Particularmente, eu acho justo a consideração do estilo de combate e da personalidade de cada personagem nas análises comparativas. Isso é potencialmente capaz de revelar o verdadeiro nível de poder que os ninjas analisados poderiam ter dentro do universo do mangá e evita discrepâncias comparativas em relação ao que foi apresentado sobre eles na obra.
É claro que, para um personagem que foi pouco explorado e com má qualidade, podemos variar um pouco, mas este não é o caso do Sasori, que teve o seu estilo de combate bem definido e desenvolvido durante o mangá. Portanto, não vejo sentido em ignorá-lo, a não ser em uma situação atípica.
Sendo assim, o desenvolvimento dos combates do meu Sasori será como no mangá, ele começa com o Hiruko, sempre, se superado, eleva o nível, invocando a marionete do Sandaime Kazekage, adicionando o Satetsu somente quando as coisas estiverem complicadas e, por fim, só como último recurso/trunfo, usando a si mesmo ou o Akahigi: Hyakki no Souen.
Do mais, eu também vou evitar, ao máximo, classificar o resultado de um combate como “empate” ou “equilibrado”, porque como disseram, isso pode prejudicar a precisão das votações e, particularmente, acredito que seja apenas uma maneira de ficar em cima do muro para beneficiar um personagem, então só irei considerar em casos que eu realmente não consiga classificar um dos lados como vencedor sem precisar de criar uma estratégia bem elaborada.
Jounin de Elite:
Asuma e Shikamaru: Vence.
Boro: Perde.
Chiyo: Vence.
Darui: Vence.
Haku e Zabuza: Vence.
Hanzou: Vence.
Hashirama (Parte I/Clássico): Perde.
Hiashi: Vence.
Hidan: Vence.
Hiruzen (Parte I/Clássico): Vence.
Gaara (Parte I/Clássico): Vence.
Mangetsu: Vence.
Kakashi (Hokage): Perde.
Kimimaro (Parte I/Clássico): Vence.
Kitsuchi: Vence.
Rock Lee: Vence.
Shin: Vence.
Suigetsu: Vence.
Yamato: Vence.
Vence: 16 (84%).
Perde: 3 (16%).
A maioria dos personagens classificados como Jounin de Elite/Jounin Super não são tão ameaçadores para o Hiruko, portanto, mesmo se o Sasori for incapaz de derrotá-lo com esta marionete, é capaz de sobreviver tempo o suficiente para aumentar o seu nível de combate e conseguir a vitória.
No entanto, o Sasori não é imbatível nesta categoria e, em minha opinião, poderia ser derrotado por:
Boro: O Interno da Kara é dono de uma regeneração de altíssimo nível, sendo capaz de, inclusive, neutralizar venenos, o que é uma das principais armas do Sasori. Eu vejo chances moderadas do Akatsuki derrotá-lo com o Satetsu Kaihou, no entanto, este é um recurso atípico, portanto, levaria tempo até ser utilizado, de forma que o Boro poderia ser um verdadeiro problema por causa do seu Youton, que pode surgir até do subterrâneo. E o mestre de marionetes nunca mostrou uma grande mobilidade, então é improvável que fosse escapar em todas as ocasiões.
Hashirama: Hijutsu: Mokuton: Jukai Koutan é potencialmente capaz de destruir o Sasori em qualquer momento do combate. Sendo o estilo de combate do Hashirama, seria a primeira técnica a ser utilizada na batalha, enquanto o Akatsuki ainda estivesse com o Hiruko, que provavelmente seria destruído ou imobilizado, de forma a impossibilitar o prosseguimento do combate por parte do Sasori. Mesmo se o mestre de marionetes conseguisse progredir, ainda não vejo ele lidando com a técnica de assinatura do Shodaime Hokage.
Kakashi (Hokage): Se os feitos do Raiton: Shiden estiverem sendo considerados, não tenho dúvidas de que o Hatake venceria.
Kage Baixo
Caminho Animal: Inconclusivo.
Clã Hyūga: Vence.
Ginkaku: Perde.
Ino-Shika-Chou: Perde.
