O Kakashi é um Shinobi bastante poderoso, independente da sua versão. Isso é algo que sempre foi deixado claro na obra, ele sempre foi colocado como alguém acima da maioria, como um ninja especial, um verdadeiro prodígio. Ele não tem apenas citações, o Hatake também conta com muitos feitos que comprovam a sua genialidade e seu alto nível como Shinobi. Mas, após o final de Naruto, Kakashi não voltou a ser explorado canonicamente, então tópicos desse tipo não fazem sentido a não ser que consideremos novels e o anime de Boruto, que são as únicas mídias oficiais que o Rokudaime Hokage foi explorado de alguma forma. Caso queiram se limitar ao mangá, é basicamente impossível afirmar se o Kakashi é mais forte ou mais fraco, afinal, vocês não possuem material para afirmar nada disso. É óbvio que o Kakashi não ficou parado após o fim da Quarta Grande Guerra Ninja, ele não ia perder o Sharingan e o Raikiri e simplesmente aceitar ficar com esse déficit. Porém, como eu disse, Kakashi ainda não teve a chance de ser explorado no mangá de Boruto. Resumindo, quem tá se baseando no mangá de Boruto para afirmar que o Kakashi está mais fraco já começa errado, pois essa é uma afirmação sem base em nada.
Contudo, nas únicas mídias oficiais em que o Kakashi foi explorado (anime e novels), ele mostrou habilidades bastante poderosas e, ainda por cima, foi afirmado que ele é alguém mais forte que a sua versão que enfrentou Obito e Madara, ou seja, a sua versão com um Mangekyō Sharingan. Acho que não há dúvidas que, apesar de não serem 100% canônicas, citações em novels valem mais do que a opinião sem fundamento dos fãs, certo? Então quem acredita que o Kakashi Hokage é mais poderoso que a sua versão com um Mangekyō Sharingan não está errado, porque isso foi afirmado em uma mídia oficial. É melhor do que acreditar em opiniões de pessoas aleatórias que não possuem embasamento em literalmente nada. Se no mangá de Boruto for mostrado que o Kakashi não voltou a ser tão forte quanto costumava ser, beleza, a novel estava errada, mas até lá, as pessoas que acreditam no que foi dito em Kakashi Retsuden não estão erradas, principalmente levando em conta que Boruto tem muita tendência a usar informações e acontecimentos das novels para construir a história.
Essa é a minha opinião. Novels e anime > Afirmação de fã sem fundamento.