Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

description25 anos do acidente nuclear de Chernobyl Empty25 anos do acidente nuclear de Chernobyl

more_horiz
O acidente nuclear de Shernobil ocorreu dia 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear de Chernobil na Ucrânia (então parte da União Soviética). É considerado o pior acidente nuclear da história da energia nuclear, produzindo uma nuvem de radioatividade que atingiu a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido, com a liberação de 400 vezes mais contaminação que a bomba que foi lançada sobre Hiroshima. Grandes áreas da Ucrânia, Bielorrússia e Rússia foram muito contaminadas, resultando na evacuação e reassentamento de aproximadamente 200 mil pessoas.
Cerca de 60% de radioatividade caiu em território bielorrusso.

O acidente fez crescer preocupações sobre a segurança da indústria nuclear soviética, diminuindo sua expansão por muitos anos, e forçando o governo soviético a ser menos secreto. Os agora separados países de Rússia, Ucrânia e Bielorrússia têm suportado um contínuo e substancial custo de descontaminação e cuidados de saúde devidos ao acidente de Chernobil. É difícil dizer com precisão o número de mortos causados pelos eventos de Chernobil, devido às mortes esperadas por câncer, que ainda não ocorreram e são difíceis de atribuir especificamente ao acidente. Um relatório da Organização das Nações Unidas de 2005 atribuiu 56 mortes até aquela data – 47 trabalhadores acidentados e nove crianças com câncer da tireóide – e estimou que cerca de 4000 pessoas morrerão de doenças relacionadas com o acidente. O Greenpeace, entre outros, contesta as conclusões do estudo.
O governo soviético procurou esconder o ocorrido da comunidade mundial, até que a radiação em altos níveis foi detectada em outros países, como França, e Itália. Segue um trecho do pronunciamento do líder da União Soviética, na época do acidente, Mikhail Gorbachev, quando o governo admitiu a ocorrência:
"Boa tarde, meus camaradas. Todos vocês sabem que houve um inacreditável erro – o acidente na usina nuclear de Chernobyl. Ele afetou duramente o povo soviético, e chocou a comunidade internacional. Pela primeira vez, nós confrontamos a força real da energia nuclear, fora de controle."



Há duas teorias oficiais, mas contraditórias, sobre a causa do acidente. A primeira foi publicada em agosto de 1986, e atribuiu a culpa, exclusivamente, aos operadores da usina. A segunda teoria foi publicada em 1991 e atribuiu o acidente a defeitos no projeto do reator RBMK, especificamente nas hastes de controle. Ambas teorias foram fortemente apoiadas por diferentes grupos, inclusive os projetistas dos reatores, pessoal da usina de Chernobil, e o governo. Alguns especialistas independentes agora acreditam que nenhuma teoria estava completamente certa. Na realidade o que aconteceu foi uma conjunção das duas, sendo que a possibilidade de defeito no reator foi exponencialmente agravado pelo erro humano.
Porém o fator mais importante foi que Anatoly Dyatlov, engenheiro chefe responsável pela realização de testes nos reatores, mesmo sabendo que o reator era perigoso em algumas condições e contra os parâmetros de segurança dispostos no manual de operação, levou a efeito intencionalmente a realização de um teste de redução de potência que resultou no desastre. A gerência da instalação era composta em grande parte de pessoal não qualificado em RBMK: o diretor, V.P. Bryukhanov, tinha experiência e treinamento em usina termo-elétrica a carvão. Seu engenheiro chefe, Nikolai Fomin, também veio de uma usina convencional. O próprio Anatoli Dyatlov, ex-engenheiro chefe dos Reatores 3 e 4, somente tinha "alguma experiência com pequenos reatores nucleares".
Em particular:


