Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionVocê acha justo o sistema de aprovação para conseguir bolsas de estudo nas universidades brasileiras? EmptyVocê acha justo o sistema de aprovação para conseguir bolsas de estudo nas universidades brasileiras?

more_horiz
Diga a sua opinião a respeito da temática.

descriptionVocê acha justo o sistema de aprovação para conseguir bolsas de estudo nas universidades brasileiras? EmptyRe: Você acha justo o sistema de aprovação para conseguir bolsas de estudo nas universidades brasileiras?

more_horiz
É claro que é justo. Sem ele gente como eu (sem família abastada ou sem pai para ajudar) jamais iria fazer uma faculdade.

Inclusive tem outras situações socias que eu não me encaixo e que não entrariam numa faculdade senão de maneira "convencional" (pagando):
- moradores de periferia
- baixa renda
- negros e pardos que se encaixam nas categorias acima

Ainda sim se há enormes preconceitos dentro das faculdades com os bolsistas. Sem esse artifício sequer estariam lá.

E não existe essa "parada" de meritocracia, pelo menos não da forma que pessoas com mais chances gostam de propagar pela internet afora.

descriptionVocê acha justo o sistema de aprovação para conseguir bolsas de estudo nas universidades brasileiras? EmptyRe: Você acha justo o sistema de aprovação para conseguir bolsas de estudo nas universidades brasileiras?

more_horiz
Eu me abstenho a mercê da idéia de existir bolsas de estudos, mas, não gosto do modelo de aplicação brasileiro, que se resume em fazer a prova do Enem e Vestibular, que só tem uma vez por ano. Se de repente te der uma dor de barriga e não poder ir, já era perdeu a oportunidade, só ano que vem.
Eu prefiro o modelo de avaliação mais holístico, onde eles avaliam a sua história de vida, desempenho escolar, eles avaliam as suas habilidades e competências, se você já fez trabalho voluntário, se você tem hobbies, se você prática esportes ou se você é uma pessoa que gosta mais de ler, se você é uma pessoa que gosta mais de ficar no computador ou se é uma pessoa que gosta mais de ambientes (gostar de rolê, festas..)
E por último tem as provas, onde eles avaliam 3 competências - conhecimento, interpretação e raciocínio lógico - que na minha opinião, é uma metodologia muito mais justa do que o modelo convencional brasileiro. No Brasil só passa quem tem o privilégio de estudar em colégio particular (na maioria das vezes), e as provas não avaliam se o estudante é inteligente e competente, já que as questões são fúteis, qualquer um que tiver tempo de estudar passa.

descriptionVocê acha justo o sistema de aprovação para conseguir bolsas de estudo nas universidades brasileiras? EmptyRe: Você acha justo o sistema de aprovação para conseguir bolsas de estudo nas universidades brasileiras?

more_horiz
Não.
O sistema ser justo depende de outras questões que precisam ser previamente justas. Se essas questões não forem justas, então o sistema precisa se adaptar de acordo, coisa que não faz.
Vou te dar um exemplo:
Em dado momento da minha vida eu pude pegar bolsa por renda, pois naquele momento em específico minha irmã tinha ganho dois filhos e veio morar conosco por um ano, assim me colocando no quadro.
Minha vida inteira foi melhor que a de alguns amigos meus que estavam na cota de renda, eu inclusive fiz cursinho e eles não, isso é justo?
Não tanto né.
Minha vida inteira eu pude estudar (apesar de não o fazer) enquanto a maioria dos meus amigos tinha que estudar e trabalhar, também não é lá muito justo.
Outro questão:
Escolas públicas tem uma variação de profissionais, de ideais (por mais que sejam empregadas pelo governo) tão grandes que não são parâmetro uma para com a outra. Sem falar que a maior parte que pega escola pública e entra numa federal, fez cursinho. Isso não é por acaso, temos uma elitização muito grande nas federais, por estar em uma delas eu sei disso muito bem.
Quanto a cota racial eu acho boa, por hora. Acredito que em alguns anos o melhor seria extinguir ela, quando chegarmos no ponto onde ela não seja mais necessária, que é onde o equilíbrio social pegou muito bem.

descriptionVocê acha justo o sistema de aprovação para conseguir bolsas de estudo nas universidades brasileiras? EmptyRe: Você acha justo o sistema de aprovação para conseguir bolsas de estudo nas universidades brasileiras?

more_horiz
Ommar Leopontino escreveu:
Eu me abstenho a mercê da idéia de existir bolsas de estudos, mas, não gosto do modelo de aplicação brasileiro, que se resume em fazer a prova do Enem e Vestibular, que só tem uma vez por ano. Se de repente te der uma dor de barriga e não poder ir, já era perdeu a oportunidade, só ano que vem.
Eu prefiro o modelo de avaliação mais holístico, onde eles avaliam a sua história de vida, desempenho escolar, eles avaliam as suas habilidades e competências, se você já fez trabalho voluntário, se você tem hobbies, se você prática esportes ou se você é uma pessoa que gosta mais de ler, se você é uma pessoa que gosta mais de ficar no computador ou se é uma pessoa que gosta mais de ambientes (gostar de rolê, festas..)
E por último tem as provas, onde eles avaliam 3 competências - conhecimento, interpretação e raciocínio lógico - que na minha opinião, é uma metodologia muito mais justa do que o modelo convencional brasileiro. No Brasil só passa quem tem o privilégio de estudar em colégio particular (na maioria das vezes), e as provas não avaliam se o estudante é inteligente e competente, já que as questões são fúteis, qualquer um que tiver tempo de estudar passa.



Faço está opinião devidamente a minha.

descriptionVocê acha justo o sistema de aprovação para conseguir bolsas de estudo nas universidades brasileiras? EmptyRe: Você acha justo o sistema de aprovação para conseguir bolsas de estudo nas universidades brasileiras?

more_horiz
Esses caras com esse mesmo Avatar, parece até que são a mesma pessoa Você acha justo o sistema de aprovação para conseguir bolsas de estudo nas universidades brasileiras? 150950350

descriptionVocê acha justo o sistema de aprovação para conseguir bolsas de estudo nas universidades brasileiras? EmptyRe: Você acha justo o sistema de aprovação para conseguir bolsas de estudo nas universidades brasileiras?

more_horiz
CheshireCat escreveu:
Esses caras com esse mesmo Avatar, parece até que são a mesma pessoa Você acha justo o sistema de aprovação para conseguir bolsas de estudo nas universidades brasileiras? 150950350



Parece verídico você ser a membra maioneseTARADA, já que gosta da konan.

descriptionVocê acha justo o sistema de aprovação para conseguir bolsas de estudo nas universidades brasileiras? EmptyRe: Você acha justo o sistema de aprovação para conseguir bolsas de estudo nas universidades brasileiras?

more_horiz
Não sei de nada não :que:
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos