Na minha opinião, o Gaara não é subestimado. Vejamos os combates do Kazekage na Parte II:
* Deidara (manteve o combate, mas perdeu mesmo possuindo a vantagem geográfica);
* Sasuke (manteve o combate, mas só conseguiu um impasse com a vantagem numérica, ficou sugerido que não venceria);
* Rasa (venceu, com vantagem geográfica);
* Mū (seria derrotado sem a intervenção do Naruto, mesmo possuindo não só vantagem geográfica, como também a vantagem numérica);
* Gengetsu (venceu com vantagem geográfica e numérica, além da ajuda do Rasa e do próprio Mizukage);
* Madara 1 (seria derrotado sem a intervenção do Naruto em um primeiro momento, e sem a intervenção do Raikage e da Tsunade em um segundo momento, apesar de possuir vantagem geográfica e numérica);
* Madara 2 - batalha dos 5 Kages (foi derrotado com vantagem geográfica e numérica);
* Madara 3 - batalha contra os Bijuus (foi derrotado mesmo com vantagem numérica);
* Madara 4 - Jinchuuriki (não venceu mesmo com vantagem numérica);
De nove combates, o Gaara teve vantagem geográfica, numérica ou de outro tipo em 100% das ocasiões, mesmo assim, só venceu contra dois adversários:
1) Rasa (Kage Baixo comum), tinha vantagem geográfica, mas compensa pelo adversário ser counter, então foi um combate justo, já que cada um tinha suas vantagens;
2) Gengetsu (Top Kage Médio), que apesar de também possuir um fator counter, foi ignorado completamente pela vantagem geográfica, até aqui seria um combate justo. Mas o Kazekage também teve outras vantagens que desequilibraram as coisas, como o Sakin do Rasa, além das informações do Oonoki e do próprio Mizukage, e mesmo assim enfrentou sérias dificuldades para vencer;
De resto, o Gaara foi derrotado pelo Deidara e só não perdeu para os outros porque alguém apareceu para salvá-lo, e olha que os inimigos nem possuíam vantagens tão claras quanto a do Kazekage.
Daí, é possível entender que…:
* Gaara pode ser capaz de vencer um Kage Baixo comum em um combate justo, sem vantagens para qualquer lado, só com a areia da cabaça.
* Gaara pode ser capaz de vencer um Top Kage Médio, mas isso pode requerer muitas vantagens (estar em um deserto, conhecimento, receber ajuda de terceiros).
Baseado nisso, a posição mais adequada para o Gaara oscila entre Top Kage Baixo e Kage Médio comum, a depender de vantagens ou desvantagens.
Se consideram que os ninjas classificados como Jounin de Elite podem vencê-lo, podemos considerar como subestimação. Particularmente, não me recordo de ninguém fazer isso. Por outro lado, se consideram que o Gaara pode vencer os ninjas classificados como Kage Alto, podemos considerar como superestimação. Isso é muito mais comum do que o caso anterior.
No geral, os personagens populares são justamente aqueles que são mais superestimados. Os fãs consideram ou o nível que eles foram realmente classificados na obra ou acima, raramente abaixo. Isso é para os personagens menos populares, um random da vida.
Já a sua versão pós-Quarta Guerra Ninja, o único recurso realmente novo que o Gaara mostrou foi o fluxo da natureza do Jiton através da Suna, que pode ser conferido em uma novel. De resto, no mais provável, suponho que seja muito mais uma evolução do nível de poder geral da obra do que do personagem em si, mesma coisa da Parte I (Clássico) para Parte II (Shippūden). Tipo, no enquanto na Parte II, o próprio Gaara tinha as calças sujas pelos meteoros do Madara, no The Last, até a Mei destruía meteoros com a mesma técnica que lá na Parte I era inutilizada completamente por uma mera parede de barro: Suiryuudan.