Eu queria muito entender esse tesão que alguns tem em chegar chamando um personagem de "inútil" ou "fraco" sem motivo algum, pra mim a lógica desses caras se baseia em:
"Se não atirar bolas de energia da boca, nem tiver um olho mágico, é fraco."
Melhor até ignorar esses caras. Voltando pro foco do tópico, que é o que interessa:
Das três crianças que foram treinadas pelos Sannin, Shizune é a única quem eu não me lembro de aparecer na academia ninja, tanto Minato quanto Anko estavam na academia, sendo Anko, da mesma geração que Kakashi, Gai, etc...
Se considerar essa cena do filme, eu imagino que ela deva ter saido com a Tsunade logo após a graduação, mais ou menos na idade em que a Sakura começou o treino também, anos depois. Mas eu imagino que Shizune nem tenha frequentado a academia. E por ser uma cena filler, que acaba sendo contraditória com cenas do desenho (Que eu lembre, acho que são filler também), acho que podemos descartar o filme aqui.
Na imagem que temos da infância do Obito, Shizune não aparece entre os alunos, temos todos ali (Eu não lembro se existe essa cena no mangá, mas enfim, tá ai.), menos ela.
Kakashi, Asuma, Kurenai, Gai, Obito, Rin, Aoba, Raido, Anko, Ibiki, Ebisu, Hayate, Tonbo...Menos a Shizune. (Genma não aparece ali, mas ele é desse grupo, inclusive fez parte do Time Choza, junto de Gai e Ebisu).
Outro detalhe é que, Shizune não usa bandana de Konoha (Pelo menos que eu lembre), sendo que, a bandana é dada para os jovens Genin assim que saem da Academia.
Meu palpite é que, Tsunade "adotou" sim a Shizune logo após a morte do Dan, e a levou consigo em suas viagens, e a treinou. No databook, Shizune está classificada como Jounin, talvez ela tenha passado pelo mesmo que o Naruto, fez o "supletivo ninja" e se graduou de uma vez.
* Eu não estou conseguindo upar imagens aqui, mas está no 4 Databook. *
Apesar do que tentam sustentar ai, Shizune era uma excelente ninja médica, tanto quanto Tsunade, e em termos de habilidades ninjas, foi elogiada por Kabuto, ela valia de seu posto de Jounin, sem dúvidas. Mas antes de tudo, era uma médica excepcional.