Muitos shinobis sofreram grandes mudanças de acordo com o que o mangá avançou, algumas mudanças vieram para pior.
- Sasuke na minha opinião é um grande exemplo. Lembro-me das discussões que envolviam Sasuke antigamente, sempre era necessário usar a criatividade para tentar definir a melhor forma em que ele poderia usar o Enton: Kagutsuchi, como ele poderia aumentar sua capacidade de taijutsu com Raiton e variações. Hoje em dia Sasuke é limitado a duas técnicas: Amenotejikara e Tengu.
Sasuke no clássico começou como um personagem bastante criativo, habilidoso com armas ninjas, possuía uma infinidade de recursos baseados no Katon e usava muito bem a previsibilidade do Sharingan para seu beneficio.
- Sasuke na minha opinião é um grande exemplo. Lembro-me das discussões que envolviam Sasuke antigamente, sempre era necessário usar a criatividade para tentar definir a melhor forma em que ele poderia usar o Enton: Kagutsuchi, como ele poderia aumentar sua capacidade de taijutsu com Raiton e variações. Hoje em dia Sasuke é limitado a duas técnicas: Amenotejikara e Tengu.
Sasuke no clássico começou como um personagem bastante criativo, habilidoso com armas ninjas, possuía uma infinidade de recursos baseados no Katon e usava muito bem a previsibilidade do Sharingan para seu beneficio.
Essa evolução de Sasuke como um personagem de movimentos fluídos e criativo continuou até antes dele receber o MS. Aumentando apenas de magnitude.
Depois que Sasuke ganhou seu MS... Kishimoto optou por basicamente incorporar o estilo de seu irmão ao do Sasuke (ao invés de criar algo exclusivo). Sasuke então se tornou um shinobi de estilo sedentário, quase semelhante ao Gaara, quebrando completamente a construção do personagem até então. Com exceção da luta contra o Killer Bee, as suas lutas futuras contra os 5 Kages foram em essencia, Sasuke parado recebendo ataques, defendendo com Susano'o e atacando.
Na guerra com o FMS, Kishimoto simplesmente extendeu esse estilo de luta solidificando o novo Sasuke sedentario.
Após despertar o Rinnegan, Sasuke desenvolve novas habilidades de combate que aparentam voltar a lembrança de seu estilo original, o amenotejikara deu um UP na capacidade de combate do Sasuke, tanto que na luta contra o Madara Jin, o Susano'o é momentaneamente esquecido, dando abertura para estratégias conjuntas de Sasuke e Naruto. No entanto bastou a Kaguya entrar em campo para que o estilo sedentario e pouco criativo de Sasuke voltasse a ofuscar seu estilo clássico.
Em Boruto o mangaka até valoriza mais combates corporais, por isso Sasuke luta de maneira mais pegada contra seus oponentes, porém pouco criativo. Se antes Sasuke usava continuamente armas ninjas, combinando com elementais e etc. Hoje Sasuke é basicamente Chidori, Ameno, espadada e eventualmente volta para seu estilo sedentario. Unindo o pior de dois mundos.
Quais shinobis tiveram seus estilos de luta estragados pelo Kishimoto?