O reator tinha um fração de vazio positivo perigosamente alto. Dito de forma simples, isto significa que se bolhas de vapor se formam na água de resfriamento, a reação nuclear se acelera, levando à sobrevelocidade se não houver intervenção. Pior, com carga baixa, este coeficiente a vazio não era compensado por outros fatores, os quais tornavam o reator instável e perigoso. Os operadores não tinham conhecimento deste perigo e isto não era intuitivo para um operador não treinado.
Um defeito mais significativo do reator era o projeto das hastes de controle. Num reator nuclear, hastes de controle são inseridas no reator para diminuir a reação. Entretanto, no projeto do reator RBMK, as pontas das hastes de controle eram feitas de grafite e os extensores (as áreas finais das hastes de controle acima das pontas, medindo um metro de comprimento) eram ocas e cheias de água, enquanto o resto da haste - a parte realmente funcional que absorve os nêutrons e portanto pára a reação - era feita de carbono-boro. Com este projeto, quando as hastes eram inseridas no reator, as pontas de grafite deslocavam uma quantidade do resfriador (água). Isto aumenta a taxa de fissão nuclear, uma vez que o grafite é um moderador de nêutrons mais potente. Então nos primeiros segundos após a ativação das hastes de controle, a potência do reator aumenta, em vez de diminuir, como desejado. Este comportamento do equipamento não é intuitivo (ao contrário, o esperado seria que a potência começasse a baixar imediatamente), e, principalmente, não era de conhecimento dos operadores.


Os operadores violaram procedimentos, possivelmente porque eles ignoravam os defeitos de projeto do reator. Também muitos procedimentos irregulares contribuíram para causar o acidente. Um deles foi a comunicação ineficiente entre os escritórios de segurança (na capital, Kiev) e os operadores encarregados do experimento conduzido naquela noite.
É importante notar que os operadores desligaram muitos dos sistemas de proteção do reator, o que era proibido pelos guias técnicos publicados, a menos que houvesse mau funcionamento.
De acordo com o relatório da Comissão do Governo, publicado em agosto de 1986, os operadores removeram pelo menos 204 hastes de controle do núcleo do reator (de um total de 211 deste modelo de reator). O mesmo guia (citado acima) proibia a operação do RBMK-1000 com menos de 15 hastes dentro da zona do núcleo.

description25 anos do acidente nuclear de Chernobyl EmptyRe: 25 anos do acidente nuclear de Chernobyl

more_horiz
Fotos sobre o que restou das cidades de Shernobyl (ou Chernobyl) e Pripyat.

Spoiler :

description25 anos do acidente nuclear de Chernobyl EmptyRe: 25 anos do acidente nuclear de Chernobyl

more_horiz
Vídeos de um documentário que fizeram sobre esse acidente que ficou para a história, e que a discovery chanel dublou. Está em português. Ele conta a história, seguindo a cronologia dos acontecimentos. Lembre-se que o texto não está completo, o vídeo sim.











description25 anos do acidente nuclear de Chernobyl EmptyRe: 25 anos do acidente nuclear de Chernobyl

more_horiz
Bem, agora sobre o que eu penso, depois de ver o documentário, ler em alguns sites na net (tudo ontem) sobre esse acidente. Está mais ou menos claro, que foi falha na usina, no sistema de um dos reatores, e foi falha também dos empregados que estavam realizando os testes.
Eu faço curso de eletrotécnica, e meu professor sempre fala sobre a usina daqui (Eu moro em angra dos reis, onde tem 2 usinas, e está pra construir a 3ª). E além disso tenho 2 primos meus trabalhando lá.

Depois de eu ver os 9 vídeos, percebi que o ser humano, por mais que ele tenha conhecimento nessa área (sobre lixo tóxicos, lixo atômico, radioatividade, etc), ele não sabe com o que está se metendo. Imagina uma usina nuclear de chernobyl, que depois da explosão liberou uma nuvem de radioatividade MUITAS vezes maior do que a bomba atômica de hiroshima.

E também, o caso de chernobyl foi um caso isolado, que afetou a todos. Mas hoje em dia relatos mostram que usinas são seguras, até porque a tecnologia aumentou, e muito, dos anos 80 até hoje. Desde que tenha empregados confiáveis e orientados, não irá causar um acidente desse tão cedo (pelo menos espero). Eu mesmo já visitei a usina daqui. São bem organizados. O lixo tóxico, eles deixam um número certo exposto, e depoi jogam concreto nele, evitando o risco de vazamento. Espero que com o passar dos anos, quem monitora essas usinas nucleares do mundo, possa tomar um cuidado assim também.

E sobre o documentário. Sinceramente, eu fiquei perturbado com isso, principalmente com o 9ª vídeo, em que o presidente da época fala que eles possuíam 130 bombas com potencias bem maiores do que aquela nuvem. Agora imaginem: 130 BOMBAS DAQUELAS. Os EUA também tinham (ou tem, não sei), um número de bombas até maior que esse.

