1- Neji (Único dentre os amigos a virar jounin antes do Naruto voltar, sempre ressaltado como gênio e com demonstrações pra corroborarem isso quase em toda cena de ação em que aparece)
2- Obito (Muito conhecimento, que o faz ter formas de lidar com basicamente tudo e entender quase tudo que vier contra ele)
3- Sakura (Inteligência natural e muito estudada, sempre tirando notas excelentes na academia e como a melhor discípula da Tsunade, reconhecida até como possivelmente superior a mesma.)
4- Deidara (Variadas formas de usar seus jutsus, tanto por ar, térreo, subsolo, em escala mínima, em larga escala, como substituição... Deidara possui combos excelentes e consegue trabalhar muito bem com o que tem)
5- Naruto (Protagonista, pode em um quadro ser superior ao primeiro daqui por pura intuição e no próximo ser inferior ao último. Em batalha ele sempre foi ressaltado como imprevisível, mas também ressaltado como burro em várias outras formas, inclusive em batalha também, por vários personagens. Tirando o fator protagonismo dele eu coloco ele aqui pela imprevisibilidade dele poder o alavancar até muito mais alto.
6- Kisame - Muito experiente, assim como o Obito, porém com muito menos conhecimento. Kisame trabalha muito bem com o que tem, assim como o Deidara, ele também sabe fazer planos e batalhar de que o campo de batalha esteja sempre ao seu favor. Eu colocaria ele até que bem próximo do Deidara, mas o Naruto não pode ficar em último pelos ditos nele.
Abaixo estão algumas constatações que fiz até pra me guiar, não é necessário ler. :
Sakura - Sempre teve a inteligência ressaltada, sendo sempre a primeira da turma, além de ter sido treinada pela godaime e ter sido a mais promissora aluna dela, mesmo em apenas dois anos, enquanto a Shizune em uma vida não chegou perto.
Naruto - Protagonista, possui um tipo de intuição ou aptidão para adaptar-se de forma única que outros personagens não tem. Tem muito mais feitos, até por ter bem mais tempo de tela e a visão dele ser a que mais aparece. Sempre foi ressaltado como imprevisível, o que pode ser ótimo em batalha, mas não é a inteligência que procura, que provavelmente é uma análise de fatos, Naruto é bem intuitivo, mas inteligência não é o forte dele.
Deidara - No mostrado ele tinha uma inteligência até que boa, mas nada absurdo, ele chegava a constatações e tinha planos numa média ok. As técnicas dele abrangiam também algumas variedades que se podia mostrar um tanto a inteligência dele. Ao meu ver, ele não era mais esperto por ser focado em arte de explosão, não em uma batalha perfeita.
Obito - Treinado pelo Madara, sendo sempre empurrado pelo Zetsu pra fazer seus planos e tendo sido ensinado um tempo pelo Minato. Obito era muito poderoso e tinha muitos conhecimentos, mas não consigo lembrar muitos feitos de inteligência dele. Mesmo vendo o Danzou, ele sabia o que era o Izanagi, enquanto isso o Sasuke e a Karin destrincharam o jutsu sem fazer ideia do que era, o Sasuke ainda durante a batalha. O Madara ressalta que o Obito não era o uchiha perfeito, quando ele lamenta não ter encontrado o Sasuke no lugar dele, mesmo com o kamui (habilidade absurdamente roubada). Em feitos de inteligência quando criança ele era um animal, pior que o Naruto, pois o Naruto tinha a imprevisibilidade. Quando tu vê ele adulto, ele basicamente seguia um roteiro dado por outros com conhecimentos dado por outros. O conhecimento conta para a inteligência, só por isso dá pra dizer que ele é bom. Como ele tinha muito conhecimento dá pra ressaltar ele no pódio.
Kisame - Kisame é um pouco semelhante ao Obito, tendo muito conhecimento e experiência, enriquecem muito ele. Ele consegue analisar planos e jutsus, além de ter variadas formas de lidar com alguns planos que o oponente pode vir a obter. Como ele não tem a intuição do protagonista, eu colocaria ele abaixo do Naruto, o que faria ele o último colocado nessa lista.
Neji - Foi mostrado mais mesmo no clássico, mas mesmo lá já se via muitas coisas boas. Ele aprendendo o kaiten, ele sabendo que o oponente viu o ponto fraco do byakugan e sabendo lidar com isso rapidamente... O Neji quase em todas as aparições dele foi ressaltado o quão bom ele era em pelo menos algum aspecto e podia ser notado a inteligência um tanto acima da média. Ele também foi o único dos amigos deles ali a virar jounin até a época em que o Naruto voltou. Como ele não tinha virado chunin ainda, isso deu um ano pra ele virar chunin e um ano pra ele virar jounin. Na minha opinião o Neji é possivelmente o mais inteligente em batalha dessa lista.