acho que o multiverso de Dragon Ball tem muito que podem apresentar, porém, aparentemente falta vontade ou criatividade do Akira de estruturar melhor as coisas, mas é inegável que dá pra tirar muitas coisas, o problema foi o torneio do poder, aquilo deveria ser considerado filler, pra não estabelecer e se prender que no universo 7 o grupinho da terra são os mais poderosos do universo 7 inteiro, isso limitou completamente, assim como no torneio lá apareceu aqueles seres como os mais poderosos de todos universos e isso também limitou eles.
por exemplo : imagina se em Naruto tivesse um arco de guerra (não como a que rolou), mas que nessa guerra era cada vila por si, a da chuva com a Akatsuki, konoha, sunagakure e por ai vai, e também entrando alguns Edo Tensei porque nessa guerra Orochimaru não seria aliado de ninguém, e coloca também os Otsutsuki, e todos sendo os mais poderosos, basicamente tudo que poderia ser explorado em diversos arcos diferentes, em apenas um arco, uma guerra de cada um por si, no fim, Konoha vence, o que sobra?, todos personagens que apareceram na guerra, já eram os mais fortes dos seus locais, então inimigos novos não podem aparecer assim do nada vindo de outra vila, por já ter explorado todos eles, mesmo que minimamente, também se descarta a possibilidade de serem recorrentes nos arcos futuros
e foi basicamente isso que o torneio do poder ocasionou ao meu ver, mas outras situações que poderia ser exploradas melhor são os dragões, a "essência" dos anjos, como surgem e porque todos são tão similares, o primeiro Saiyajin, (eu creio que foi citado, porém não explicado ou explorado), enfim, acho que Dragon Ball tem estrutura pra ser bom, mas do modo que a obra parece estar indo, acho extremamente difícil que tome um bom rumo
Spoiler Dragão. :
vimos com o novo vilão que ele usou as esferas para ficar mais forte, isso sendo um dragão de apenas 2 esferas, outra ocasião que Akira ainda não explicou, afinal se isso é possível porque nunca foi pensado por alguém, ou pior em Namekusei, o ancião poderia ter utilizado desse meio para fazer o Nail (se não me engano), ficar mais forte e nisso vencer o Freeza, Akira aparenta estar sem um pingo de criatividade, e está colocando ocasiões incongruentes com a própria obra dele, apenas para estender ela mais, e ocasionalmente, vender mais
nota : se o que eu disse no Spoiler já foi respondido do porque nesse arco foi usado, e lá no passado não, poderiam me dizer, eu também não acompanho por completo Dragon Ball, vejo as notícias vez ou outra dos acontecimentos kkkk