Muita gente diz que Camus congelou superficialmente o joelho do Shaka, mas eu discordo veemente.
Camus diz que uma armadura de ouro suporta qualquer temperatura que não seja o Zero Absoluto e que Hyoga não conseguiria vencê-lo (mesmo igualando a temperatura do ar frio do seu mestre).
Esta explicação sobre o ponto de solidificação das armaduras é fundamental para entendermos quando um cavaleiro é congelado de fato e quando é congelado superficialmente, pois são coisas diferentes.
O congelamento superficial ocorre quando um cavaleiro de gelo envolve o inimigo com camadas de gelo. Ele não congela a armadura ou o oponente, mas tão somente restringe seus movimentos usando o ar frio. Milo x Hyoga é um exemplo disso:
Hyoga envolve as pernas de Milo com gelo e as prende no chão. Porém, tanto a armadura quanto as pernas de Milo continuam intactas.
O congelamento de fato é diferente, pois aí entra na questão da desaceleração do movimento dos átomos. Este tipo de congelamento afeta a estrutura das partículas atômicas. A explicação acima do Camus se refere a este tipo de congelamento.
As armaduras atuam como isolantes térmicos contra técnicas de ar frio. Para congelar o adversário, o personagem precisa gerar um frio baixo o suficiente para romper este isolante térmico da armadura. Assim, para congelar um cavaleiro de bronze, é necessário gerar um frio de pelo menos -150ºC; contra um cavaleiro de prata, -200ºC e por aí vai.
Kurumada não jogou estas informações no mangá à toa.
A ilustração desse tipo de congelamento também é diferente no mangá. Veja como ficou a ombreira do Camus após ser atingido por uma rajada de ar frio no Zero Absoluto:
Às vezes nem tem alguma ilustração específica, como no caso do braço congelado do Ikki (pelo Hyoga).
Por que eu digo que o Pó de Diamante usado contra Shaka estava no Zero Absoluto? Por duas razões, basicamente:
a) Shaka sente o ar frio de Camus e não consegue se apoiar na perna congelada, ficando de joelhos. Isso não seria possível caso o golpe do aquariano não estivesse no ZA, pois a armadura de Virgem teria absorvido os efeitos congelantes (Shaka no máximo sentiria uma sensação gelada);
b) a ilustração do congelamento se assemelha ao da ombreira do Camus.
Lembrando que, em termos numéricos, Camus estava MUITO próximo do Zero Absoluto na fase santuário. Ele descreve que a temperatura do seu Esquife de Gelo era equivalente a -273ºC, ou seja, -0,15ºC de distância para o Zero Absoluto.
Há outros aspectos a serem considerados, mas farei somente se o debate vingar.