O problema não é dentro do manga ou anime mas os primeiros Databook
Foi dito que o Hiruzen kid já era mais talentoso que o Tobirama, também foi dito que ele assim como seu pai tinha dominio dos 5 elementos, só que isso é recente
Voce olhar os primeiros databook alguem como o Hiruzen só tinha Katon e Doton, qualquer jounnin e kage só tinha 2 elementos e isso era estranho porque o manga deixava implicito que era possivel aprender mais só que muito dificil, eu nesse forum discuti com muita gente, varias vezes tinha certeza que estava certo e outras me convenceram que nao, só que isso de 5 elementos foi algo que tretei muito e me convenceram de que só era possivel ter 2 elementos e usaram como argumento justamente o Hiruzen e Kakashi, se fosse possivel ter mais elementos, eles teriam... sendo que o kakashi já naquela epoca tinha mostrado 3 elementos: Raiton, Doton e Suiton (mostrou na luta com kakuzu)
Mesmo assim fui convencido que nao era possivel ter 4, 5 elementos se nao obviamente o Hiruzen professor, conhecedor de todos os jutsus, deus shinobi teria....
Para mim voce deixar um gennin com 3 elementos assim é nao sei como dizer explicitar algo que era implicito, não acho que seja forçado, apenas nao acontecia