@L escreveu: - Naruto x Pain é uma das lutas mais incoerentes e forçadas em favor do protagonista;
Sabe porque ao meu ver o público aceita melhor Naruto x Pain... Porque foi algo que ja se esperava. Todo mundo só queria ver o Naruto chegando para enfrentar o Pain, porque o cara mata o Jiraiya, mata o Kakashi, destrói a vila inteira e ainda tenta matar a Tsunade, pô todo mundo só queria ver Naruto com o sangue nos olhos.
Nagato em nível está acima do Naruto SM, mas Kishimoto até que construiu bem. Konoha enfrentou e deu uma nerfada considerável no Nagato. Naruto recebeu informações cruciais, se preparou previamente e levou ajuda externa para lhe auxiliar no combate. Mesmo assim o Naruto SM em si foi completamente subjulgado, precisando apelar para a Kyuubi e todo o contexto em que isso ocorreu ao meu ver foi maravilhoso (Hinata se suicidando, Minato aparecendo para impedir o Naruto de perder o controle, Tendo sozinho tendo de lidar com a Kyuubi descontrolada e etc).
Nagato era o vilão mas sofria as consequências de seus atos. Ele matou o Jiraiya? Beleza, mas depois precisou enfrentar uma vila que conhecia seus principais segredos, além de Fukasaku e Shima terem sido cruciais para o preparo de Naruto... E assim foi, cada ação absurda do Nagato lhe trazia uma consequência.
Acho até que algo do genero faltou na guerra, pois na guerra os personagens principais não possuiam limites...
Madara enfrenta os 5 Kages e sai ileso, enfrenta o Naruto e sai ileso, enfrenta o Hashirama e fica mais forte, enfrenta Obito e fica mais forte, enfrenta Naruto e Sasuke e fica mais forte ainda...
Obito enfrenta Naruto e fica mais forte, enfrenta os Hokages e fica mais forte. Obito só foi sofrer alguma consequência após enfrentar o Naruto.
Naruto enfrenta os Bijuus e fica mais forte, enfrenta o Obito e fica mais forte, enfrenta o Madara e fica mais forte e por ae vai.
Isso é, os protagonistas do arco fizeram praticamente tudo oque fizeram, muitas vezes se fuderam todo e só ficaram mais forte, parece que Kishimoto removeu qualquer consequência de ações, todo mundo apenas se beneficiou em cima dos secundarios, tirando completamente o peso das ações dos personagens.