Enfim...comentem!

description25 anos do acidente nuclear de Chernobyl EmptyRe: 25 anos do acidente nuclear de Chernobyl

more_horiz
É, isso foi um das casos mais tensos da história ._.
Mas eu vi no comentário de um dos videos (acho que foi o primeiro) um que dizia que o homem vai trazer a própria extinção. Bem, eu parcialmente concordo com essa afirmação. Não sei ao certo em qual das duas teorias acreditar, mas realmente acredito na tese de que os operários devem ter cometido erros.
Não que seja 'pecado' um ser humano errar, mais pensar que um erro pode acabar com milhares de vidas e quase destruir um continente inteiro (não foi algo disso, que se não evitassem a segunda explosão, poderia destruir parte da África e da Europa? .-.)
Talvez a energia nuclear seja um dos melhores métodos de distribuir energia para o país, mais, mesmo com toda a tecnologia que surgiu desde os anos 80, ainda há chances de haverem problemas como esse, mesmo que sejam pequenos.

Bem, imagino eu o que aconteceria se uma dessas usinas em Angra ssofrsse um acidente como esse. Estariamos ferrados, mas eu espero que nada do gênero ocorra.
É triste só de ver as fotos, imaginar como deve ter sido para todos que viviam naquela região na época passar por algo assim. A situação foi tão critica que, aparentemente, até hoje ainda há vestigios de radiação por lá (não lembro onde li isso).

E sobre o documentário. Sinceramente, eu fiquei perturbado com isso, principalmente com o 9ª vídeo, em que o presidente da época fala que eles possuíam 130 bombas com potencias bem maiores do que aquela nuvem. Agora imaginem: 130 BOMBAS DAQUELAS. Os EUA também tinham (ou tem, não sei), um número de bombas até maior que esse.


É muito tenso imaginar algo assim.
Bem, como diz na Rust In Peace do Megadeth:
"Eu sou um assassino nuclear, eu sou a Estrela Polar
Pronto para atacar ao toque de um botão
Meu sistema prendeu militares glutões
Eu governo na terra, no ar e no mar
Julgo a humanidade
Ventos sopram dos quintos do inferno
Se iremos avisar? só o tempo dirá
Satã levanta a sua cara feia, para cuspir no vento

Eu dissemino doenças como um cão
Descarrego meus mísseis a milhas de distância
O cheiro de ovo podre da morte invade suas narinas"

Apesar da música falar especificamente sobre a tal "Polaris" (o que é um caso muito interessante), acho que isso também serve pra essa sua afirmação Vini.
Com isso chego a conclusão que a raça humana é estúpida '-'
Enfim, se um treco desses é lençado em algum lugar, 3ª Guerra Mundial, ai vamos nós /o/ sauashsauhas
Mas acho pouco provável que algo assim possa acontecer '-'

PS: Call Of Duty 4 retrata Chernobyl perfeitamente -q

description25 anos do acidente nuclear de Chernobyl EmptyRe: 25 anos do acidente nuclear de Chernobyl

more_horiz
Se fosse acontecer 3ª Guerra Mundial era morte pra todos. Eu não acredito que venha acontecer isso algum dia, mas, a possibilidade existe.

Quanto a Chernobyl, já tinha ouvido falar, mas nunca tinha lido / visto nada de fato.

Cara, minha professora de redação me mostrou vários vídeos sobre as bombas nucleares, em Hiroshima e Nagasaki (pra fazer dissertações, e talz).

Foi muito triste, e tenso ver o sofrimento dos sobreviventes, alguns que estavam falando sobre o ocorrido estavam deformados, e não tinham o corpo intacto, putz, aew eu li ''400x + contaminação'', caralho, no vídeo de Hiroshima vi crianças que nasceram defeituosas (sem rosto, entre outros problemas), crianças com sequelas do acidente, é muito foda uma situação dessas.

A melhor coisa que fizeram foi a evacuação desses territórios.

Na minha opinião esses territórios não deveriam ser ocupados tão cedo (pelo menos após uns 100 anos pra cima), meu professor de biologia me disse numa aula sobre transgênicos, que as pessoas que comem coisas transgênicas podem apresentar problemas futuros num período de tempo, se não me engano, de 10 anos a 25 anos.

Também não duvido que os EUA tenham esse número de bombas, ou até mais, os Estados Unidos escondem muita coisa do resto do mundo...

