1) Obito está descontrolado e vulnerável;
2) Minato cria uma estratégia levando em consideração o item 1 + sua marcação gravada no Obito;
3) Minato descobre que sua marcação desapareceu do Obito, algo impossível, ele fica tipo WTF?
4) Minato se reorganiza, cria uma estratégia levando em consideração que a marcação desapareceu + o item 1
5) Obito recupera o controle, inutilizando a estratégia do item 4, e começa a atacar de forma estratégica e com poderes desconhecidos;
A primeira estratégia do Minato falhou porque ele não sabia que sua marcação no Obito havia desaparecido (fator falta de informação crucial), a sua segunda estratégia não funcionou porque o Obito recupereu o controle sobre o Juubi (imprevisibilidade). Dá não, só a falta de informação tem um peso enorme na efetividade de uma estratégia, somando com a imprevisibilidade, nem Shikamaru daria conta.
E o que fez a estratégia do Naruto funcionar contra o Obito foi exatamente a mesma coisa… fator imprevisibilidade + falta de conhecimento. O Obito não sabia que estava incapaz de usar o Kamui, assim como não sabia que Senjutsu seria efetivo contra ele. Depois de saber sobre isso, essa estratégia não funcionou mais.
Para que as estratégias funcionem, algumas condições precisam ser cumpridas. Se pegarmos a cena do Obito tentando destruir a Aliança Shinobi com as 4 Bijuudamas, podemos notar que vários personagens pensaram em alguma coisa, o problema é que nenhum deles à exceção do Naruto tinha recursos o suficiente para criar a estratégia mais efetiva.
Kitsuchi: Doton da Aliança Shinobi, mas isso não os salvou nem de uma única Bijuudama… imagine lidar com quatro.
Tobirama: Hiraishin nas Bijuudamas, mas como apenas ele e o Minato podiam fazer isso, ainda faltariam duas.
Hashirama: Jukai Koutan para desviá-las, mas o Obito levantou uma barreira, inutilizando a estratégia.
Minato: Teletransportar a Shinjuu, se livrando das 4 Bijuudamas de uma vez, mas Obito iria impedi-lo.
Sasuke: Usar o Kuchiyose Reverso, mas isso não salvaria a Aliança Shinobi, apenas ele, Naruto e os Hokages.
Todo mundo pensou em algo, mas só o Naruto tinha recursos o suficiente para criar uma estratégia com 100% de efetividade.
Quando o Minato obteve os recursos necessários para formar uma estratégia efetiva, ela funcionou perfeitamente:
Então eu não acho que o intelecto do Minato foi reduzido na guerra porque a maioria das suas estratégias falharam por falta de recursos externos à parte das capacidades intelectuais, seria como dizer que o Shikamaru ficou burro porque não conseguiu pensar em nada em certos momentos cruciais do combate quando na verdade simplesmente faltavam peças para completar o quebra-cabeça. Enfim, isso aconteceu praticamente no mangá inteiro... com Minato, Shikamaru, Jiraiya, Tobirama, Kakashi, Naruto, Sasuke, 5 Kages, e a lista continua.