Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionQual o melhor estilo de databook? EmptyQual o melhor estilo de databook?

more_horiz
Até o momento o universo de Boruto/Naruto apresentou três estilos de Databooks:

• Estilo 1:
Spoiler :

Esse estilo valoriza as habilidades básicas de um ninja:
→ Ninjutsu: mostra o conhecimento e habilidade em ninjutsu: técnicas ninja;
→ Taijutsu: mostra o conhecimento e habilidade em taijutsu: técnicas corporais;
→ Genjutsu: mostra o conhecimento e habilidade em genjutsu: técnicas mentais;
→ Inteligência: mostra a inteligência, o QI e a quantidade conhecimento;
→ Força: Mostra não só força de braços e pernas, mas a força muscular do corpo inteiro;
→ Velocidade: mostra a rapidez dos movimentos e a velocidade de reação;
→ Resistência: mostra a resistência e quantidade de energia que constituem a base do chakra, em outras palavras;
→ Selos: mostra o conhecimento e habilidades em selos usados para realizar jutsus.
O problema desse estilo, na minha opinião, é que ele mostra algumas coisas inúteis, por exemplo, que diferença o atributo força faz para Chiyo? Além disso há também umas coisas ambíguas, se resistência não mostra o chakra em si, mas sim a durabilidade/stamina não seria melhor chamar de durabilidade? O que exatamente o atributo selos representa?

• Estilo 2:
Spoiler :

Esse estilo mostra as transformações natureza que o shiboni domina: katon, fūton, raiton, doton, suiton, yin e yang além de mostrar se ele possui uma característica especial dentre: kekkei genkai, kekkei tōta, kekkei mōra, hijutsu, senjutsu, kuchiyose ou jinchūriki.
Essa é a pior representação possível porque ela parece mais uma lista de curiosidades do que algo realmente importante, por exemplo, que diferença faz saber que Tsunade domina suiton?

• Estilo 3:
Spoiler :

Esse estilo mostra os atributos básicos do ninja, algumas habilidades e suas técnicas principais e na minha opinião esse é o melhor modelo, mas ainda tem algumas falhas:
→ Ainda mostra atributos ambíguos ou inúteis
→ Mostra habilidades ambíguas como conduta ao invés de valorizar apenas as principais habilidades do ninjas.

Qual modelo você gosta mais? Como seria seu modelo de databook?

descriptionQual o melhor estilo de databook? EmptyRe: Qual o melhor estilo de databook?

more_horiz
Prefiro o modelo 2, porque embora não dê pra usar como argumento nos padrões de discussões dos fóruns, ainda levanta muitas possibilidades no universo Naruto para os fãs. Por exemplo, que jutsu suiton Tsunade usaria numa comparação aqui? Nenhuma seria aceitável. Por outro lado, dado seu controle e grandes reservas é possível supor grandes volumes de água de várias formas, atiça a imaginação e eu gosto disto.

No 1º modelo, eu não gosto da ideia de estatísticas. Primeiro que não são valores exatos, como eles deixam bem claro, outra que é um achismo do autor que no fim tem pouca relevância prática se usado isoladamente sem outros feitos embutidos para reforçar sua ideia. É dito que os valores estão sempre mudando e são baseados nos feitos do ninja no decorrer de sua jornada, mas nós não podemos ter nossa própria opinião sobre tais acontecimentos porque muitos desses não são mostrados. Imagine um ninja médico muito habilidoso, como a Sakura, só que por seguir a regra de sua função, fica na retaguarda da equipe e demonstra pouco de suas outras maestrias, o resultado de seus números como combatente ficariam baixos apesar de habilidosa ou então uma equipe sem oportunidade de ter um combate que exigisse seu máximo, por exemplo.

No 3º modelo da fanfic mal feita de Boruto, no que difere-se do 1º, é completamente inútil. Pra que mostrar uma lista pífia de habilidades que já sabemos? Nos modelos de Naruto tem algo como "melhores jutsus", o que é praticamente a mesma coisa, só que mais objetivo.

Em Naruto também tinha aquilo de "Potencial e Capacidade", até que parecia interessante, só que vi pouca utilidade nisso, no máximo serve para ajudar a atestar a evolução de alguns ninjas, como a Hinata, que tinha 4/5 estrelas em potencial.

Lista de curiosidades é uma das parte mais interessantes dos guia, ao menos pra mim. Em jutsu ou resumo do ninja é praticamente a mesma coisa que já tá no mangá, só que de forma resumida e talvez mais clara.

descriptionQual o melhor estilo de databook? EmptyRe: Qual o melhor estilo de databook?

more_horiz
Particularmente o segundo que tu mostrou é o que eu mais gosto, mas o primeiro é sem dúvidas o melhor. Acho que uma junção dos dois seria 10.
O último eu não gosto muito, embora ele dê valores mais exatos, é errôneo até por já não ser mais interessante os valores que ele mostra. Mostra a força base do Naruto, mas a força dele com o modo Kurama ou sennin é dezenas de vezes maior... Ele perde espaço colocando pontuações inúteis pra esse nível de progresso, parece uma cartinha.
Seria mais fácil colocar frases como o primeiro ali ressaltando alguns pontos e etc.

more_horiz
Também prefiro o 2, as pontuações de status são muito :aliens: e várias vezes contradizem o mangá, enquanto o Databook dos elementos mostra um potencial pro personagem e suas limitações na época

more_horiz
Eu gosto do 3. Ele só pecou pela falta de algo explicando como interpreta-lo, já que ele não é de fato um DB.

Uma maior numeração de pontos e que tem peso diferente por nível ninja é ótimo, coloca cada patamar em seu quadrado. Colocar o grau de proficiência em algumas habilidade com estrelas (tipo shurikenjutsu) e listando alguns jutsus, alguns até não mostrados (tipo Moegi).

Do primeiro eu gosto dos textos, mas eles em si acrescentam pouca coisa. A pouca numeração para as pontuações sempre deu dor de cabeça e por isso ele não é meu favorito.
O segundo eu ignoro, aberração. :math2

more_horiz
Eu gosto das pontuações do estilo do Databook 3. Mesmo sendo vago, é excelente para comparar atributos específicos entre personagens.

Última edição por Maria Ângela em Seg 28 Dez 2020, 19:30, editado 1 vez(es)

more_horiz
O primeiro é bem completinho, mas o gráfico é beeem dúbio, não dá pra confiar nem 70% nessa estatística. O segundo é bem mais compacto, não tem lá muita coisa, então não sei muito o que dizer sobre ele; digamos que é... objetivo(?). O terceiro tem valores fechados mas a interpretação é complicada, além de mostrar umas habilidades que todos sabemos que o Naruto possui, bem inútil.

more_horiz
Eu preferia o primeiro por trazer mais informações, mas o segundo é bastante interessante. É uma pena, por exemplo, não termos os dados de Pain, Konan e diversos outros personagens interessantes porque o estilo do databook mudou. Ao menos pudemos saber que certos personagens tem potencial pra usar Genjutsu e outros tem elementais que nunca serão usados, pelo estilo de luta de cada personagem.
O problema do primeiro é que ele tem uma numeração muito baixa, o que dá margem pra mais dúvidas que respostas.

No demais é isso, o terceiro parece até fanmade, lembra aquelas cartinhas pirateadas de Pokémon onde um Pikachu e um Pokémon Lendários tinha pontuações parecidas.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos