Na minha opinião, a Tsunade ser derrotada por um único dos Seis Caminhos de Pain que não seja o mais poderoso é um pouco incoerente com o
Power Scalling estabelecido pela obra, especialmente na existência de fontes que, embora eu não possa confirmar a veracidade delas, dizem que ela seria um páreo duro para o Caminho Deva. O que, mesmo se não for, é algo coerente com as ações do Caminho Animal (segundo mais poderoso) em seu confronto contra o Jiraiya, que deduziu que todos os Sannins Lendários possuíam alguma habilidade problemática o suficiente para forçá-lo a usar os outros caminhos para conseguir a vitória.
Aliás, se essa tal entrevista do Kishimoto sobre um combate entre a Tsunade e o Caminho Deva não for
fake news, seria bem similar ao que aconteceu com o Madara, que também esbravejou com a Hokage, mas acabou voltando atrás em suas palavras. A diferença é que o Uchiha era alguém mais poderoso do que o Nagato em seu poder máximo, tinha moral pra chamar qualquer um inferior ao Hashirama de fracote.
Sobre as habilidades de combate de cada um...
A Tsunade tem força o suficiente para destruir o Caminho Asura com um único golpe, desde que o seu Tsuutenkyaku é capaz de lidar com o Susanoo, uma defesa muito mais poderosa. A armadura do Pain, por outro lado, já foi superada (também entende-se como severamente danificada) por ataques bem menos poderosos, como o Bubun Baika do Chouza, o Raikiri do Kakashi e o Senpou: Rasengan do Naruto no Modo Sennin, que provavelmente não seriam capazes de causar danos mínimos no Susanoo. Além disso, no arsenal da Godaime também temos o Ranshinshou e o Zesshi Nensan (e sua versão amplificada pelo Byakugou) que também seriam úteis, mas desnecessários até que a força da Princesa das Lesmas seja insuficiente.
O Caminho Asura também possui as suas ofensivas… uma força física grande o suficiente para arrancar o braço do Jiraiya no Modo Sennin e esmagar a garganta do Ero-Sennin quando ele retornou ao normal. O Kaiwan no Hiya destruiu uma rocha, os mísseis causaram uma grande destruição em Konoha, possível ver à distância, enquanto o canhão de chakra era potencialmente capaz de matar o Killer Bee em sua forma normal. Além dos Receptores Negros, é claro.
Particularmente, eu não acho que isso seja o suficiente para matar a Tsunade. O Souzou Saisei recebeu um enorme
hype (acompanhado por feitos) desde a sua primeira aparição, surpreendendo até o Orochimaru. Mais
hype (novamente acompanhado por feitos), no Tensou da Mabui, que praticamente mostrou que a Tsunade
através da sua técnica de regeneração e o Yondaime Raikage eram
quase tão
tanker body quanto o Sandaime Raikage. E ainda mais
hype (com feitos ainda mais sólidos), quando o Madara comparou a habilidade da Hokage com a do Hashirama. E por fim,
feats brutos, através do combate entre o Uchiha e as Bijuus, que apanhou feito um condenado na primeira rodada, mas considerou que mesmo todos aqueles ataques não eram letais,
careciam de poder de finalização por causa de um poder de cura daquele nível. Do mais, a Katsuyu também é quase imortal, graças ao seu Daibunretsu (divisão), além de ter sido resistente o suficiente para proteger todos os habitantes de Konoha da segunda técnica mais poderosa e devastadora do Nagato, sob auxílio da sua mestra.
Em última análise, a Tsunade conta com três finalizadores claros que possuem fácil aplicação ao meu ver, especialmente em um cenário sem conhecimento, enquanto o Caminho Asura não tem nenhum relevante contra alguém capaz de
tankar o Yasaka no Magatama como se não fosse nada, uma técnica que foi classificada como a mais poderosa do Itachi para longas distâncias e potencialmente capaz de lidar com o Chibaku Tensei ao lado de uma Bijuudama e um Rasenshuriken, além de só ter sido superada pela defesa dupla do Doton: Golem de Oonoki e do Karura no Tate do Gaara, que mesmo individualmente eram defesas poderosas o suficiente para sofrer poucos danos contra o Bakuton do Deidara e o Jokey Boy do Gengetsu, respectivamente.
O Caminho Asura pode ter as suas chances de vitória através de uma boa estratégia, o que também é válido sobre a Tsunade. A Hokage já enganou o Madara, que enganou o Obito, que por sua vez, enganou o Nagato que só enganou o mesmo Jiraiya que a neta do Hashirama também enganou. Eu provavelmente me enganei com tantos enganos, porém, concluo que a Godaime pode ter até mais chances de
trollar o Pain do que o contrário.
É isso. Dois dos Seis Caminhos de Pain provavelmente conseguem vencê-la em um combate difícil, mas sem vitória garantida, a depender de quais sejam, enquanto três deles provavelmente vencem, desde que representaram uma ameaça para o Jiraiya no Modo Sennin, que considero superior a Tsunade, tal como o mangá também sugere.