Enfim tivemos o fim desse arco. Com mais pontos baixos do que altos, irei citar algumas situações.
-> Revelação do Uub ser o "salvador do universo" pelo Grande Supremo Senhor Kaioh não foi do meu agrado, como expus no tópico de rascunhos. Muito prematura essa revelação, sem contar a informação de "parentesco" entre Dai Kaioshin e a reencarnação do lado maligno de Majin Buu. Irão utilizar essa muleta de um possível sonho pra carregarem isso até o Budokai. Enfim, gostaria que fosse como na obra original: alguém ordinário que vai, aos poucos, percebendo a magnitude de seu poder graças ao gatilho puxado por Son Goku.
-> Confraternização: parece que todo fim de arco de Dragon Ball Super é a mesma coisa - sempre acaba em pizza. Nessa vez, porém, trocaram o churrascão na laje da Bulma por uma confraternização na casa do Satan. Um ponto que alguns não devem ter reparado, mas a Pan cresceu um pouco. Engraçado que, mostrado um quadro com as participações de Gohan, Trunks e Goten, os garotos permanecem a mesma coisa. Vão manter os garotos com esse aspecto infantil até quando? Goku, na primeira parte de Dragon Ball, mostrava evoluções e amadurecimento facial conforme os arcos se passavam, sem contar que o crescimento de seu corpo era presente, apesar de não ser exagerado - houve a mudança drástica apenas depois do time skip, mas as mudanças sutis sempre estiveram presentes, diferente de Trunks e Goten que, em certas ocasiões, parecem regredirem em tamanho.
-> Merus e consequências de sua morte: Dragon Ball sempre foi uma obra que encarou a morte de uma forma leviana, mas até aqui? Merus foi retratado em seus momentos finais como alguém com um peso suficientemente grande pra ser capaz de mudar a forma na qual Son Goku é escrito. Parecia, dessa vez, que o gatilho pro retorno do Goku definitivo havia sido acionado com a morte do anjo (esse Goku que só surgia com a aparição do Instinto Superior [precisa de uma transformação pro cara ser escrito de uma forma fidedigna ao que foi apresentado na obra original, santo Deus...]), mesmo que isso seja incoerente quando olhamos pra trás e vemos situações mais perigosas - mas Merus era sinalizado como alguém com um peso maior, sabe-se lá o porquê.
Entretanto, com a volta de Merus, isso tudo foi... pro lixo? Teremos uma continuidade de um Goku irresponsável ao extremo, que não aprende com seus erros e é escrito de uma maneira forçadamente infantil? É tão difícil seguir de uma forma congruente com o que foi estabelecido? Aguardemos, mas a expectativa é nula. Falando em expectativa, tive.a minha quebrada no encontro de Beerus e Whis com Daishinkan. O Sumo Sacerdote sempre foi muito pontual e sério no que abordava a perca de um anjo. Pra que, no fim das contas? Beerus e Shin, no qual ofereceu sua vida em prol da ressurreição de Merus, tal qual voltou sem poderes angelicais, apenas serviram de cavalinho para os dois Zenos. Quer dizer, mesmo quando exige uma seriedade um pouco maior, a obra insiste em utilizar alívios cômicos enquanto o churrascão come solto.
-> Design do Granola (hmmmmmm) é legal, e colorido achei melhor. Gostei da combinação das cores. Inventaram uma desculpinha fajuta pra sobrevivência do 73, tal qual está sendo recuperado, e teremos uma continuação linkada com o arco anterior (Moro).
Bom, o fato é que eu não tenho nenhuma esperança para que as coisas melhorem de uma forma significante em Dragon Ball Super, então acompanho somente em função do meu respeito pela obra original. Pode ser que haja picos bons e ruins, mas o título permanecerá uma porcaria.