Jiraiya: Perde.
Kimimaro (Parte II/Shippūden): Vence.
Kinkaku: Perde.
Konan: Perde.
Mei: Perde.
Rasa: Vence.
Sakura: Perde.
Sasuke (Hebi): Perde.
Sete Espadachins da Névoa: Perde.
Tsunade: Perde.
Yugito: Perde.
Zetsu: Perde.
Vence: 3 (19%).
Inconclusivo: 1 (6%).
Perde: 12 (75%).
A maioria dos personagens classificados como Kage Baixo são muito ameaçadores para o Hiruko, sendo potencialmente capazes de finalizar não apenas a marionete, como o próprio Sasori dentro dela, portanto, se o membro da Akatsuki não elevar o seu estilo de combate rapidamente, provavelmente será derrotado antes de sequer revelar os seus maiores talentos.
Caminho Animal: O Sasori é incapaz de encontar o camaleão tanto quanto o Caminho Animal pode ser incapaz de finalizar o Sasori sem uma estratégia, portanto, vou considerar o combate como inconclusivo.
Ginkaku: De início, é um combate inconclusivo. O Ginkaku é incapaz de ultrapassar o Hiruko apenas com a sua Shichiseiken, mas também não acredito que ele seria derrotado pela marionete. No mais provável, ambos vão conseguir elevar o nível de combate, o Ginkaku com os seus poderes de Jinchūriki e o Sasori com a marionete do Sandaime Kazekage. A partir daqui, já não vejo chances de vitória para o ninja da Akatsuki, que será completamente incapaz de ultrapassar o manto de chakra do Kurama, mesmo com o Satetsu, que já poderia ser evitado por um simples escudo de chakra da Chiyo, de forma que seria apenas uma questão de tempo até o Ginkaku destruir qualquer marionete do Sasori.
Jiraiya: Eu não vejo o Hiruko sendo o suficiente para derrotar o Jiraiya, que é mais experiente do que o próprio Sasori e provavelmente mais ágil do que a Chiyo para evitar as armadilhas da marionete armadura. Por outro lado, nós vimos que o estilo de combate do Jiraiya é, aparentemente, baseado em chamas, óleo e técnicas capilares, de acordo com os seus combates em Amegakure. Em minha opinião, o Ranjishigami pode destruir ambos Hiruko e Sasori ao mesmo tempo. Mesmo supondo que o mestre de marionetes prefira começar em um nível de combate mais elevado por saber da ameaça que é enfrentar um dos Sannins Lendários, ainda vejo o Ero-Sennin lidando muito bem com as ofensivas do Sasori ao mesmo tempo que o Akatsuki enfrentaria problemas sérios para lidar com várias das técnicas do Jiraiya, em especial, o Doton: Yomi Numa e o Kuchiyose: Gamaguchi Shibari.
Kinkaku: É similar ao Ginkaku. A diferença é o Bashousen: Hi no Maki, que lhe permite controlar todas as 5 Transformações da Natureza, aumentando o seu poder ofensivo e defensivo. O Fuuton foi capaz de destruir as máscaras do Kakuzu que haviam saído ilesas de um dos golpes de força bruta do Chouji, então qualquer marionete do Sasori corre o risco de ser destruída sem grandes problemas.
Konan: O Shikigami no Mai seria um verdadeiro pé no saco do Sasori. A única forma do mestre de marionetes causar danos na Konan é com o seu lança-chamas, mas é muito otimismo acreditar que ela seria acertada por isso quando nem mesmo Chiyo e Sakura foram possuindo uma mobilidade muito menor. Por outro lado, a kunoichi pode cortar os fios de chakra das marionetes facilmente com o Kami Shurikens, interrompendo o controle do Sasori sobre elas e ganhando tempo para danificá-las seriamente até serem inutilizáveis em combate. Daí, é questão de tempo até ela descobrir a fraqueza do Sasori e matá-lo.
