Katen Kyokotsu: Karamatsu Shinju é a forma totalmente liberada da Bankai cujo poder se manifesta de forma a tornar reais ações imaginárias, como jogos ou histórias. A Shikai e Bankai do Shunsui Kyōraku compartilham a mesma forma e natureza; criando um campo de reiatsu que obriga todos dentro dele a jogar pelas “regras” da ação imaginária. No entanto, enquanto seu Shikai manifesta jogos, seu Bankai se manifesta na forma do resultado de histórias — a versão demonstrada sendo os resultados simbólicos de uma história sobre um homem que feriu sua parceiro e comete suicídio como resultado de um relacionamento tóxico. Existem quatro "atos" para o Bankai:
→ Tameraikizu no Wakachiai: Quaisquer feridas que Shunsui ou seu oponente infligir no corpo um do outro irá emergir em seu corpo também, e o compartilhamento do dano nega quaisquer tipo de defesa.
→ Zanki no Shitone: Aplica uma enfermidade sobre aquele (s) que se arrepende da sua ação no ato anterior, ao compartilhar do mesmo dano que infligirá no oponente.
→ Dangyo no Fuchi: Uma grande quantidade de água instantaneamente engolfa Shunsui e seu oponente, que ali permanecem sem escapatória até que toda a água envolta deles, representando o arrependimento, drene a reiatsu de dentro deles e somente um fique vivo.
→ Itokiribasami Chisome no Nodobue: O grande ato final, que põe um fim definitivo ao desespero daqueles que lentamente se afogam no arrependimento de seus ações.
A principal fraqueza da espada é que todos dentro da área de ação do Bankai do Shunsui, inclusive o próprio Shunsui, estão sujeitos as regras e condições impostas pela espada para o cumprimento de cada ato. É o básico da espada do Shunsui.
Nesse sentido, os seguintes personagens:
- Retsu Unohana
- Zaraki Kenpachi
- Kurotsuchi Mayuri
- Baraggan Louisenbairn
- Szayel Aporro Granz
- Uryū Ishida (Antithesis)
- Jugram Haschwalth (The Balance)
E alguns outros, são plenamente capazes de superar os três primeiros atos da Bankai do Shunsui. O quarto ato em minha interpretação, apesar de ser o mais letal, só pode ser ativado se todos os atos anteriores tiverem se cumprido e o alvo seja tomado pelo desespero conforme a história.