderiam controlar tropas de Titans Puros.
Claro, houve muitos conflitos internos, Marley aliou-se aos Tyber e os dois se aproveitaram de quando o Rei Fritz criou as Muralhas e abandonou seu império.
Após esse colapso, as Familias buscaram todas se aliar logo a Marley, mas foram enganas e trancadas em guetos, a única benificiada foi a que estava ao lado deles desde o início.
O Tita de Ataque foi o que sempre lutou por liberdade, ou seja, ele nasceu como um neto de Ymir, e esse foi o Herdeiro do Ódio de Ymir, ao contrário dela, ele não obedece a ninguém e sempre segue a Liberdade. Esse Herdeiro tinha um poder peculiar, o de prever o futuro. Não atoa, o Eren nasceu justamente na época que Paradis estava sendo ameaçada.
Todo o conhecimento acumulado do Tita que Eren possuiu nesse momento do mangá, já estava na Mente desse primeiro herdeiro. Por isso o Herdeiro sempre se manteve, mesmo que na sombra, lutando pela liberdade do povo Eldian.
Esperando o momento certo de agir, ele manipulou os usuários do seu Tita por gerações.
Eren, depois de ter acesso ao sangue real, se tornou a própria encarnação do Tita de Ataque. O Espírito de Vingança contra o mundo cruel, e a própria Ymir aceitou sua oferta e concordou com tudo.
No passado, o Rei Fritz se acovardou de seu dever e fugiu da responsabilidade de lidar com seu povo. Não libertou Ymir, não anulou o poder Tita, não fez nada, apenas deixou a maior parte de seu povo sofrer.
Obviamente, Herdeiro do Tita de Ataque foi contra aquela utopia idiota do Rei, explicou a consequência de seu atos, mas o Fritz resolveu escolher deixa a raça de Eldia sumir do mapa.
Desde então esse Tita foi considerado um Demônio, como a personalização do mal, por contrariar as decisões da Família Real e tentar o Rei para o mal.
Dificilmente a Família Real contaria que um Demônio deu Origem ao poder Titã, Ymir e suas filhas eram tratadas de forma religiosa e sagrada. Mais tarde, Marley soube dessa história e a adaptou.
Traços como Nariz e Orelhas pontudas, Mandíbula protuberante e por vezes barba, são características que ambos o Tita de Ataque e Demônio da Terra possuem.
A forma como o Demônio oferece a Fruta a Ymir faz referência ao pecado original, onde seres puros consumiram o Fruto que lhe deu conhecimento do Bem e do Mal.
Clara referência ao Eren tentando Ymir, e conseguindo.
O Eren inclusive relembra o ato de Ymir libertar os porcos, oq significa que ela tinha esse sentimento de liberdade, mas o tinha abandonado.
Eren não estava 100% errado, afinal ele viu o futuro e sabia exatamente oq poderia acontecer.
Graças as merdas que a Família Fritz fez por toda a história, o mundo INTEIRO tinha ódio e desejava a destruição de Eren e sua Raça, incluindo Eldianos de fora das muralhas.
Oq ele deveria fazer? Usar um estrondo parcial e poupar os inocentes? E as gerações futuras que viriam cultivando ódio contra os Eldianos graças a toda destruição já causada?
Eren tinha acesso as memórias do passado e do Futuro, ele tomou a única decisão que não acabaria com sua Liberdade. Ele acabou virando literalmente um Demônio, tanto na aparência quanto nos atos. Ou, como vimos no último cap, o Deus da Destruição.
Por isso gosto de SNK, tem coerência, mostra a realidade do ser Humano.