@Rhaizen os elementos em Naruto não seguem essa lógica de Natureza, é mais uma coisa de propriedade.
Doton - Aumenta a dureza e altera a composição das coisas.
Raiton - Aumenta o poder de penetração e concede capacidade de eletrocussão.
Futon - Aumenta o poder de corte.
Katon - Aumenta a temperatura.
Suiton - Altera a forma do chakra.
E quando os chakra são fundidos eles aparentemente não juntam suas qualidades, mas sim formam uma nova, por exemplo, o Hyouton parece mais com Doton que com Futon, já que não mostrou nenhuma capacidade especial de penetração, mas é muito duro e resistente a calor. O Kishimoto simplesmente se baseia nos conceitos.
O que é o Jinton? Ele obviamente é baseado no conceito do "Vazio" da filosofia esotérica japonese que eles ligam aos ninjas, a palavra para "Jin" de Jinton não significa apenas poeira, mas também significa "Mundano", "Vida Mortal", "Impuro", basicamente tudo que se remeta ao nosso mundo, mundo material, enquanto o "Vazio" da filosofia japonesa se refere a tudo do "Outro Mundo", o "mundo dos mortos", "mundo das ideias", "céu", "paraíso", e considerando que o nome da técnica do Onoki se chama "Desprendimento do Mundo Primitivo", esse "Mundo Primitivo" se refere diretamente ao conceito budista de mundo. No Ninjutsu (o real, não o de Naruto) eles usam o "Vazio" para se referir, veja só, a energia subatômico que mantém os átomos unidos.
Kishimoto se baseia na filosofia esotérica japonesa, não nos elementos clássicos ocidentais, por isso em Naruto Terra > Água. No esoterismo japonês Terra > Água pois a Terra pode obstruir a passagem da água (grandes pensadores).
Por que Terra, Fogo e Vento? Aparentemente no esoterismo budista água está mais ligada com o metafisico, eles consideram a água algo puro, e lugares com água purificados e com poder de limpar o espirito. Dada a simbologia da técnica, de ser algo ligado ao mundo mortal impuro, faz sentindo o Kishimoto ter desconsiderado o elemento.