Essas tragédias são muito tristes, depois que eu vi essas coisas, comecei a dar mais valor a minha vida.

description25 anos do acidente nuclear de Chernobyl EmptyRe: 25 anos do acidente nuclear de Chernobyl

more_horiz
Uhul, post quádruplo \o/

Bem, já tinha visto o documentário na TV uma vez, muito bem feito e mostra de maneira correta o que aconteceu. Em muitos lugares alguns fatos são alterados ou não são mostrados.

Eu só queria deixar uma frase, que meu professor de Antropologia disse na aula, sobre a terceira guerra mundial, pensamento que eu, concordo:

"A Terceira Guerra Mundial irá acontecer, isso é fato irrefutável. Os EUA não olham com bons olhos à quem cresce e ameaça o status de patrulheiro universal do país. E todos já sabem que será Oriente x Ocidente. O Eixo americano contra os Aliados da China. Você pode pensar que isso é loucura, e até se ofender, por ser mais patriota com o país dos outros do que com o seu próprio, mas um dia, e espero que este dia seja antes da guerra, sua mente brilhante, sim, brilhante, toda mente pode ser o que quiser, basta querer, possa perceber. Querem um conselho? Comprem logo seu celular, câmera digital e qualquer outro tipo de produto 'xing ling', antes que eles deixem de estar acessíveis para qualquer um."

Chernobyl, Hiroshima, Nagasaki foram apenas amostras do que essas armas são capazes de fazer. Mas o homem não parou. E não vai parar, mesmo que algo ameaçe a vida humana. Mas não podemos culpar ninguém. Só usamos 10% ou menos da mente, sempre iremos querer saber mais. Mas pera ai? Quem prova que só usamos 10%? Criar limites só comprova a necessidade de nunca se satisfazer. As vezes parar e pensar em questões simples da vida é mais necessário do que aumentar o poder subjugando as pessoas.

description25 anos do acidente nuclear de Chernobyl EmptyRe: 25 anos do acidente nuclear de Chernobyl

more_horiz
Caramba!!o homem sempre tentando manipular forças que não pode controlar...
Mesmo com os lixos toxicos isolados,quem pode garantir com eficiencia que eles estão isolados? e sobre a nuvem toxica....talvez seja uma loucura da minha parte....Mas pensem:
A Terra é redonda,então o que se faz no passado tem a tendencia de continua circulando pelo o mundo,até se dissolver totalmente.....e devido a força dessas nuvens,seria loucura dizer que os altos indices de cancer no mundo hoje,de certa forma poderia ser contaminação dessas nuvens? Mesmo que pareça que elas tenha dissipadas,eu acredito fielmente que a causa do aumento do cancer seja em decorrer desses acidentes.

description25 anos do acidente nuclear de Chernobyl EmptyRe: 25 anos do acidente nuclear de Chernobyl

more_horiz
É verdade. Como mostrou no vídeo, um satélite captou a nuvem tóxica na Itália, França e Reino Unido. Claro que ela não se dissipou totalmente, mas pelo menos um pouco sim. Os cientistas prevem que só daqui a uns 300 anos, ou mais, Chernobyl poderá ser habitada de novo.

Acho que com a bomba de Hiroshima é o mesmo, o Japão todo ainda sofre (de alguma forma) com aquela tragédia.

description25 anos do acidente nuclear de Chernobyl EmptyRe: 25 anos do acidente nuclear de Chernobyl

more_horiz
Hidan escreveu:
É verdade. Como mostrou no vídeo, um satélite captou a nuvem tóxica na Itália, França e Reino Unido. Claro que ela não se dissipou totalmente, mas pelo menos um pouco sim. Os cientistas prevem que só daqui a uns 300 anos, ou mais, Chernobyl poderá ser habitada de novo.

Acho que com a bomba de Hiroshima é o mesmo, o Japão todo ainda sofre (de alguma forma) com aquela tragédia.

Acredito que não só o Japão,mas o mundo todo,mesmo que a fumaça em si não possa ser vista,com certeza há parte ela invisivel a satélites,que continua contaminando o mundo todo...de uma forma gradual,mas não menos letal....diria que uma contaminação a longo prazo,a maior prova disso,é o grande indicies de doenças que antigamente não era tão frequente..ou seja,eles plantaram uma desgraça para geraçoes futuras...ou seja,nós....
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos