Deve ser feito uma análise antes, porém, existem casos em que a abordagem é necessária, quer gostem ou não.
Já me aconteceu de um cara tá levando paredão na esquina de casa, quando eu fui entrar ele seguiu correndo pra tentar entrar na minha casa e os policiais foram correndo atrás dele, eles nem o tocaram até chegar no portão e ele gritou como se tivesse apanhando absurdos. Fez pra chamar atenção e se fazer de vítima, se eu não tivesse fechado o portão a tempo, sei lá o que teria acontecido.
Direto vemos casos de policiais sendo precipitados e matando gente de bem, coisa que precisa ser corrigida o quanto antes. Porém realmente é um trabalho tenso, acontece toda hora e realmente não é noticiado de policiais morrendo, sabe-se lá se não foi por relaxar ou pegar mais leve em alguma abordagem.
Já me aconteceu também de eu estar com uns amigos, todos morenos ou pretos e uma amiga branca. Na praia de Oásis, aqui no RS, carnaval, chegou a polícia dando paredão em todos eles, menos em nós dois, que por acaso somos brancos. Já vi amigo meu sendo seguido por segurança em shopping, etc. Eu acho que tem vários problemas a serem ajustados, mas eu diria que grande parte precede a profissão e só mostra o quão grandes são esses problemas de fato quando pegam essa posição que tem um pouco mais de autoridade.
O fato é que uma abordagem rude é extremamente necessária em alguns casos, é preciso ver eles não só como "npcs guardinhas", eles também tem vida, temem por elas, tem famílias e é uma profissão tensa. Existe tensão nos dois lados. É complicado quando eles nunca vão saber quando é o caso, realmente as vezes eles abusam demais da abordagem e dá as merdas que dá, como no acidente que deu no carrefour, aqui do RS, onde dois seguranças mataram um cara a pau.
Resumindo se sou a favor ou não: Eu pendo pra ser mais favorável que não, até onde eu já vi e experenciei é mais benéfico no final, porém, a muito a se corrigir. Erros de estrutura tanto na polícia, quanto na educação, erros morais e éticos.