Mei: O estilo de combate da Mizukage é baseado em Kekkei Genkai. Ela pode usar ambos Futton ou Youton, que são capazes de lidar até com as mais poderosas defesas de chakra, como o Susanoo. O Sasori não mostrou mobilidade o suficiente com o Hiruko para evitar um ataque como o Youton: Youkai e duvido que isso protegeria o Sasori da morte como o Susanoo protegeu o Madara e o Sasuke. Porém, mesmo se fosse capaz de proteger, não consigo imaginar os fios de chakra das marionetes resistindo com Futton: Koumu em campo, estariam sendo constantemente derretidos, tal como estava o Susanoo. E como o Sasori seria capaz de manter combate neste cenário? Sem chances! Isso é como imaginar um usuário de Katon de nível intermediário lutando dentro do Suirou Sameodori do Kisame.
Sakura: A Sakura já havia conseguido lidar relativamente bem com o Sasori quando era menos poderosa e menos experiente, em um cenário sem muito conhecimento, vale lembrar, com a ajuda da Chiyo é claro. Com o conhecimento, a experiência e o poder que obteve, eu não acredito que ela seria derrotada em um segundo confronto. Apesar de estar sozinha, o Sasori não conhece essa versão da Sakura e provavelmente será surpreendido e derrotado.
Sasuke (Hebi): Sejamos francos, o Sasori teve problemas para acertar até mesmo a Sakura e Chiyo, eu duvido que ele conseguiria acertar elas se ambas possuíssem o Sharingan e fossem mais velozes e ágeis, isto é, se elas fossem como o Sasuke. Ele tem uma pequena chance com o Satetsu Kaihou, que não é uma técnica que seria utilizada no início, o que abre chances para ele ser derrotado antes, com um simples Chidori.
Sete Espadachins da Névoa: O Sasori tem uma pequena chance de vitória contra o Kirigakure se utilizar o Satetsu Shigure em todas as direções, o que poderia ferir e finalizar quase todos os espadachins adversários, mas não Mangetsu, por causa do Suika, e Fuguki, por causa da Samehada. Porém, é bem otimista pensar que ele teria tempo o suficiente para essa ideia antes de ser finalizado por 7 adversários invisíveis que estariam atacando com intenção de matar.
Tsunade: A Hokage provavelmente leu o relatório da missão, então é plausível considerar que tenha conhecimento sobre as habilidades do Sasori, o que a coloca na mesma situação da Sakura. Mas vejo ela conseguindo vencer até sem conhecimento, dependendo do combate do veneno contra a regeneração, é claro.
Yugito: O estilo de combate dela é baseado em se transformar em Bijuu e atacar o adversário com tudo que ela tem. Uma simples patada do Nibi poderia ser o suficiente para destruir o Hiruko e o Sasori ao mesmo tempo. Caso não, as chamas do Matatabi seriam problemáticas em qualquer cenário… isso poderia derreter o Satetsu? Neutralizar o veneno? Uma quantidade pequena seria efetiva contra um alvo gigante?
Zetsu: Eu acho mais fácil o Mokuton e as 5 Transformações da Natureza destruirem o Sasori do que o contrário.
Kage Médio? Não. Desta vez, eu dispenso os comentários. O Sasori sequer é superior à maioria dos ninjas classificados como Kage Baixo a não ser que os estilos de combate dos personagens sejam ignorados, então não vejo a necessidade de análisá-lo como Kage Médio, provavelmente seria um dos mais fracos, conseguindo vencer apenas aqueles que eu classificaria em uma categoria inferior e, além disso, podem haver outros personagens a serem analisados com maior potencial para Kage Médio do que o Sasori, de forma que mesmo se ele conseguir vencer metade de meia dúzia dos Kage Médio agora, talvez o seu desempenho piore conforme mais ninjas sejam avaliados na categoria.
Enfim, em minha opinião, a classificação ideal para o Sasori seria um intermediário entre Jounin de Elite e Kage Baixo, ele vence a maioria da primeira categoria, mas é derrotado pela maioria da segunda categoria. É forte demais para ser Jounin de Elite, mas fraco demais para ser Kage Baixo. Como é somente uma reavaliação, prefiro não mudar o nível dele, e meu voto será para o Chucky permanecer como Kage Baixo.